Companheiros (as)
Aproxima-se o novo ano rotário 2010-2011. O RCR Frei Caneca um clube com número pequeno de sócios tem se destacado pela sua permanente atenção às diretrizes de rotary. Abaixo segue o regulamento para a premiação aos clubes do Distrito 4500. Este conjunto de metas será um grande estímulo para o trabalho de nossos sócios na causa do servir ao próximo. Segue a Regulamento enviado pela Governadora 2010-2011:
PrêmiPrêmio Distrital- 2010 2011
REGULAMENTO GERAL
A Governadora do Distrito 4500 de ROTARY INTERNATIONAL, no uso de suas
atribuições, resolve instituir um desafio distrital aqui chamado CONCURSO DISTRITAL 2010-2011 que
se regerá pelas seguintes normas e condições:
Art. 1º. OBJETIVOS DO CONCURSO: Trazer a idéia de Continuidade de Atividades, Organização e
Projetos e dar Sustentabilidade ao distrito 4500 – incentivando os seus Clubes a participarem dos Programas
– Projetos e Metas da Governadoria 2010-2011.
Art. 2º. PREMIAÇÕES: O Concurso Distrital 2010-2011 premiará os clubes de melhor desempenho no
somatório de pontos dos itens do Art. 5º deste REGULAMENTO conforme a seguinte classificação:
• 1º LUGAR: Dois (02) Títulos Paul Harris cujo nome deverá ser indicado pelo clube, e uma
Passagem para Convenção Internacional.
• 2º LUGAR: Um (01) Título Paul Harris cujo nome deverá ser indicado pelo clube, e uma
Passagem para Convenção Internacional.
• 3º LUGAR: Um (01) Título Paul Harris cujo nome deverá ser indicado pelo clube
• 4º LUGAR: Depósito no “Programa Todo Rotariano todos os Anos”, no valor equivalente a
R$ 1.000,00 (um mil reais) ou esse valor para ser complementado para aquisição de um (01) Título
Paul Harris cujo nome deverá ser indicado pelo clube.
• 5º LUGAR: Depósito no “Programa Todo Rotariano todos os Anos”, no valor equivalente a
R$ 500,00 ou esse valor para ser complementado para aquisição de um (01) Título Paul Harris cujo
nome deverá ser indicado pelo clube.
Art. 3º. COMISSÃO JULGADORA, AVALIAÇÕES E COORDENAÇÃO DO CONCURSO
Parágrafo 1º. COMISSÃO JULGADORA: Os Clubes terão seus desempenhos avaliados por uma Comissão
Julgadora (CJ) assim composta:
a) Por três (03) ex-Governadores do Distrito – podendo funcionar com no mínimo 2 destes, somados ao
um suplente, sendo EGD Aldanira Barreto Presidente da Comissão, Kleber Toscano, Francisco Leandro de
Araújo (EGDs membros efetivos da CJ) e Luciano Nóbrega (Suplente da CJ).
b) Por mais (02) Governadores Assistentes 2010-2011, à serem indicados pela Governadora Tereza
Neuma.
Parágrafo 1º. A Presidência da Comissão Julgadora caberá ao Instrutor Distrital – EGD Aldanira Barreto,
mas somente votará em caso de empate (exercendo o “Voto de Minerva”).
Parágrafo 2º. No caso de seu impedimento, a Coordenação passará automaticamente para o EGD Kleber
Toscano e ainda no caso de impedimento de ambos, pelo EGD Francisco Leandro.
Rotary IInternaciionall
DIISTRIITO 4500
Governadora
TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
2010 / 2011
Parágrafo 3º. AVALIAÇÃO-DESEMPATE: No caso de empate na pontuação final, será considerado
vencedor o clube que tiver a maior contribuição à Fundação Rotária com porcentagem (%) proporcional à
sua meta com peso “2” e maior porcentagem (%) de Aumento do Quadro Social em relação ao número de
sócios do clube no site de RI em 30/06/11 com peso “8”. Exemplo: Clube “A” fez 90% da Meta da F.
Rotária e 7% de Aumento do Q. social = 230 - Clube “B” fez 100% da Meta da F. Rotária e 5% de
Aumento do Q. Social = 240 – GANHARIA O CLUBE “B”.
Art. 4º. PRÉ-REQUISITOS
São considerados pré-requisitos para a participação de qualquer Clube no Concurso:
a) Estar o Clube até 31/12/2010 rigorosamente em dia com as obrigações distritais da per capita, segundo a
Tesouraria do distrito naquele dia;
b) Estar o Clube até 31/03/2011 rigorosamente em dia com as obrigações junto ao Rotary International –
per capita de RI, conforme site do RI referente até 28 de fevereiro de 2010; com as obrigações de pagamento
da REVISTA ROTÁRIA, seja a Brasil Rotário ou The Rotarian;
d) Ter realizado até 31/03/2011, doação à Fundação Rotária referente ao ano 2010/11, em pelo menos 40%
(quarenta por cento) do valor da meta entregue ou enviada a Governadoria até 05/07/2010; com
comprovação da entrega (recibo) ou e-mail de retorno confirmando o recebimento para o ano 2010/11.
e) O valor mínimo de meta de contribuição à Fundação Rotária aceito para a participação do clube nesse
concurso é de U$ 500,00 (por clube) ou U$ 100,00 por companheiro – o que for maior;
f) Ter vendido e pago ao Distrito, na Campanha de Apoio à Fundação Rotária (Todos na Convenção) pelo
menos 30% das cartelas entregue aos clubes em 03/07/2010 na Posse da Governadora Tereza Neuma até
31/03/2011.
Parágrafo 1º. Não haverá prévia divulgação da relação dos Clubes que não atenderam a qualquer dos prérequisitos,
cabendo à Comissão Julgadora (CJ) indicá-los apenas ao início da sessão de divulgação do
resultado do Certame.
Art. 5º. ITENS A SEREM PONTUADOS E SEUS PONTOS
Os Clubes participantes deverão enviar seus dossiês de resposta à Comissão Julgadora (no endereço Art. 8º
deste Regulamento), ou através do Governador Assistente, de maneira que chegue até o dia 04 (quatro)
de abril de 2011, na sede da Comissão Distrital do Concurso ou pelo e-mail secgov1011@yahoo.com.br.
I) IMPLEMENTAÇÃO DE METAS PARA UM CLUBE EFICAZ
I.1. O Clube que entregar o formulário DIRETRIZES PARA AUMENTO DA EFICÁCIA DE
ROTARY CLUBES ao Gov. Assistente (ou à Gov. Tereza Neuma) até 05/07/10: 5 pontos.
I.2. Seu clube implementou algum plano de recrutamento, como o Plano Cinco por Um? 5 pontos.
I.3. Seu clube desenvolveu e utilizou algum plano de retenção, como o Programa STAR para
orientação de novos associados? 5 pontos.
I.4. Seu clube tem um plano de três anos por escrito, que envolve o atual presidente, presidente eleito
e presidente indicado, e outros associados por eles escolhidos, com metas de três anos em cada
Avenida de Serviços, além de metas de quadro social? 10 pontos.
I.5. As reuniões ordinárias de seu clube são marcadas por grande companheirismo e programações
interessantes? 5 pontos.
I.6. Seu clube envia, por email ou correio, um boletim para todos os associados? 5 pontos.
I.7. Seu clube criou e mantém um website, destacando o quadro social, programas, projetos e
conquistas? 5 pontos.
II) PROJETOS SOCIAIS
II.1. PROJETOS NOVOS
Projeto social deste ano rotário 2010/2011 (iniciados em 01/07/2010 e se estendendo até a
30/10/2010, sendo que na data de 28/02/2011 os projetos devem estar em execução e/ou já findos)
deve ser entregue pelo clube até 28/02/2011.
II.1.1. Projeto com Objetivos e duração para 2 anos ou mais (terminar em 2010/11 ou depois): 20
pontos.
II.1.2. Projeto com Objetivos e duração só para o ano 2010/11: 10 pontos.
OBS. 1: Os projetos deverão estar escritos, ter objetivos definidos, ter documento oficial do clube
com datas de início e de previsão final, reconhecido através de assinaturas, ao menos do atual
Presidente e da Comissão Responsável.
OBS. 2: Os projetos devem também ter ao menos 3 (três) páginas e ter ao menos 90 dias em
andamento quando da entrega em 28/02/2011.
OBS. 3: Serão considerados também como Projetos Novos, os projetos antigos que sejam
comprovadamente instalados (implantados) em outra cidade ou em outra instituição, da mesma
cidade, desde que realmente se trate de um novo grupo de beneficiados. Logicamente que, neste
caso, só será pontuado como Projeto Novo – e não também com Projeto em Andamento.
II.2. PROJETOS EM ANDAMENTO
Projetos sociais que já existam no clube e que terão continuidade comprovada neste ano de 2010/11
(clube deve fazer uma informação formal à secretaria da governadoria desta continuidade, dizendo
qual é o projeto, quando começou e quando vai acabar): 5 pontos.
II.3. PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS CONVENIADOS
Pela participação do Clube em Programas conveniados com alguma Instituição ou Entidade, que
resulte em benefício social comprovado para a comunidade (Ex.: Programa de atendimento às
comunidades carentes, saúde, educacionais, ou outros) e que esteja comprovadamente em
funcionamento no ano 2010/11 e que já tenha algum valor ou serviço doado proveniente destes
programas à comunidade entre 01/07/10 e 31/12/10 – com relatório simples (uma página)
comprovando entregue até 28/02/11:
II.3.1. Já existente em 31/05/2010: 5 pontos.
II.3.2. Novo projeto ou já existente aplicado em outra cidade: 10 pontos.
II-4 IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO
O Clube que implementar um programa de alfabetização de jovens e adultos até 31/12/10 com
relatório simples (uma página) comprovando-o, entregue até 28/02/11.
II.4.1. Já existente em 01/07/2010: 15 pontos.
II.4.2. Novo projeto ou já existente aplicado em outra cidade: 20 pontos.
III) PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES NOS SEGUINTES EVENTOS DO DISTRITO
Os eventos oficiais do Distrito são: PETS e Assembléia Distrital (26 a 28/03/10), Posse da
Governadora Tereza Neuma (03/07/10), Seminários da Fundação Rotária e Seminários de
Desenvolvimento do Rotary em sua região, com datas à definir, e Conferência Distrital .
III.1 Pela participação de alguém do clube em todos os eventos:......... 5 pontos
III.2 Maior número de sócios (somatório dos 5 eventos), com percentual proporcional ao seu total
no site de RI do último dia do mês anterior ao dia do evento:........... 10 pontos
III.3 Segundo lugar na participação de maior número de sócios, .............7 pontos
III.4 Pela participação do maior número de cônjuges (somatório dos 5 eventos) ... 5 pontos
OBS- A participação na Conferência Distrital fará parte de outra premiação
IV) INCENTIVO A CRIAÇÃO DE CLUBES DE ROTARY, INTERACT , ROTARACT E
NRDC E APOIO AOS EXISTENTES
IV.1. A existência comprovada, no Clube, de Rotaract e Interact em efetivo funcionamento, com
reuniões periódicas e presença nos eventos que o RDR, ou RDI, convocada, na data de 31/03/2011,
assim atestada pelo Governador Assistente respectivo e pela Secretaria do Distrito: 10 pontos cada.
IV.2. A existência comprovada, no Clube, de Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário em
efetivo funcionamento, com o projeto para o qual foi fundado, funcionando com alguma reunião ou
relatório periódico comprovado, na data de 31/03/2011, assim atestada pelo Governador Assistente
respectivo e pela Secretaria do Distrito: 20 pontos.
IV.3. Criação de um Rotaract ou Interact ou NRDC ou Clube de Rotary, (considerando-se, para
tanto, o reconhecimento, pela Governadoria do Distrito, da existência provisória da nova unidade,
antes mesmo do recebimento da Carta Constitutiva emitida por R.I, desde que esta carta tenha sido
solicitada a RI até a data de 31/03/11):
IV.3.1. Clube de Rotary: 60 pontos em município que já conte com Rotary Clube.
70 pontos em município que não conte com Rotary Clube.
IV.3.2. Clube de Interact e Rotaract: 50 pontos.
IV.3.3. NRDC: 70 pontos.
OBS.: Quando qualquer clube ou NRDC for fundado por mais de um clube (Padrinho ou
Patrocinador), as pontuações serão divididas pelo número de fundadores.
V) FREQUÊNCIA:
V.1. Clubes que tiverem enviado a freqüência normal ao distrito, até o 1° dia útil de cada mês, e que
tenha saído nas edições da Carta Mensal (Cartas de julho/10 à março/11):
V.1.1. 6 edições: 4 pontos.
V.1.2. 7 edições: 8 pontos.
V.1.3. Todas as edições: 12 pontos.
V.2. Para clubes que enviaram a frequência e esta foi publicada nas 6° ou 7° edições da Carta
Mensal: índice médio de frequência nas reuniões do Clube, no período compreendido entre
01/07/2010 e 31/03/2011:
V.2.1. igual ou superior a 90%: 10 pontos.
V.2.2. de 80% a 89%: 07 pontos.
VI) AMPLIAÇÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO
Ampliação do quadro social (desconsiderando-se associados honorários), considerado, como marco
inicial, o número do site de RI em 30/06/10 e como final de avaliação deste quesito a data de 31
de março de 2011.
VI. 1. Cada novo (a) Companheiro(a) líquido: 10 pontos.
VII. CONTRIBUIÇÕES PARA A FUNDAÇÃO ROTÁRIA
Os clubes deverão distribuir suas contribuições para a fundação rotária em 20% para a Pólio Plus;
20% para o Fundo Permanente e 60% para o Fundo Anual.
VII.1. Clube que realmente depositar para a Fundação Rotária valores de sua Meta Anual, até 30
março de 2011, terá a seguinte pontuação (Os clubes que quiserem pontuar este item, terão que
apresentar os depósitos ou comprovantes do depósito por e-mail, à sede do Distrito 4500 até
10/04/11) e:
VII.1.1. Atingiu de 71% a 100% da meta:15 pontos.
VII.1.2. Atingiu de 101% a 130% da meta: 20 pontos.
VII.1. 3. Atingiu acima de 130% da meta: 25 pontos.
VII.1.4.Clube que atingir a meta de doação à FR no programa Todo Rotariano Todos os
Anos: 30 pontos.
VII.1.5. Incentivo a venda à CAMPANHA DE APOIO À FUNDAÇÃO ROTÁRIA (Todos
na Convenção)
a) Clube campeão de vendas: 30 pontos.
b) Clube vice-campeão: 20 pontos.
c) Clube 3º colocado: 10 pontos.
d) Clubes com 100% da venda de 50 números por companheiro:10 pontos (não acumulados com
pontos acima).
e) Clubes com 90% a 99% da venda de 50 números por companheiro: 8 pontos (não acumulados
com pontos acima).
f) Clubes com 80 a 89%% da venda de 50 números por companheiro: 5 pontos (não acumulados
com pontos acima).
OBS.: O número de companheiros aqui citados é referente à listagem que deu origem ao volume de
talões desta Loteria, entregues aos clubes em 03/07/10, na Posse do Gov. Tereza Neuma.
VIII) TRABALHO DE IMAGEM PÚBLICA NO CLUBE
O clube que apresentar trabalho Rotário sobre o assunto: “Trabalho demonstrando o Plano do clube
de como vai mostrar e promover a Imagem do Rotary para a sua Comunidade” – de 2 a 5 páginas,
com objetivos para ao menos 2 anos, tipo número de pessoas não rotarianas convidadas para eventos
do clube, número de vezes que eventos do clube foram divulgados na mídia escrita ou falada, etc. –
entregue até 30/10/10 por e-mail e seu retorno de recebimento ou por correio (com AR): 15 pontos.
IX) INCENTIVO AOS PROGRAMAS INTERNACIONAIS
IX.1. O Clube que apresentar ao menos um candidato ao Intercambio de Jovens, que tiver sua
seleção entre 01/05/2010 e 30/08/2010: 5 pontos.
IX.2. Incentivo a Projetos de Subsídios Internacionais:
IX.2.1. O Clube que estiver apto a se qualificar junto à Fundação Rotária até 30/07/2010 : 10 pontos
IX.2.2. Entregar na Fundação Rotária um Projeto de subsídio, com todos os quesitos do Pré-projeto,
ou seja, “Necessidades da Comunidade”, até 15/03/2011: 50 pontos
IX.2.3. Fechar parcerias novas no exterior para um ou mais Projeto(s) de Subsídios Equivalentes –
que ainda não tenha parceiro já previsto (conforme informações que a Comissão da F. Rotária já tem
em mãos em 15/05/10) e que estas parcerias redundem em projetos que entrarão na F. Rotária, com
os formulários já assinados por ambas as partes, até 30/12/2010: 10 pontos.
IX.2.4. Apresentar um projeto de SDS (Subsídio Distrital Simplificado) 2010/11 conforme condições
que a Comissão da F. Rotária Distrital publicará: 5 pontos.
IX.2.5. Caso aconteça o projeto de Subsídio equivalente multi-distrital de ajuda a um país da África,
cada clube que participar do projeto (com U$ 100,00), com confirmação até em 30/12/2010, terá
como pontuação: 5 pontos.
IX.2.6. Indicação de voluntário para trabalhos humanitários: 10 pontos.
IX.2.7. Pelo menos um associado de seu clube pertence a um Grupo de Companheirismo ou a um
dos Grupos Rotarianos em Ação? 5 pontos.
X) INCENTIVO AOS PROGRAMAS PRÓ JUVENTUDE
X.1. O Clube que patrocinar um Ryla em sua área: 20 pontos.
X.2. O clube que indicar um participante do Ryla: 05 pontos.
X.3. O Clube designou padrinho para acompanhamento de clubes de Rotaract e Interact: 10 pontos.
XI) INCENTIVO AOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS
XI.1. Seu clube patrocinou, nos últimos 12 meses, algum concurso de redação ou discurso para
jovens sobre a Prova Quádrupla? 5 pontos.
XI.2. Seus associados têm se engajado nos últimos 12 meses para fornecer informações vocacionais
para estudantes? 5 pontos.
XII.3. Pelo menos quatro reuniões do clube foram dedicadas aos Serviços Profissionais até
30/03/10? 10 pontos.
XI.4. Seu clube fez palestras sobre classificação em, pelo menos, três reuniões de clube neste ano
rotário? 5 pontos.
XI.5. Nos últimos 12 meses, seu clube homenageou uma pessoa que seja exemplo de altos valores e
padrões éticos? 5 pontos.
XI.6. Seu clube desenvolveu e deu início a um novo projeto de Serviços Profissionais neste ano
rotário? 5 pontos.
XI.7. Seu clube fornece uma cópia da “Prova Quádrupla” e da “Declaração para Executivos e
Profissionais Rotarianos” a todos os novos associados, assim que entram para o clube? 5 pontos.
XI.8. Seu clube comemorou o Mês dos Serviços Profissionais em outubro de 2010 com evento ou
programação especial? 5 pontos.
XII) MENÇÃO PRESIDENCIAL
XII.1. O Clube que atingir as metas presidenciais e entregar o formulário da MENÇÃO
PRESIDENCIAL ao Distrito até 30/03/11, preenchido e com requisitos realizados para recebê-la:
50 pontos.
Art. 6º. CASOS OMISSOS: Os casos omissos ou controvertidos serão resolvidos pela Comissão Julgadora,
por maioria simples de votos, observados sempre critérios de equidade, bom senso e justiça.
Art. 7º. ENTREGA DOS PRÊMIOS: O Concurso se encerra, para fins de contagem de pontos, em
30/03/2011. Os ganhadores serão informados até 20/04/2011. Os clubes ganhadores deverão indicar o nome
para emissão da passagem aérea para New Orleans até 29/04/2011. Os CLUBES DE MELHOR
DESEMPENHO receberão os Títulos Paul Harris com Diplomas provisórios e simbólicos ao final da
CONFERÊNCIA DISTRITAL em Natal, em 05/06/2011. e os valores serão depositados na Fundação
ROTÁRIA, pelo Distrito, em nome dos clubes até 03/06/2011. Se os clubes fornecerem o nome para quem
serão dados os Títulos, o clube poderá ainda premiar as pessoas (rotarianos, não rotarianos ou entidades)
ainda no ano 2010/11 – quem sabe na festiva de despedida do Presidente 2010/11.
Parágrafo Único: Os valores para Títulos Paul Harris não poderão ser trocados por dinheiro, pois o
Concurso pretende também ser um instrumento de Apoio à Fundação Rotária.
Art. 8º. CONTATO DOS CLUBES EM RELAÇÃO A ESTE CONCURSO: Todo e qualquer contato
falado e escrito, envio de Projetos ou outros documentos etc. deverá ser feito à Comissão Distrital do
Concurso, especificamente para Aldanira Barreto (Concurso Distrital do Rotary), Rua Prof. Moura Rabelo,
1900 – Candelária - Natal RN. E-mail: aldanira0506@viladomar.com.br. A secretaria do Rotary fará todo o
trabalho de compilação de informações, planilhas dos números etc. – esta entregará todos os controles à
COMISSÃO JULGADORA no dia 05/04/11, às 16h.
Art. 9º. NÃO HAVERÁ RECURSO: Todas as decisões da Comissão Julgadora (CJ) serão transcritas em
Ata própria, e delas não caberá qualquer recurso, a qualquer título.
Natal, 01 de julho de 2010
___________________________ ____________________________
Tereza Neuma de Castro Dantas Aldanira Barreto
Governadora do Distrito Presidente da Comissão do Concurso Distrital
Aproxima-se o novo ano rotário 2010-2011. O RCR Frei Caneca um clube com número pequeno de sócios tem se destacado pela sua permanente atenção às diretrizes de rotary. Abaixo segue o regulamento para a premiação aos clubes do Distrito 4500. Este conjunto de metas será um grande estímulo para o trabalho de nossos sócios na causa do servir ao próximo. Segue a Regulamento enviado pela Governadora 2010-2011:
PrêmiPrêmio Distrital- 2010 2011
REGULAMENTO GERAL
A Governadora do Distrito 4500 de ROTARY INTERNATIONAL, no uso de suas
atribuições, resolve instituir um desafio distrital aqui chamado CONCURSO DISTRITAL 2010-2011 que
se regerá pelas seguintes normas e condições:
Art. 1º. OBJETIVOS DO CONCURSO: Trazer a idéia de Continuidade de Atividades, Organização e
Projetos e dar Sustentabilidade ao distrito 4500 – incentivando os seus Clubes a participarem dos Programas
– Projetos e Metas da Governadoria 2010-2011.
Art. 2º. PREMIAÇÕES: O Concurso Distrital 2010-2011 premiará os clubes de melhor desempenho no
somatório de pontos dos itens do Art. 5º deste REGULAMENTO conforme a seguinte classificação:
• 1º LUGAR: Dois (02) Títulos Paul Harris cujo nome deverá ser indicado pelo clube, e uma
Passagem para Convenção Internacional.
• 2º LUGAR: Um (01) Título Paul Harris cujo nome deverá ser indicado pelo clube, e uma
Passagem para Convenção Internacional.
• 3º LUGAR: Um (01) Título Paul Harris cujo nome deverá ser indicado pelo clube
• 4º LUGAR: Depósito no “Programa Todo Rotariano todos os Anos”, no valor equivalente a
R$ 1.000,00 (um mil reais) ou esse valor para ser complementado para aquisição de um (01) Título
Paul Harris cujo nome deverá ser indicado pelo clube.
• 5º LUGAR: Depósito no “Programa Todo Rotariano todos os Anos”, no valor equivalente a
R$ 500,00 ou esse valor para ser complementado para aquisição de um (01) Título Paul Harris cujo
nome deverá ser indicado pelo clube.
Art. 3º. COMISSÃO JULGADORA, AVALIAÇÕES E COORDENAÇÃO DO CONCURSO
Parágrafo 1º. COMISSÃO JULGADORA: Os Clubes terão seus desempenhos avaliados por uma Comissão
Julgadora (CJ) assim composta:
a) Por três (03) ex-Governadores do Distrito – podendo funcionar com no mínimo 2 destes, somados ao
um suplente, sendo EGD Aldanira Barreto Presidente da Comissão, Kleber Toscano, Francisco Leandro de
Araújo (EGDs membros efetivos da CJ) e Luciano Nóbrega (Suplente da CJ).
b) Por mais (02) Governadores Assistentes 2010-2011, à serem indicados pela Governadora Tereza
Neuma.
Parágrafo 1º. A Presidência da Comissão Julgadora caberá ao Instrutor Distrital – EGD Aldanira Barreto,
mas somente votará em caso de empate (exercendo o “Voto de Minerva”).
Parágrafo 2º. No caso de seu impedimento, a Coordenação passará automaticamente para o EGD Kleber
Toscano e ainda no caso de impedimento de ambos, pelo EGD Francisco Leandro.
Rotary IInternaciionall
DIISTRIITO 4500
Governadora
TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
2010 / 2011
Parágrafo 3º. AVALIAÇÃO-DESEMPATE: No caso de empate na pontuação final, será considerado
vencedor o clube que tiver a maior contribuição à Fundação Rotária com porcentagem (%) proporcional à
sua meta com peso “2” e maior porcentagem (%) de Aumento do Quadro Social em relação ao número de
sócios do clube no site de RI em 30/06/11 com peso “8”. Exemplo: Clube “A” fez 90% da Meta da F.
Rotária e 7% de Aumento do Q. social = 230 - Clube “B” fez 100% da Meta da F. Rotária e 5% de
Aumento do Q. Social = 240 – GANHARIA O CLUBE “B”.
Art. 4º. PRÉ-REQUISITOS
São considerados pré-requisitos para a participação de qualquer Clube no Concurso:
a) Estar o Clube até 31/12/2010 rigorosamente em dia com as obrigações distritais da per capita, segundo a
Tesouraria do distrito naquele dia;
b) Estar o Clube até 31/03/2011 rigorosamente em dia com as obrigações junto ao Rotary International –
per capita de RI, conforme site do RI referente até 28 de fevereiro de 2010; com as obrigações de pagamento
da REVISTA ROTÁRIA, seja a Brasil Rotário ou The Rotarian;
d) Ter realizado até 31/03/2011, doação à Fundação Rotária referente ao ano 2010/11, em pelo menos 40%
(quarenta por cento) do valor da meta entregue ou enviada a Governadoria até 05/07/2010; com
comprovação da entrega (recibo) ou e-mail de retorno confirmando o recebimento para o ano 2010/11.
e) O valor mínimo de meta de contribuição à Fundação Rotária aceito para a participação do clube nesse
concurso é de U$ 500,00 (por clube) ou U$ 100,00 por companheiro – o que for maior;
f) Ter vendido e pago ao Distrito, na Campanha de Apoio à Fundação Rotária (Todos na Convenção) pelo
menos 30% das cartelas entregue aos clubes em 03/07/2010 na Posse da Governadora Tereza Neuma até
31/03/2011.
Parágrafo 1º. Não haverá prévia divulgação da relação dos Clubes que não atenderam a qualquer dos prérequisitos,
cabendo à Comissão Julgadora (CJ) indicá-los apenas ao início da sessão de divulgação do
resultado do Certame.
Art. 5º. ITENS A SEREM PONTUADOS E SEUS PONTOS
Os Clubes participantes deverão enviar seus dossiês de resposta à Comissão Julgadora (no endereço Art. 8º
deste Regulamento), ou através do Governador Assistente, de maneira que chegue até o dia 04 (quatro)
de abril de 2011, na sede da Comissão Distrital do Concurso ou pelo e-mail secgov1011@yahoo.com.br.
I) IMPLEMENTAÇÃO DE METAS PARA UM CLUBE EFICAZ
I.1. O Clube que entregar o formulário DIRETRIZES PARA AUMENTO DA EFICÁCIA DE
ROTARY CLUBES ao Gov. Assistente (ou à Gov. Tereza Neuma) até 05/07/10: 5 pontos.
I.2. Seu clube implementou algum plano de recrutamento, como o Plano Cinco por Um? 5 pontos.
I.3. Seu clube desenvolveu e utilizou algum plano de retenção, como o Programa STAR para
orientação de novos associados? 5 pontos.
I.4. Seu clube tem um plano de três anos por escrito, que envolve o atual presidente, presidente eleito
e presidente indicado, e outros associados por eles escolhidos, com metas de três anos em cada
Avenida de Serviços, além de metas de quadro social? 10 pontos.
I.5. As reuniões ordinárias de seu clube são marcadas por grande companheirismo e programações
interessantes? 5 pontos.
I.6. Seu clube envia, por email ou correio, um boletim para todos os associados? 5 pontos.
I.7. Seu clube criou e mantém um website, destacando o quadro social, programas, projetos e
conquistas? 5 pontos.
II) PROJETOS SOCIAIS
II.1. PROJETOS NOVOS
Projeto social deste ano rotário 2010/2011 (iniciados em 01/07/2010 e se estendendo até a
30/10/2010, sendo que na data de 28/02/2011 os projetos devem estar em execução e/ou já findos)
deve ser entregue pelo clube até 28/02/2011.
II.1.1. Projeto com Objetivos e duração para 2 anos ou mais (terminar em 2010/11 ou depois): 20
pontos.
II.1.2. Projeto com Objetivos e duração só para o ano 2010/11: 10 pontos.
OBS. 1: Os projetos deverão estar escritos, ter objetivos definidos, ter documento oficial do clube
com datas de início e de previsão final, reconhecido através de assinaturas, ao menos do atual
Presidente e da Comissão Responsável.
OBS. 2: Os projetos devem também ter ao menos 3 (três) páginas e ter ao menos 90 dias em
andamento quando da entrega em 28/02/2011.
OBS. 3: Serão considerados também como Projetos Novos, os projetos antigos que sejam
comprovadamente instalados (implantados) em outra cidade ou em outra instituição, da mesma
cidade, desde que realmente se trate de um novo grupo de beneficiados. Logicamente que, neste
caso, só será pontuado como Projeto Novo – e não também com Projeto em Andamento.
II.2. PROJETOS EM ANDAMENTO
Projetos sociais que já existam no clube e que terão continuidade comprovada neste ano de 2010/11
(clube deve fazer uma informação formal à secretaria da governadoria desta continuidade, dizendo
qual é o projeto, quando começou e quando vai acabar): 5 pontos.
II.3. PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS CONVENIADOS
Pela participação do Clube em Programas conveniados com alguma Instituição ou Entidade, que
resulte em benefício social comprovado para a comunidade (Ex.: Programa de atendimento às
comunidades carentes, saúde, educacionais, ou outros) e que esteja comprovadamente em
funcionamento no ano 2010/11 e que já tenha algum valor ou serviço doado proveniente destes
programas à comunidade entre 01/07/10 e 31/12/10 – com relatório simples (uma página)
comprovando entregue até 28/02/11:
II.3.1. Já existente em 31/05/2010: 5 pontos.
II.3.2. Novo projeto ou já existente aplicado em outra cidade: 10 pontos.
II-4 IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO
O Clube que implementar um programa de alfabetização de jovens e adultos até 31/12/10 com
relatório simples (uma página) comprovando-o, entregue até 28/02/11.
II.4.1. Já existente em 01/07/2010: 15 pontos.
II.4.2. Novo projeto ou já existente aplicado em outra cidade: 20 pontos.
III) PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES NOS SEGUINTES EVENTOS DO DISTRITO
Os eventos oficiais do Distrito são: PETS e Assembléia Distrital (26 a 28/03/10), Posse da
Governadora Tereza Neuma (03/07/10), Seminários da Fundação Rotária e Seminários de
Desenvolvimento do Rotary em sua região, com datas à definir, e Conferência Distrital .
III.1 Pela participação de alguém do clube em todos os eventos:......... 5 pontos
III.2 Maior número de sócios (somatório dos 5 eventos), com percentual proporcional ao seu total
no site de RI do último dia do mês anterior ao dia do evento:........... 10 pontos
III.3 Segundo lugar na participação de maior número de sócios, .............7 pontos
III.4 Pela participação do maior número de cônjuges (somatório dos 5 eventos) ... 5 pontos
OBS- A participação na Conferência Distrital fará parte de outra premiação
IV) INCENTIVO A CRIAÇÃO DE CLUBES DE ROTARY, INTERACT , ROTARACT E
NRDC E APOIO AOS EXISTENTES
IV.1. A existência comprovada, no Clube, de Rotaract e Interact em efetivo funcionamento, com
reuniões periódicas e presença nos eventos que o RDR, ou RDI, convocada, na data de 31/03/2011,
assim atestada pelo Governador Assistente respectivo e pela Secretaria do Distrito: 10 pontos cada.
IV.2. A existência comprovada, no Clube, de Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário em
efetivo funcionamento, com o projeto para o qual foi fundado, funcionando com alguma reunião ou
relatório periódico comprovado, na data de 31/03/2011, assim atestada pelo Governador Assistente
respectivo e pela Secretaria do Distrito: 20 pontos.
IV.3. Criação de um Rotaract ou Interact ou NRDC ou Clube de Rotary, (considerando-se, para
tanto, o reconhecimento, pela Governadoria do Distrito, da existência provisória da nova unidade,
antes mesmo do recebimento da Carta Constitutiva emitida por R.I, desde que esta carta tenha sido
solicitada a RI até a data de 31/03/11):
IV.3.1. Clube de Rotary: 60 pontos em município que já conte com Rotary Clube.
70 pontos em município que não conte com Rotary Clube.
IV.3.2. Clube de Interact e Rotaract: 50 pontos.
IV.3.3. NRDC: 70 pontos.
OBS.: Quando qualquer clube ou NRDC for fundado por mais de um clube (Padrinho ou
Patrocinador), as pontuações serão divididas pelo número de fundadores.
V) FREQUÊNCIA:
V.1. Clubes que tiverem enviado a freqüência normal ao distrito, até o 1° dia útil de cada mês, e que
tenha saído nas edições da Carta Mensal (Cartas de julho/10 à março/11):
V.1.1. 6 edições: 4 pontos.
V.1.2. 7 edições: 8 pontos.
V.1.3. Todas as edições: 12 pontos.
V.2. Para clubes que enviaram a frequência e esta foi publicada nas 6° ou 7° edições da Carta
Mensal: índice médio de frequência nas reuniões do Clube, no período compreendido entre
01/07/2010 e 31/03/2011:
V.2.1. igual ou superior a 90%: 10 pontos.
V.2.2. de 80% a 89%: 07 pontos.
VI) AMPLIAÇÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO
Ampliação do quadro social (desconsiderando-se associados honorários), considerado, como marco
inicial, o número do site de RI em 30/06/10 e como final de avaliação deste quesito a data de 31
de março de 2011.
VI. 1. Cada novo (a) Companheiro(a) líquido: 10 pontos.
VII. CONTRIBUIÇÕES PARA A FUNDAÇÃO ROTÁRIA
Os clubes deverão distribuir suas contribuições para a fundação rotária em 20% para a Pólio Plus;
20% para o Fundo Permanente e 60% para o Fundo Anual.
VII.1. Clube que realmente depositar para a Fundação Rotária valores de sua Meta Anual, até 30
março de 2011, terá a seguinte pontuação (Os clubes que quiserem pontuar este item, terão que
apresentar os depósitos ou comprovantes do depósito por e-mail, à sede do Distrito 4500 até
10/04/11) e:
VII.1.1. Atingiu de 71% a 100% da meta:15 pontos.
VII.1.2. Atingiu de 101% a 130% da meta: 20 pontos.
VII.1. 3. Atingiu acima de 130% da meta: 25 pontos.
VII.1.4.Clube que atingir a meta de doação à FR no programa Todo Rotariano Todos os
Anos: 30 pontos.
VII.1.5. Incentivo a venda à CAMPANHA DE APOIO À FUNDAÇÃO ROTÁRIA (Todos
na Convenção)
a) Clube campeão de vendas: 30 pontos.
b) Clube vice-campeão: 20 pontos.
c) Clube 3º colocado: 10 pontos.
d) Clubes com 100% da venda de 50 números por companheiro:10 pontos (não acumulados com
pontos acima).
e) Clubes com 90% a 99% da venda de 50 números por companheiro: 8 pontos (não acumulados
com pontos acima).
f) Clubes com 80 a 89%% da venda de 50 números por companheiro: 5 pontos (não acumulados
com pontos acima).
OBS.: O número de companheiros aqui citados é referente à listagem que deu origem ao volume de
talões desta Loteria, entregues aos clubes em 03/07/10, na Posse do Gov. Tereza Neuma.
VIII) TRABALHO DE IMAGEM PÚBLICA NO CLUBE
O clube que apresentar trabalho Rotário sobre o assunto: “Trabalho demonstrando o Plano do clube
de como vai mostrar e promover a Imagem do Rotary para a sua Comunidade” – de 2 a 5 páginas,
com objetivos para ao menos 2 anos, tipo número de pessoas não rotarianas convidadas para eventos
do clube, número de vezes que eventos do clube foram divulgados na mídia escrita ou falada, etc. –
entregue até 30/10/10 por e-mail e seu retorno de recebimento ou por correio (com AR): 15 pontos.
IX) INCENTIVO AOS PROGRAMAS INTERNACIONAIS
IX.1. O Clube que apresentar ao menos um candidato ao Intercambio de Jovens, que tiver sua
seleção entre 01/05/2010 e 30/08/2010: 5 pontos.
IX.2. Incentivo a Projetos de Subsídios Internacionais:
IX.2.1. O Clube que estiver apto a se qualificar junto à Fundação Rotária até 30/07/2010 : 10 pontos
IX.2.2. Entregar na Fundação Rotária um Projeto de subsídio, com todos os quesitos do Pré-projeto,
ou seja, “Necessidades da Comunidade”, até 15/03/2011: 50 pontos
IX.2.3. Fechar parcerias novas no exterior para um ou mais Projeto(s) de Subsídios Equivalentes –
que ainda não tenha parceiro já previsto (conforme informações que a Comissão da F. Rotária já tem
em mãos em 15/05/10) e que estas parcerias redundem em projetos que entrarão na F. Rotária, com
os formulários já assinados por ambas as partes, até 30/12/2010: 10 pontos.
IX.2.4. Apresentar um projeto de SDS (Subsídio Distrital Simplificado) 2010/11 conforme condições
que a Comissão da F. Rotária Distrital publicará: 5 pontos.
IX.2.5. Caso aconteça o projeto de Subsídio equivalente multi-distrital de ajuda a um país da África,
cada clube que participar do projeto (com U$ 100,00), com confirmação até em 30/12/2010, terá
como pontuação: 5 pontos.
IX.2.6. Indicação de voluntário para trabalhos humanitários: 10 pontos.
IX.2.7. Pelo menos um associado de seu clube pertence a um Grupo de Companheirismo ou a um
dos Grupos Rotarianos em Ação? 5 pontos.
X) INCENTIVO AOS PROGRAMAS PRÓ JUVENTUDE
X.1. O Clube que patrocinar um Ryla em sua área: 20 pontos.
X.2. O clube que indicar um participante do Ryla: 05 pontos.
X.3. O Clube designou padrinho para acompanhamento de clubes de Rotaract e Interact: 10 pontos.
XI) INCENTIVO AOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS
XI.1. Seu clube patrocinou, nos últimos 12 meses, algum concurso de redação ou discurso para
jovens sobre a Prova Quádrupla? 5 pontos.
XI.2. Seus associados têm se engajado nos últimos 12 meses para fornecer informações vocacionais
para estudantes? 5 pontos.
XII.3. Pelo menos quatro reuniões do clube foram dedicadas aos Serviços Profissionais até
30/03/10? 10 pontos.
XI.4. Seu clube fez palestras sobre classificação em, pelo menos, três reuniões de clube neste ano
rotário? 5 pontos.
XI.5. Nos últimos 12 meses, seu clube homenageou uma pessoa que seja exemplo de altos valores e
padrões éticos? 5 pontos.
XI.6. Seu clube desenvolveu e deu início a um novo projeto de Serviços Profissionais neste ano
rotário? 5 pontos.
XI.7. Seu clube fornece uma cópia da “Prova Quádrupla” e da “Declaração para Executivos e
Profissionais Rotarianos” a todos os novos associados, assim que entram para o clube? 5 pontos.
XI.8. Seu clube comemorou o Mês dos Serviços Profissionais em outubro de 2010 com evento ou
programação especial? 5 pontos.
XII) MENÇÃO PRESIDENCIAL
XII.1. O Clube que atingir as metas presidenciais e entregar o formulário da MENÇÃO
PRESIDENCIAL ao Distrito até 30/03/11, preenchido e com requisitos realizados para recebê-la:
50 pontos.
Art. 6º. CASOS OMISSOS: Os casos omissos ou controvertidos serão resolvidos pela Comissão Julgadora,
por maioria simples de votos, observados sempre critérios de equidade, bom senso e justiça.
Art. 7º. ENTREGA DOS PRÊMIOS: O Concurso se encerra, para fins de contagem de pontos, em
30/03/2011. Os ganhadores serão informados até 20/04/2011. Os clubes ganhadores deverão indicar o nome
para emissão da passagem aérea para New Orleans até 29/04/2011. Os CLUBES DE MELHOR
DESEMPENHO receberão os Títulos Paul Harris com Diplomas provisórios e simbólicos ao final da
CONFERÊNCIA DISTRITAL em Natal, em 05/06/2011. e os valores serão depositados na Fundação
ROTÁRIA, pelo Distrito, em nome dos clubes até 03/06/2011. Se os clubes fornecerem o nome para quem
serão dados os Títulos, o clube poderá ainda premiar as pessoas (rotarianos, não rotarianos ou entidades)
ainda no ano 2010/11 – quem sabe na festiva de despedida do Presidente 2010/11.
Parágrafo Único: Os valores para Títulos Paul Harris não poderão ser trocados por dinheiro, pois o
Concurso pretende também ser um instrumento de Apoio à Fundação Rotária.
Art. 8º. CONTATO DOS CLUBES EM RELAÇÃO A ESTE CONCURSO: Todo e qualquer contato
falado e escrito, envio de Projetos ou outros documentos etc. deverá ser feito à Comissão Distrital do
Concurso, especificamente para Aldanira Barreto (Concurso Distrital do Rotary), Rua Prof. Moura Rabelo,
1900 – Candelária - Natal RN. E-mail: aldanira0506@viladomar.com.br. A secretaria do Rotary fará todo o
trabalho de compilação de informações, planilhas dos números etc. – esta entregará todos os controles à
COMISSÃO JULGADORA no dia 05/04/11, às 16h.
Art. 9º. NÃO HAVERÁ RECURSO: Todas as decisões da Comissão Julgadora (CJ) serão transcritas em
Ata própria, e delas não caberá qualquer recurso, a qualquer título.
Natal, 01 de julho de 2010
___________________________ ____________________________
Tereza Neuma de Castro Dantas Aldanira Barreto
Governadora do Distrito Presidente da Comissão do Concurso Distrital
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