sexta-feira, 27 de agosto de 2010

RCR FREI CANECA - Comemorando 23 anos

Companheiros (as), visitantes,

O RCR Frei Caneca, ontem,  vivenciou uma plenária cívica e festiva para comemorar os seus 23 anos de existência. Uma festa de aniversário, propriamente dita, com bolo, champanhe e o "parabèns prá você" que todos cantaram aclamando com alegria esta data. O nosso companheiro Milton Pires fez um belo editorial sobre o nosso club exaltando sua história e suas atividades ao longo desses anos. A presença de nossos sócios honorários foi quase integral : Alberto Bittencourt, Aluisio de Freitas, Clovis Cabral, Eudes de Souza Leão Pinto, Heleno Pereira de Melo, José Otávio Patrício de Carvalho, Mario de Oliveira Antonino, com exceção daqueles que por motivos superiores justificaram a sua ausência. Obrigada companheiros!
Os nossos sócios, com exceção dos companheiros José Edson e Paulo Roberto, compareceram todos: Almir Rodrigues de Souza, Antonio Maciel Lins, Gildo Carício Caldas, Hélio Tadao Nakata, José Geraldo Cavalcanti de Oliveira, Laercio Gomes de Lima, Marcial Jaci do Amaral Lins, Maria Ione Costa de Moraes,  Milton Pires de Souza, Milton Torres Dantas,  Ney Silva Casado Valente,  Ranulfo José Coelho de Andrade, Sonia Maria Dantas, Telma Maria Barreto Biscontini, Verônica Gonçalves Cidreira, Wilmar de Medeiros e Silva, Zacarias Queiroz Vilar e Zurma Grassano de Gouvea Caldas.  Um realce especial deve ser dada aos nossos visitantes, familiares e sócios em recuperação que ajudaram a fomentar o brilho da festa. Essa é a força e energia do RCR Frei Caneca, seus sócios conscientes e participantes. Sócios voltados para os principais objetivos de Rotary: COMPANHEIRISMO e o SERVIR ANTES DE PENSAR EM SI.. Somente com essa consciência é que podemos levar adiante esses objetivos.
Mas, o tom alto da festa foi a palestra sobre FREI CANECA, pronunciada pelo jornalista Marcelo Mario Melo. Com um enfoque na atuação política do martir, o Dr Marcelo fez uma demonstração da riqueza de detalhes das posições políticas de Frei Caneca,  revelando uma faceta destemida no uso do vocabulario quando queria externar a sua opinião. O palestrante falou de sua afinidade política de ideas e ações libertadoras que caracterizaram Frei Caneca. Embora pertencente a congregação religiosa, o Frei Caneca criticava a atuação apenas comtemplativa dos padres. Com uma visão de futuro, o jornalista Marcelo atribui a Frei Caneca uma visão primeira da teologia da libertação. E ainda, revela suas qualidades de escritor e poeta  e preocupação com a lingua portuguesa com propostas de mudança.
Finalmente, o palestrante, também poeta, recitou uma poesia de sua autoria arrancando aplausos de todos.
Aos amigos, resta a esperança de mais um ano profícuo e a comemoração do próximo aniversário do nosso Clube.
Saudações Rotárias
Telma M B Biscontini

Nenhum comentário: