domingo, 16 de janeiro de 2011

O NIÓBIO É NOSSO

Companheiros (as), visitantes,


“O NIÓBIO É NOSSO”

O presidente Alexandre Santos, do Clube de Engenharia de Pernambuco, Sebastião Campello, do Centro de Estudos do Nordeste (Cenor), Eudes de Souza Leão Pinto, da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, e Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, da Associação dos Geólogos de Pernambuco, estão movimentando debates sobre o nióbio.
Acontecerá no âmbito do Seminário Permanente de Desenvolvimento, em sessão programada para às 12h00 do dia 28 de janeiro, no salão de convenções do restaurante Catamarã, no bairro de São José, na região central do Recife, o 'O nióbio e o desenvolvimento estratégico do Brasil' tendo como painelistas o economista Rui Pereira Fernandes Júnior, especialista mineral do DNPM/GO, o engenheiro de minas Dorival Carvalho Pinto, presidente da Companhia de Mineração do Tocantins, e o físico Sérgio Rezende, ex-ministro da Ciência e da Tecnologia. Enquanto uns segmentos dizem que um imposto sobre a exportação do minério poderia financiar as pesquisas necessárias ao setor, outros, clamam a criação de um movimento 'o Nióbio é nosso!" nos moldes daquele que alertou para a existência e importância do petróleo no território brasileiro.
Conheça um pouco sobre o Nióbio. O nióbio é usado em alguns aços inoxidáveis e ligas de metais não ferrosos, que, devido à resistência, são usadas para a fabricação de tubos transportadores de água e petróleo a longas distâncias. Acontece que, devido a baixa captura de nêutrons termais, resistência a altas temperaturas e características supercondutoras, o nióbio é fundamental para a indústria nuclear, fabricação de componentes de motores e fuselagem de jatos e foguetes e supercondutores (9,3 K). O detalhe é que, com reservas em Catalão e Araxá, o Brasil concentra 75% da produção mundial.

Hélio Tadao Nakata
RCR FREI CANECA
Distrito  4500


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito valido conhecer o que é, e para que serve niobio este elemento metalico de numero atomico.Parabens pela cretividade deste movimento e debates sobre o assunto, que só poderia ser uma boa colaboração do nosso companheiro Helio Tadao.
Marcia Jaci do Amaral Lins

ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA disse...

Caro Companheiro Tadao,



Além de rotariano de boa cepa você também é um excelente divulgador de nossas estratégicas reservas minerais onde somos detentores de 75% do Niobio, conhecido, existente no planeta. Autoridades do porte de Alexandre Santos , Sebastião Campello, Eudes de Souza Leão Pinto e Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho serão, naturalmente, prestigiados pelos nossos companheiros do RC Frei Caneca,considerando o perfil cultural do nosso grupo de engenheiros. A companheira Telma Biscontini, providencialmente, incluiu no nosso blog, sob a sua competente gestão, tão importante acontecimento, às 12:00h do dia 28 do corrente, no salão de Convenções do Restaurante Catamarã.

Saudações rotarias

Wilmar Medeiros