A seguir o Boletim nº2 do
RCR Frei Caneca, sob a coordenação
do companheiro Milton Pires.
Recife, 14 de Julho de 2011 Boletim Semanal nº 02
MEU AMIGO FURDUNCEIRO
“A morte não é nada. Apenas passei ao outro mundo. Eu sou eu. Tu és tu. O que fomos um para o outro ainda somos. Dá-me o nome que sempre me deste. Fala-me como sempre me falaste. Não mudes o tom a um triste ou solene. Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos. Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa como sempre se pronunciou. (Santo Agostinho.)
![]() |
| Ele, e a “cartola” do Juiz Ele, na mesa do 3º tempo Ele e Paulo Roberto |
Amigo Furdunceiro, que de Furdunceiro não tinha nada.
Amigo de todas as horas. Bom esposo, com grande dedicação a sua mulher, portadora do Mal de Alzheimer. Bom tio e bom cunhado.
Rotariano de primeira qualidade. Começou no Rotary Club Recife, chegando a Sócio Veterano, quando veio para o RC do Recife Frei Caneca, sendo recebido de braços abertos e com muito carinho, participando ativamente de todas as plenárias, com suas sábias intervenções.
Foi, juntamente com os companheiros Emerson Jatobá (já falecido), André de Castro Leite e Frederico Vieira de Melo, indicado pelo RC Recife, nosso clube padrinho, para fundar o RC do Recife Frei Caneca, missão concluída com sucesso no dia 24 de agosto de 1987, data de fundação do Frei Caneca.
Todos três foram agraciados com o título de “Sócio Honorário”.
Clóvis, nascido Cabral de Souza, na serra da Borborema, na cidade de Campina Grande(PB), veio para Pernambuco, onde estudou economia. Fez parte com seus irmãos de uma das mais importantes empresas de Auto Peças do nosso estado: “Irmãos Cabral “, que o tempo se encarregou de acabar.
Foi membro do JARE – Junta Administrativa de Recursos do DETRAN; fez parte da diretoria da Associação Comercial de Pernambuco; foi Perito Judicial para questões contábeis; escritor, sempre abordando casos e causos do seu cotidiano. Seu mais novo livro: “História de um Furdunceiro“, será lançado em breve, numa homenagem póstuma dos seus amigos e parentes.
Minha convivência com Clóvis foi até certo ponto, curta, mas eu senti a sua morte, como se fossemosamigos há muitos anos
A famosa “CARTOLA“, que ele batizou, como: “CARTOLA DO JUIZ“, referindo-se ao companheiro Paulo Roberto, Juiz de Direito da 20ª Vara do TJPE, era um prato obrigatório na reunião do TERCEIRO TEMPO, onde ele era figura indispensável, e que acontece sempre após a plenária do Frei Caneca, no terraço do Restaurante do Circulo Militar do Recife, para se conversar sobre política, futebol, enfim, para jogar conversa fora.
Você se foi, amigo Clóvis, sem sequer nos avisar. Deus lhe chamou, provavelmente, por ter alguma missão importante para você lá em cima.
Amigo Clóvis, a saudade é grande. As nossas reuniões perderam um pouco do brilho sem você. Essa é a opinião de todos seus companheiros do Frei Caneca.
E hoje, quando olhamos a mesa do “TERCEIRO TEMPO”, parodiamos o poeta Sérgio Bittencourt, quando homenageou seu pai Jacob do Bandolim, e dizemos:
“Naquela mesa está faltando ele, e a saudade dele está doendo em nós”.
(Milton Pires)
SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA FESTIVA, DO ROTARY CLUB DO RECIFE - FREI CANECA, NA POSSE DA CMPANHEIRA MARIA IONE COSTA DE MORAES COMO PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR 2011-2012, REALIZADA EM 07/JULHO/2011.
Numero de Sócios 21
Sócios Presentes 17
Sócios Ausentes 04
Convidados e Visitantes 27
Sócios Honorários 04
ABERTURA
Na hora regimental a, companheira Telma Biscontini, no exercício da presidência, pela ausência do companheiro Zacarias Queiroz Vilar, em viagem com a família, fora do país, convidou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.
MESA PRINCIPAL
O protocolo companheiro Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com a presidente em Exercício companheira Telma Biscontini, com o Governador Assistente companheiro Silvio de Oliveira Lins, e os sócios honorários, companheiros EDRI Mário de Oliveira Antonino, companheiro EGD Eudes de Souza leão Pinto, companheiro EGD Alberto Bittencourt, e a presidente entrante companheira Maria Ione Costa de Moraes.
SAUDAÇÃO A BANDEIRA
A presidente em exercício companheira Telma Biscontini, solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
ORAÇÃO ROTÁRIA
A oração rotária ficou a cargo da companheira Sônia Maria Dantas que fez a seguinte prece:
-“Peço ao Senhor com toda humildade, que abençoe o nosso RCR Frei Caneca, protegendo todos os nossos sócios, principalmente a Presidente Maria Ione Costa de Moraes, que vai liderar o nosso Clube, no ano rotário 2011-2012.
Peço também ao Senhor, que estenda sua proteção ao companheiro Clóvis Cabral, sócio honorário deste clube, o qual já não se encontra mais entre nós.”
TEMPO DO PROTOCOLO
O protocolo, companheiro Wilmar Medeiros, registrou a presença dos visitantes que vieram prestigiar a nossa prenária e aos convidados e convidadas presentes que, com sua presença, tornaram mais bonita a nossa festa de posse da companheira Maria Ione Costa de Moraes e seu Conselho Diretor, pedindo para todos uma carinhosa saudação rotária.
TEMPO DO PRESIDENTE
A companheira Telma Biscontini no exercício da presidência, disse está honrada em substituir o companheiro Zacarias Queiroz Vilar, para dar posse a companheira Maria Ione Costa de Moraes na presidência do Conselho Diretor do nosso RCR Frei Caneca, ano rotário 2011-2012.
Em seguida, colocou o distintivo de presidente na lapela da companheira Maria Ione, sob os aplausos de todos os presentes.
Em seguida a presidente companheira Maria Ione deu posse a todo seu Conselho Diretor e convidou a todos para participar do almoço festivo, regado a um bom vinho das vinícolas da Região do São Francisco.
Foi uma verdadeira reunião de companheirismo rotário.
Encerrado o almoço, a presidente Maria Ione, deu continuidade os trabalhos e franqueou a palavra aos presentes.
O companheiro Milton Torres Dantas, saudou a presidente Maria Ione, cujo teor do discurso vai transcrito na íntegra no encarte deste boletim.
Com a palavra o companheiro
Silvio de Oliveira Lins. Governador Assistente, disse da alegria de estar naquela plenária e trazer os cumprimentos e os votos de uma feliz gestão do Governador Vandique Henriques Coutinho para a presidente companheira Maria Ione Moraes neste ano rotário 2011-2012.
Em seguida, usou da palavra o companheiro EDRI Mario de Oliveira Antonino dizendo do seu grande interesse de estar no Frei Caneca assistindo feliz a manifestação de companheirismo, vindo de dentro do coração de cada um, interpretando o que tem de mais bonito e sincero dentro da família rotária.
Quero aqui prestar minha homenagem ao RCR Frei Caneca e também ao Rotary por esta linda festa que tenho a honra de pertencer a este clube como sócio honorário.
E, referiu-se com carinho as mulheres do RCR Frei Caneca.
Desejou muito sucesso a presidente Maria Ione, mulher brava e de fibra, lembrando seu falecido esposo, com quem estudou na Escola de Engenharia da UFPE.
Finalizou o companheiro Mario Antonino, dizendo a Maria Ione que todos que fazem o Frei Caneca, estavam unidos para fazer o clube crescer.
Com a palavra o companheiro EGD Alberto Bittencourt, elogiou a organização da festa e disse que no Frei Caneca se sentia como se tivesse no seu clube e que desejava a companheira Maria Ione tudo de bom e muito sucesso na sua gestão.
Representando a família falou Camila, a neta mais velha dizendo do amor de todos por ela vovó Maria Ione.
E virando-se para Maria Ione disse:
“Estamos todos ao seu dispor. A gente te ama e que Deus te abençoe”.
Com a palavra a presidente companheira Maria Ione fez seu discurso de posse cujo teor vai transcrito na íntegra na pág.4.
Em seguida a companheira Zurma Caldas, entregou a companheira Maria Ione, um ramalhete de rosas, simbolizando todo o carinho dos seus companheiros do RCR Frei Caneca.
ENCERRAMENTO
E, como nada mais havia a tratar, a presidente companheira Maria Ione, deu por encerrado os trabalhos, agradecendo a presença de todos e pedindo para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
DISCURSO DE POSSE DA PRESIDENTE COMPANHEIRA MARIA IONE COSTA DE MORAES
Quis Deus, na sua imensa bondade, com o beneplácito dos meus companheiros, que eu assumisse a presidência do Conselho Diretor do Frei Caneca, ano Rotário 2011/2012.
Tenho certeza que, com o apoio de todos os companheiros, levarei o Frei Caneca a mais um patamar, somando os esforços do meu antecessor, companheiro Zacarias Vilar, perseguindo de perto, o sucesso.
Sei que não será fácil, mas não me faltará forças, nem empenho para alcançar este objetivo de vencer, embasada na prova quádrupla e no ideal de servir.
“Fortalecer nossas famílias, dar continuidade ao que fazemos de melhor e mudar tudo que for preciso”.
Essas foram as palavras do Presidente de RI, Kallian Banerjee, que me servirão de guia, no caminho a perseguir.
O Frei Caneca é um clube, pequeno/grande. Pequeno em quantidade de sócios, porém, grande na qualidade desses sócios.
O lema rotário 2011/2012- “Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade“ – é o retrato de Rotary e suas conquistas.
Estou muito feliz pelo meu Conselho Diretor, na certeza de que ele vai ser meus pés e minhas mãos na condução do meu mandato.
Quero aqui agradecer aos meus filhos, noras, netos e netas, pelo apoio que deles recebi, e já me desculpando pelos momentos familiares, que por ventura, minhas obrigações em Rotary venham a roubar.
Estou muito feliz, com esse novo desafio, que espero vencer, não esquecendo em momento algum e principalmente nas minhas decisões, o Lema de Rotary: “Dar de si, antes de pensar em si.”
Não descuidarei das nossas assistências aos mais necessitados, fazendo ainda maior no nosso clube, os objetivos da Fundação Rotária.
Minha gestão voltará também, suas atenções para o companheirismo, veículo que conduz ao crescimento da amizade, ingrediente importante no fortalecimento do espírito rotário.
Olho em volta e vejo um grupo de amigos e amigas da maior qualidade mas, para minha felicidade não ser completa, quis Deus que nosso amigo Clovis Cabral não tivesse presente nesta festa tão bonita, e o levou para junto Dele.
A todos os presentes os meus agradecimentos, na certeza que nos veremos muitas vezes nas nossas plenárias.
(Maria Ione Costa de Moraes)

Nenhum comentário:
Postar um comentário