Companheiros (as), visitantes,
Recife, 15 de Setembro de 2011 Boletim Semanal nº 11
FRED NOS ENSINOU
Alberto Bittencourt
Fred foi um homem simples, amigo, companheiro exemplar, chefe de família dedicado e amoroso, profissional competente, que em vida, soube como ninguém personificar o lema “Dar de Si, Antes de Pensar em Si”.
Fred enfrentou com galhardia, anos e anos, o sofrimento causado pelo mal que lhe afetara rins e coração. Nesse tempo jamais se queixou, jamais se deixou abater, jamais permitiu que a angústia e o desespero, tomassem conta de seu ser. Fred superou um sem número de internações hospitalares com otimismo, de cabeça erguida, olhando para a frente, para o futuro, com fé e esperança.
Fred jamais abandonou a luta contra a doença sutil. Ele sempre soube dialogar com as entranhas de seu mal, sabendo que uma melhora ocasional não significava a cura, mas, que na história de nosso corpo, a única coisa definitiva é que nada é definitivo, que podem advir tempestades e calmarias, oscilações para cima e para baixo, conflitos entre desejos e necessidades, entre o possível e o impossível, alternâncias entre a luz e a sombra, adaptações ora efêmeras, ora duráveis, tempos de combate e períodos de paz. Fred soube nos insuflar a paixão e o gosto de viver, Ele nos mostrou como desenvolver recursos para fazer face à agressão violenta, tão discreta quanto invisível, do tratamento da hemodiálise.
Fred foi buscar a força interior no âmago de seu ser, para nos mobilizar a todos, para fazer crescer a vida que palpita em cada um de nós, levando-nos, com uma vibração especial, ao encontro de nossas riquezas mais profundas. Seu maior legado vem de seu exemplo, de seu testemunho, de seu engajamento, de seu modo de vida.
Na família, era extremamente dedicado e carinhoso com a esposa Núbia, com os filhos João Marcelo e Renata, com os netos, Samuel, Pedro e Artur, a quem muito amava e de quem muito se orgulhava. Ele sempre transmitia a palavra de bondade, de fé e de esperança, de amor ao próximo, sem deixar de ensinar os verdadeiros valores humanos, como a honestidade, a solidariedade, o trabalho.
Em seu escritório de contabilidade, Fred era o profissional querido e respeitado, por clientes e funcionários. Foi o conselheiro-consultor requisitado por pessoas físicas e jurídicas, estudioso e conhecedor profundo que era dos meandros da legislação trabalhista, fiscal, tributária.
No Rotary, Fred agia muito mais pelo exemplo. Com suas atitudes corretas e dignas. indicava o caminho da ética, da retidão, do amor ao próximo, da dedicação a uma causa.
Conheci Fred lá pelo ano de 1985. Foi num encontro de preparação do Intercâmbio Internacional de jovens, do qual minha filha Simone participava. Eu ainda não era rotariano mas, deu para notar aquela figura dinâmica, que se deslocava de um lado para outro, parecendo estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ajudando, colaborando, apresentando propostas e soluções, tudo providenciando, a tempo e a
hora. Assim era o Fred, assim me acostumei a vê-lo em reuniões rotárias, seminários, assembléias, conferências. Assim me tornei seu admirador e amigo.
Fred costumava se doar inteiramente aos inúmeros governadores dos quais integrava a equipe. Reinaldo e Dulcinéa, José Ubiracy, Aluísio, eu próprio, entre outros. Todos lhe seremos eternamente gratos.
Eu não tenho a menor sombra de dúvida, como lhe disse uma vez, que devo a Fred o sucesso de minha governadoria, no ano do Centenário do Rotary International, 2004-05. Nesse ano, ele colocou várias pontes safenas, em delicada operação cirúrgica. Não obstante, de seu leito convalescente, Fred nunca deixou de despachar comigo as coisas do Rotary e da governadoria. Nos últimos meses, Fred mergulhou fundo no planejamento da gestão do governador Luis Mário Calheiros, para o ano 2012-2013. Deixou tudo agendado, tudo programado, eventos, datas, visitas, treinamentos, seminários.
Muito obrigado, Fred. Você vai fazer muita falta, mas eu não tenho dúvidas de que seu espírito estará sempre presente, como um anjo protetor que sempre foi, a zelar pelos entes queridos e amigos. Quando a tristeza vier, veremos no firmamento o brilho cintilante da pequena estrela. Será você, Fred Vieira, a nos mostrar o caminho da superação, da verdade e da fé.
FIM
(Nada melhor do que esse artigo de Alberto para sintetizar o que representou Fred Vieira para todos nós rotárianos. Um grande exemplo de cidadão nosso sócio honorário e Governador assistente Fred Oliveira. Que Deus o coloque em um bom lugar de modo que ele possa contemplar a sua face divina. (Zacarias Vilar)
SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE - FREI CANECA, REALIZADA EM 08/SETEMBRO/2011
Numero de Sócios 20
Sócios Presentes 12
Sócios Ausentes 08
Convidados e Visitantes 02
Sócios Honorários 00
ABERTURA
Na hora regimental a presidente, companheira Maria Ione Costa de Moraes, convidou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa
MESA PRINCIPAL
O protocolo companheiro Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com a presidente, companheira Maria Ione Moraes, e com a secretaria companheira Sônia Maria Dantas.
SAUDAÇÃO A BANDEIRA
A presidente companheira Maria Ione solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
ORAÇÃO ROTÁRIA
A oração rotária ficou a cargo do companheiro Ney Casado que fez a sua prece, exaltando o poder de Deus, rogando a todos para que não usem o seu nome em vão.
TEMPO DO PROTOCOLO
O protocolo, companheiro Wilmar Medeiros, registrou a presença dos convidados: Diego Vasques, convidado do companheiro Helio Tadao e Mônica Santiago, convidada dos companheiros Antonio e Marcia pedindo para todos uma saudação rotária.
TEMPO DA SECRETÁRIA
A secretaria, companheira Sônia Maria Dantas registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da região metropolitana, fazendo uma análise dos seus editoriais.
Disse a companheira Sônia Dantas, que os boletins referidos, ficarão na secretaria à disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.
Falou a secretária Sônia:
a) Dia 15 p.v. - Reunião do Conselho Diretor com a participação dos associados para se chegar a uma conclusão de como se fazer um projeto para o Lar de Clara ou outro qualquer programa social que mereça nossa atenção.
b) No dia 15 de outubro próximo teremos um companheirismo no apartamento do casal Gildo Caricio/Zurma; na sexta-feira 21 de setembro próximo as 19 horas, quando será estudado o assunto sobre projeto filantrópico e depois será feito uma reunião de companheirismo.
c) No dia 12/09 próximo setembro, termina a prorrogação do Intercâmbio de Jovens. O exame de seleção se dará no sábado 17 de setembro próximo;
d) Dia 22/09 palestra do Engº Ilo Borba, sobre o tema: Arena da Copa do Mundo, 2014 em Pernambuco.
TEMPO DA PRESIDENTE
A presidente, companheira Maria Ione, convidou todos os presentes para o almoço em companheirismo, que transcorreu num verdadeiro ambiente rotário.
ALMOÇO
Terminado o almoço, foi dado continuidade aos trabalhos.
COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS
O companheiro Wilmar Medeiros leu a noticia do falecimento do companheiro Clóvis Cabral da Revista Brasil Rotário deste mês.
Sobre o companheirismo da Fazenda Betânia, disse o companheiro Wilmar que o acordado com a empresa de turismo foi para 20 pessoas e como só 10 confirmaram, será cobrado de cada componente um acréscimo de R$ 40,00(quarenta reais).
A companheira Márcia Jaci do Amaral Lins comunicou que breve será dado inicio a Escola de Pais e que, oportunamente, trará mais detalhes.
Falou também a companheira Márcia sobre o Dia Internacional da Alfabetização, citando o Prof. Paulo Freire que disse: “A alfabetização é a chave da porta do conhecimento”.
O companheiro Milton Dantas falando sobre: “A Escola Pública” citou a cidade de Quixaba, no interior de Pernambuco, na fronteira com a Paraíba, cuja escola pública ganhou a medalha de ouro de física. Essa escola foi fundada pelo Sr. Manoel Dantas, que cantou em versos todas as belezas do nosso sertão, inclusive “Asa Branca”.
A presidente, companheira Maria Ione, falou sobre o Bingo Beneficente que será realizado pelo Rotary Club do Recife Frei Caneca, no Círculo Militar do Recife, e que cada cartela custará R$ 10,00(dez reais).
ENCERRAMENTO
Dado ao adiantado da hora, a presidente companheira Maria Ione Costa de Moraes, deu por encerrado os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
NOTÍCIAS
Recebemos da família do nosso saudoso sócio honorário FRED VIEIRA, a informação que será ministrado o Culto In Menorian na CATEDRAL ENGLICANA DA SANTISSIMA TRINDADE, na Rua Alfredo de Medeiros, 60 no Espinheiro, às 20h do próximo dia 15.
HOMENAGEM
Colhi no Jardim da vida, essa rosa para, em nome dos que fazem o Frei Caneca, oferecer à nossa Presidente Maria Ione quando ela completa alguns bons anos de vida. (15 de Setembro)
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário