Companheiros (as), visitantes,
Recife, 13 de Outubro de 2011 Boletim Semanal nº 15
STEVE JOBS - A LENDA
Gustavo Rocha
Gostava (e gosto) muito de ler sobre Steve Jobs. Li sua biografia, escutei seu discurso em Stanford, acompanhei seus passos criadores, inovadores e principalmente simples em relação aos produtos da Apple.
Já escrevi sobre ele algumas vezes e sempre o assunto era sobre a sua genialidade, singularidade e como a empresa Apple seria sem a sua presença. Agora, iremos realmente descobrir isto.
Minha homenagem a esta grande pessoa que em sua passagem pela terra fez diferente e fez a diferença não será emotiva ou quiçá marcante. Se você quer algo assim, leia esta aqui.
Os produtos por ele criados eram de um princípio de ser algo extremamente difícil de fazer: Ser simples. Ou como se brinca por aí, estilo KISS – Keep it simples, Stupid!
Até o email que a Apple criou para que as pessoas possam homenageá-lo foi simples, como ele: rememberingsteve@apple.com (se você quiser, deixe sua homenagem para ele através deste email).
Criar algo funcional e simples não é fácil. Em fato, é muito mais complexo. Ser simples significa conseguir unir funcionalidades, desejos dos consumidores em algo que não pode ser complicado, deve ser muito intuitivo e mais, deve surpreender.
Fazer isto em produtos não é fácil, em serviços então, mais difícil ainda.
Mas, a história de Jobs nos mostra que é possível inovar com ideias simples e diretas. Como ele mesmo disse, ter foco é dizer não.
Quem trabalhou com ele dizia que era uma pessoa dura, perfeccionista, mas que amava o que fazia e encantava a todos com este amor ao trabalho.
Conheci advogados com mais de 70 anos com vitalidade que muitos jovens não tem. Eles não tinham força física, as vezes até o raciocínio já estava mais lento, mas o amor a sua profissão e o brilho nos olhos de quando conversamos sobre justiça me marcaram a alma e faz-me acreditar que o mundo ainda pode ter jeito.
(Nossa homenagem a Steve Jobs por tudo que ele foi para a ciência - Uma contribuição do companheiro Zacarias Vilar.)
SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE - FREI CANECA, REALIZADA EM 05/OUTUBRO/2011
Numero de Sócios 20
Sócios Presentes 16
Sócios Ausentes 04
Convidados e Visitantes 05
Sócios Honorários 00
ABERTURA
Na hora regimental a presidente, companheira Maria Ione Costa de Moraes, convidou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa
MESA PRINCIPAL
O protocolo companheiro Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com a presidente, companheira Maria Ione Moraes e com a secretaria companheira Sônia Maria Dantas.
SAUDAÇÃO A BANDEIRA
A presidente companheira Maria Ione solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
ORAÇÃO ROTÁRIA
A oração rotária ficou a cargo da companheira Márcia Jaci do Amaral Lins, que leu a seguinte prece:
-“Se a sombra dos dias tristes perturbar a subida, volte seu pensamento para Deus, que está dentro de cada um de nós.
A vitoria nos chega por meio das lutas que travamos dentro de nós mesmos.
Se as quedas magoam o campo, servem para libertar o coração.
E, depois de vencer, espalharemos o amor em redor de todos nós, porque pelo amor conseguimos vencer a nós mesmos.
TEMPO DO PROTOCOLO
O protocolo, companheiro Wilmar Medeiros, registrou a presença dos convidados: Roberto Fernandes e Kim Thomas convidados do companheiro Danilo Santos do RC Salvador-Aratú, Gilberto Vasconcelos convidado da companheira Verônica Cidreira e Glilma convidada do companheiro Ranulfo Andrade, pedindo para todos uma saudação rotária.
TEMPO DA SECRETÁRIA
A secretaria, companheira Sônia Maria Dantas registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da região metropolitana, fazendo uma análise dos seus editoriais.
Disse a companheira Sônia Dantas, que os boletins referidos, ficarão na secretaria à disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.
A secretária companheira Sônia Dantas falou sobre o companheirismo na Fazenda Betânia e que foram 14 pessoas, entre sócios e convidados.
Local aprazível, onde ainda se vê o nascer e o por do sol; onde se vê o verde se espalhando pela terra através das árvores, através dos campos.
Falou também a companheira Sônia, sobre a programação do mês de outubro, dedicado por Rotary aos Serviços Profissionais.
Disse também, que já foi feito o depósito da “Per Capita“ do Distrital, e que os associados têm que honrar seus compromissos com a tesouraria, fugindo da inadimplência.
ALMOÇO
A presidente, companheira Maria Ione, convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo.
Terminado o almoço, que transcorreu dentro do espírito rotário, foram reiniciados os trabalhos.
COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS
O Companheiro Wilmar Medeiros falou no Baile Anos Dourados da UBE a se realizar no dia 20 de outubro próximo, com direito a jantar ao preço de R$ 65,00(sessenta e cinco reais) per capita.
A companheira Márcia Lins falou no curso de Empregada Doméstica e Diarista, patrocinado pela Revista “Nova Mulher“.
Homenageou a nossa funcionária Neide Jane pela passagem do Dia da Secretária.
O companheiro Antonio Maciel Lins comunicou o inicio da Escola de Pais que será ministrada na sede de Antonio Autopeças durante 10 dias, sempre às quinta-feira, das 19:00 às 20:30h.
A presidente, companheira Maria Ione, lembrou a todos o nosso 1º Bingo Beneficente que será realizado no dia 12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na sede do Circulo Militar do Recife.
PALESTRA
O palestrante companheiro Ranulfo Andrade abordou com muita propriedade a avenida de serviços profissionais, mapeando algumas profissões e suas ramificações. Falou na engenharia que antes se resumia em Civil, Elétrica, Mecânica e Química e hoje, temos engenharia portuária, engenharia de computação, e tantas outras que surgiram do desenvolvimento e do crescimento do país.
O mesmo se dá com a medicina, com a advocacia e com tantas outras profissões.
Falou o palestrante na valorização das profissões como fruto da necessidade de emergir, e disse, finalizando a sua palestra:
A Avenida de serviços Profissionais é considerada por Rotary como a avenida da sinceridade- motivadora do princípio que se estabelece o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e difusão das normas da ética profissional.
O companheiro Zacarias Vilar disse: -“Todos nós conhecemos a competência do companheiro Ranulfo Andrade e, como presidente da subcomissão de Serviços Profissionais, agradeço a sua participação e não me resta senão, a nota 10 para o companheiro”.
ENCERRAMENTO
Nada mais havendo a tratar e dado ao adiantado da hora a presidente companheira Maria Ione, deu por encerrados os trabalhos pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
STEVE JOBS PELA IMPRENSA 

Os seus produtos tiveram tanto impacto em nossa cultura quanto o telefone e o carro. O mundo seria um lugar meio pobre caso não tivesse acesso às invenções dele.
As criações de Steve Jobs tornaram o nosso cotidiano mais agradável, bonito e eficiente com: o Mac. o iPod, o iPhone e o iPad, espalharam-se pelo mundo com força de um renascimento cultural.
Com um toque ele inventou o século 21/Ele foi um homem a frente do seu tempo
SOCIAIS - REGISTRO DE NASCIMENTO
Registramos com carinho o nascimento do garoto Miguel, filho do jovem casal Esio Morais/Tassia Fábia, no dia 10/10/2011.
Os avós, nossos queridos companheiros, Zacarias e Maria Aparecida estão jubilosos e não cabem em si de tanta alegria.
Para Pensar!..
“Se eu pudesse colocar um Rotary em cada cidade, em cada povoado ou aldeia, eu poderia garantir a paz futura no mundo”. (Warreng Hardling)
Nenhum comentário:
Postar um comentário