quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BOLETIM 24 DE NOVEMBRO DE 2011

Companheiros (as), visitantes,
 
Recife,  24 de novembro de 2011                             Boletim Semanal nº 20
                                                                                       
15 DE NOVEMBRO- PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
 No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
- Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
- A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico; Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.
A Proclamação
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
(Pesquisa via  Internet)
SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE - FREI CANECA,   REALIZADA EM 10/NOVEMBRO/2011
Numero de Sócios               20
Sócios Presentes                 14
Sócios Ausentes                 06
Convidados e Visitantes        04
Sócios Honorários                00
ABERTURA
Na hora regimental a vice presidente, no exercício da presidência, companheira Márcia Jaci do Amaral Lins, convidou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa
 MESA PRINCIPAL
O protocolo companheiro Wilmar  Medeiros  anunciou a composição da mesa que contou, além dele,   com a presidente em exercício, companheira Márcia  Jaci do Amaral Lins e com a secretaria companheira  Sônia Maria Dantas.
SAUDAÇÃO A BANDEIRA
A presidente em exercício companheira Márcia Lins solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
ORAÇÃO ROTÁRIA
A oração rotária ficou a cargo da companheira Verônica Cidreira que leu a seguinte prece:
-“Não interrompa a manifestação de carinho a uma pessoa querida, só porque os outros o julgam errado.
Consulte sua consciência e ao dê ouvidos às vozes da inveja e do ciúme.
O carinho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida, que já é dura por si mesma.
A vida sem afeição é um inferno, um deserto sem oásis.
Conserve seu carinho, dedicando-a às pessoas a quem você ama.”
TEMPO DO PROTOCOLO
O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença de Ana Regina Vasques  convidada do companheiro Hélio Tadao Nakata, e Marcel Cidreira, convidada da companheira Verônica Cidreira, e dos convidados do RCR Frei Caneca, Leandro Lima e Aristides Bezerra, que fariam uma importante palestra sobre Mercado de Capitais,  pedindo para todos uma saudação rotária.
TEMPO DA SECRETÁRIA
A secretaria, companheira Sônia Maria Dantas registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da região metropolitana, fazendo uma análise dos seus editoriais.
Disse a companheira Sônia Dantas, que os boletins referidos, ficarão na secretaria à disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.
TEMPO DA PRESIDENTE
A presidente em exercício, companheira  Márcia Jaci do Amaral Lins, disse da honra de estar presidindo uma plenária do RCR Frei Caneca e se intitulou       “estagiaria“  em preparação para o ano rotário 2011/2012, quando  assumirá a presidência do clube, para o qual foi eleita.
Falou a companheira Márcia da impossibilidade de se ter a palestra programada, por problemas técnicos e pelo deslocamento do nosso ambiente de reuniões por exigências da administração do restaurante.
A presidente em exercício Márcia Jaci do Amaral Lins falou que estavam encerrando a Escola de Pais com entrega de diplomas aos participantes, às 19h na sede da empresa Antonio Soluções Automotivas e que  todos estavam convidados.
A presidente em exercício companheira Márcia, pediu a todos os presentes “um minuto de silencio” pelo falecimento do pai do companheiro Laércio Gomes de Lima, e da irmã do companheiro Wilmar Medeiros.
Em seguida convidou todos os presentes para o almoço em companheirismo.
Encerrado o almoço foi dado continuidade aos trabalhos.
COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS
A companheira Sônia Maria Dantas disse que a companheira Oneide Queiroz, comunicou que as máquinas trituradoras patrocinadas pelo Rotary Club do Recife Frei Caneca e pelo  companheiro  Milton Dantas, serão instaladas no próximo,  sábado, à tarde, na Capela S. Vicente de Paulo, na rua Rio Real, no IPSEP, e que seria interessante a presença dos sócios do RCR Frei Caneca, para constatar  “in loco”  a importância dessas máquinas para a comunidade.
O companheiro Laércio Gomes de Lima falou sobre o falecimento de seu pai e  agradeceu a todos os que de uma forma ou de outra  contribuíram para amenizar o seu sofrimento e de sua família.
O companheiro Wilmar Medeiros também falou sobre o falecimento de Zélia sua irmã caçula e fez questão de enumerar todos àqueles que, a sua maneira, se solidarizaram com sua dor e da sua família. Compareceram ao sepultamento: Milton e Sônia Dantas, Zacarias Vilar, Telma Biscontini e Maria Rolemberg.
Através de e-mail: Paulo Roberto, Ney Casado e Jaqueline, Verônica Cidreira, Alexandre Santos, Milton e Sônia Dantas, Zacarias Vilar e Maria Aparecida. Através de telefone: Milton Pires e Fátima Almeida.
O companheiro Wilmar Medeiros avisou que a missa de “sétimo dia”, será no dia 16 de novembro próximo, às 19h, na igreja de Santa Teresina do Menino Jesus, na rua da Baixa Verde, no Derby.
Disse o companheiro Wilmar que Santa Terezinha era a santa da devoção de Zélia, sua irmã.
Ainda com a palavra, o companheiro Wilmar Medeiros, disse que vai indo muito bem a campanha para aquisição de sapatos e sandálias, para as crianças da creche “Lar de Clara” e que, em janeiro próximo, serão feitas a doações.
ENCERRAMENTO
Nada mais havendo a tratar, a presidente em exercício, companheira Márcia Jaci do Amaral Lins deu por encerrados os trabalhos, pedindo a todos os presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
 
SOLIDÃO
Francisco  Buarque de Holanda
Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes querido que não podem mais voltar...Isto é saudade.
Solidão não é o retiro involuntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é  equilíbrio.
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... Isto é um princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao seu lado... Isto é circunstância
Solidão é muito mais do que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma...

Descrição: MP900423613[1]DÓLAR ROTÁRIO NOVEMBRO/2011 –R$ 1,75



Nenhum comentário: