Companheiros (as), visitantes,
O FREVO
Sócios Ausentes 06
Recife, 09 de fevereiro de 2012 Boletim Semanal nº 26
Origem - Em Pernambuco entre os anos de 1910 e 1911, surgiu um ritmo carnavalesco muito animado e que se tornou famoso até hoje. -O frevo. A palavra frevo vem de frever (ferver), uma vez que o estilo da dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas existe uma superfície com água fervendo.
Apesar de parecer simples ao olhar, os passos de frevo são difíceis, pois esta dança inclui: gingados, malabarismo, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados.
Os dançarinos de frevo encantam com sua técnica e improvisação muito utilizada e, para complementar a beleza da dança, eles usam uma pequena sombrinha aberta, enquanto dançam.
O frevo é derivado da marcha e do maxixe. Era comum atrito entre agremiações e por isso levavam a frente de seus blocos “capoeiristas“ para intimidar os rivais e defender seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo, nasceu o passo - a dança do frevo.
A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança ou quando dança os passistas, neste caso são realizados os passos mais difíceis, com impressionantes acrobacias. O frevo tem cerca de 100 passos.
O Carnaval de Pernambuco é consagrado nacionalmente como uma festa popular graças a seus compositores onde se destacam:
Capiba- Que deixou uma coletânea de frevos e que tem no cantor Claudionor Germano o seu maior interprete.
Nelson Ferreira - Compôs em 1957 o frevo de bloco Evocação Nº 1 cantado em todo Brasil e inúmeros outros frevos de ruas, inesquecíveis.
Edgar Moraes – Autor do frevo que inspirou a criação do Bloco da Saudade. - Valores do Passado- que homenageia 24 blocos extintos do Carnaval do Recife.
Levino Ferreira – Dono de um grande repertório de frevos de rua, contribuiu e muito para o enriquecimento desse gênero que esquenta o folião,
Getulio Cavalcanti - Cantor e compositor de belos frevos de bloco. Conquistou a popularidade quando compôs o frevo “O Bom Sebastião“, homenageando o compositor Sebastião Lopes no Carnaval de 1976. “Último Regresso“ é outra de suas belas e imortais composições.
J. Michiles - Apareceu como compositor nos anos de 1960, ao vencer concurso com a peça: “Uma canção para o Recife, com a antológica marcha – Recife Manhã de Sol. A partir daí compôs vários outros sucessos, com destaque para alguns frevos canção, imortalizados na voz de Alceu Valença, como: Roda e Avisa e Diabo o Louro.
O hino do Bloco da Saudade é de sua autoria, no qual evoca antigos compositores carnavalescos.
José Santiago – Outro importante compositor de frevo de bloco. Apaixonado pelo bloco “Batutas de São José“ criou o hino da agremiação e o também famoso: “Relembrando o Passado”.
Lídio Macacão – Nasceu em 1892 e ajudou a crescer o Carnaval de Olinda. É autor de diversos frevos do Carnaval olindense, entre eles Morcego; Música, Mulheres e Flores, considerada a obra prima da musica olindense; Três da Tarde, frevo de rua que se tornou um dos hinos do Carnaval de Olinda.
Clídio Nigro – Autor de vários frevos do carnaval de Olinda, entre eles os mais famosos de todos os tempos – o Hino do Elefante. É autor ainda de Banho do Conde, em parceria com Wilson Wanderley.
Alex Caldas – Autor de um dos mais famosos e tradicionais frevos do Carnaval de Olinda: Bate,bate com doce, o hino da Troça Carnavalesca Mista Pitombeira dos Quatro Cantos, tradicional agremiação carnavalesca da cidade, lançada em 1950.
Milton Pires (Matéria focada via Internet)
SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE - FREI CANECA, REALIZADA EM 02/FEVEREIRO/2012
Numero de Sócios 20
Sócios Presentes 14
Sócios Ausentes 06
Convidados e Visitantes 01
Sócios Honorários 00
ABERTURA
Na hora regimental a presidente, companheira Maria Ione Costa de Moraes, convidou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.
MESA PRINCIPAL
O protocolo companheiro Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com a presidente companheira Maria Ione Costa de Moraes, e com a secretaria companheira Sônia Dantas.
SAUDAÇÃO A BANDEIRA
A presidente, companheira Maria Ione Moraes, solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
ORAÇÃO ROTÁRIA
A oração rotária ficou a cargo da companheira Zurma Grassano de Gouvêa Caldas que leu a seguinte prece:
“A vida é um caminho em movimento
Existe apenas uma rivalidade capaz de dignificar o homem e tomá-lo mais nobre – é a rivalidade do trabalho.
Se esta vida é caminho, se o caminho é movimento e se o movimento é trabalho, então a dignidade maior da vida humana consiste em trabalhar, porque somente ele é capaz de elevar o homem perante si mesmo, perante a sociedade e aos olhos de Deus.
A grande “gincana” da vida humana, a mais gloriosa, deveria ser a de quem chegasse primeiro no amor e na dedicação ao trabalho.”
TEMPO DO PROTOCOLO
O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença da Sra. Ana Regina Vasques convidada do companheiro Helio Tadao Nakata, pedindo para ela uma saudação rotária.
TEMPO DA SECRETÁRIA
A secretária, companheira Sônia Dantas registrou a recebimento dos boletins dos clubes rotários de Recife e da região metropolitana, comentando sobre seus editoriais, inclusive do nosso boletim escrito pela companheira Verônica Cidreira, sobre Meio Ambiente - A Carta da Terra e os Resíduos Sólidos.
A companheira Sônia disse está constrangida com a sua atuação em Rotary. Não conseguiu ainda se curar totalmente da conjuntivite, o que vem dificultando seu trabalho, mas, disse que, se Deus quiser, voltarei a minha atuação mais objetiva em Rotary.
A companheira Telma Biscontini, ofereceu-se para, como segunda secretária, ajudá-la no que fosse preciso.
TEMPO DA PRESIDENTE
A presidente companheira Maria Ione Moraes convidou todos os presentes para participar do almoço.
Encerrado o almoço, que transcorreu num verdadeiro ambiente de companheirismo rotário, foi dado continuidade aos trabalhos.
COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS
O companheiro Wilmar Medeiros falou na visita no dia 28 de fevereiro próximo, ao Porto de Suape, em ônibus climatizado promovida pela
UBE ao preço de R$ 20,00(vinte reais), não incluído o almoço, e que mais detalhes serão dados nas próximas reuniões.
Disse também o companheiro Wilmar Meeiros que o Sr. Rogério, diretor Social da UBE convidou para uma palestra sobre gastronomia no dia 04 de fevereiro próximo na Rua da Glória- Boa Vista – Centro Cultural Gustavo Araujo.
Falou também o companheiro Wilmar num espetáculo primorosos que será o encontro de Vassourinhas de Olinda, comemorando um século de existência com o Vassourinhas de Recife, e que oportunamente dirá o dia, local e hora desse encontro.
Com a palavra o companheiro Antônio Maciel falando na formação do Conselho Diretor 2012/2013 propôs o nome do companheiro Ranulfo Andrade para ministrar Informações Rotárias aos sócios, principalmente aos mais novos.
Falou também o companheiro Antonio que as plenárias deveriam ter mais disciplina e que todos os sócios criassem o hábito de participar das reuniões e que se criasse uma metodologia para angariar novos sócios.
O companheiro Zacarias Vilar falou sobre o E-clube (Clube Eletrônico) e seu desenvolvimento.
O companheiro Alexandre Santos disse que está sendo criada a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores e que a comissão que estuda esse assunto é composta de vários profissionais, além dele, Alexandre, dos companheiros Albert Bittencourt, Heleno Pereira de Melo, Heitor Brito e outros.
A companheira Telma Maria Biscontini falou no companheirismo na cidade de Triunfo e que já tem uma proposta de R$ 450,00(quatrocentos e cinqüenta reais), para 20 pessoas e que este valor poderá ser dividido. E, se aumentar o numero de participantes, baixará o valor por pessoa.
A data será ainda estudada, porém, a mais provável é 31 de maio de 2012 com volta no dia 01 de junho de 2012.
O companheiro Wilmar Medeiros, por solicitação da presidente companheira Maria Ione, procedeu à eleição pára a indicação da presidente do Rotary Club do Recife Frei Caneca 2013/2014 e, por maioria absoluta foi indicada a companheira Sônia Maria Dantas.
Em seguida a companheira Márcia Jaci do Amaral Lins, presidente eleita do RC do Recife Frei Caneca, ano rotário 2012/2013, atendendo as Normas de RI apresentou seu Conselho Diretor:
Presidente - Márcia Jaci do Amaral Lins
Vice Presidente – Sônia Maria Dantas
1ª Secretária–Verônica G. Cidreira
2º Secretário–Ranulfo José C. de Andrade
1º Tesoureiro – José Geraldo Cavalcanti de Oliveira
2º Tesoureiro – Gildo Caricio Caldas
1º Protocolo – Telma Maria Barreto Biscontini
2º Protocolo- Wilmar de Madeiros e Silva
Comissões:
Comissão de Administração do Clube – Alexandre José Ferreira dos Santos
Comissão de Projetos Humanitários – Hélio Tadao Nakata
Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo - Zacarias de Queiroz Vilar
Comissão da Fundação Rotária – Zurma Grassano de Gouvêa Caldas
Comissão de Imagem Pública-Maria Ione Costa de Moraes.
Presidente Indicada 2013/2014 – Sônia Maria Dantas
Foram indicados também os companheiros presidentes das subcomissões.
ENCERRAMENTO
Nada mais havendo a tratar, a presidente companheira Maria Ione, deu por encerrados os trabalhos, convidando a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.
PARA REFLETIR:
O verdadeiro companheirismo se mede nos momentos de infortúnio. Como dizia o Presidente Juscelino: “é fácil ter amigos ao palmilhar estradas aquecidas pela glória. Raro e difícil, porém, é senti-los na adversidade; poucos tentam colocar o ombro debaixo da cruz que ameaça pesar sobre o nosso corpo.”
Cada dia aumenta mais os acidentes de trânsito provocados pelo álcool. È muito importante que se observe a mensagem muito divulgada: “Se beber não dirija, se for dirigir não beba.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário