quarta-feira, 20 de junho de 2012

BOLETIM nº42 - 21 DE JUNHO DE 2012

Companheiros (as), visitantes,


 Recife, 21 de junho de 2012                                      Boletim Semanal nº  42

  

                   

Pagode Chinês                                                                                Muralha da China


A CHINA QUE CONHECEMOS

                                    Hélio Tadao Nakata

                                   Ana Regina Vasques

Ana e Eu estivemos em visita a República Popular da China, em meado de maio, a convite da empresa Hytera Communications Corporation Limited. A viagem foi uma premiação recebida por nossa empresa, por termos nos destacado na comercialização de equipamentos de radiocomunicação da Hytera.

 Chegamos à China via Hong Kong, porção inglesa até 1997, onde a comitiva brasileira juntou-se aos demais convidados vindos da Colômbia, do México, dos Estados Unidos e do Canadá. Ao todo, éramos 50 convidados formados por distribuidores e revendedores.


Atualmente, a China é considerada como o país com a economia que mais cresce no mundo, com uma taxa próxima de 10%. Em 2011 seu PIB chegou a US$ 7,46 trilhões, atrás somente dos Estados Unidos. Esta cifra aponta que a economia chinesa representa hoje cerca de 15% da economia mundial.

 A China quer muito mais! Vem impressionando com os investimentos que faz em ciência e tecnologia e com o avanço na educação dos seus jovens. A quantidade de doutores é de aproximadamente 190 milhões. Um Brasil de doutores.

 Além da ciência, da tecnologia e da cultura chinesa serem a bola da vez, o turismo se destaca crescendo lado a lado com a economia, tanto no âmbito interno (turistas da própria China) como no de visitantes de outros países. Destaque para os japoneses, os indianos, os norte-americanos e os europeus.

 A China que conhecemos parece estar a passos largos, com status de laboratório mundial de alta tecnologia. Exemplo disso: a fabricante Hytera que visitamos, um modelo de expertise nas pesquisas de equipamentos concorrentes, na área de designer, na produção e nos testes de envelhecimento.

 Destacamos também as obras impecáveis de infraestrutura - os aeroportos, as estradas ajardinadas, os arranha-céus em megas condomínios. Os chineses estão preparadíssimos para receber o turismo externo e demonstram isso com a limpeza em todos ambientes onde estivemos. Exceto os banheiros, que mesmo parecendo estarem limpos, exalavam um odor muito forte e desagradável. A nós nos parecia que o grande número de usuários que passavam por esses ambientes justificaria tal contraste. Fica essa ressalva!

Hong Kong, um dos centros financeiros do mundo - a “cidade maravilhosa” dos chineses - encanta pela sua beleza natural, privilegiada pela geografia da Ilha. À noite a cidade se transforma. Muitas luzes coloridas e o comércio aberto até as 23 h. Conhecemos um monumento deixado pelos ingleses em 1997 – a estátua de BUDA; a Victoria Peak - uma vista panorâmica da cidade com shoppings sofisticadíssimos; o mercado de Staley, onde as esposas dos soldados ingleses faziam suas compras, existente desde a 2ª guerra, entre outros shoppings modernos.

Nossa segunda visita foi a Shenzhen, cidade tecnológica privilegiada pela proximidade com Hong Kong. Em 1980 passou a ser uma ZEE – Zona de Econômica de Exportação, passando de uma simples aldeia de pescadores   à  cidade   planejada - com   infraestrutura   moderníssima,  estradas   amplas e sem     fiações

aparentes, onde as torres de celulares ao longo das ruas e rodovias são estilizadas em forma de árvores. Lá está localizada a sede da Hytera, onde nossa viagem passou a ter cunho um pouco mais comercial que turístico.    

De volta ao nosso passeio turístico, conhecemos Xi’an, capital da província de Shaanxi, onde existe um centro aeroespacial, indústrias bélicas e onde também foram encontrados os Guerreiros de Terracota, soldados esculpidos em terra que tinham a missão de proteger o mausoléu do Imperador. Este sítio arqueológico foi descoberto por um agricultor quando procurava água em um período de seca em 1974. Conhecemos também vários palácios das Dinastias que se instalaram na China entre os anos 500 e 200 antes de Cristo. Assistimos, em um Teatro-restaurante, um show típico do período dessas dinastias, comendo deliciosas massas cozidas no vapor e recheadas com vários sabores. Dizem que foi dessa região que o explorador Marco Pólo levou a massa a mundo.

A última cidade visitada foi Pequim, chamada pelos chineses de Beijing, é a atual capital da República Popular da China. Localiza-se na região norte e possui uma população de aproximadamente 10 milhões e meio de habitantes. Em Pequim, nos foi apresentada apenas a cidade e os monumentos que os turistas devem apreciar, como o Templo do Céu, a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida, o Estádio Nacional de Pequim, a Grande Muralha da China, o Palácio de Verão, o Teatro de Pequim, a Ópera de Pequim e o famoso Pato de Pequim da gastronomia. Fizemos também um passeio em um bairro antigo, que conserva a tradição dos antigos moradores dessa cidade e onde tivemos a oportunidade de andar em um “riquichá”.

“O outro lado da China”, ou seja, o lado ofuscado pelos arranha-céus e pelo crescimento vertiginoso ficará para uma próxima oportunidade. Mas desde já, temos a certeza que realizamos um sonho. Um sonho, que nem mesmo tínhamos sonhado!  



SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE - FREI CANECA, REALIZADA EM 07/JUNHO/2012.



Numero de Sócios            20

Sócios Presentes              13

Sócios Ausentes               07

Convidados e Visitantes     00 

Sócios Honorários             00



ABERTURA



Na hora regimental a presidente, companheira Maria Ione Costa  de Moraes, convidou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.



MESA PRINCIPAL



O protocolo companheiro  Wilmar Medeiros  anunciou a composição da mesa que contou, além dele,   com a presidente companheira Maria Ione, e com a secretária companheira  Sônia Dantas.



SAUDAÇÃO A BANDEIRA



A presidente  Maria Ione solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.



ORAÇÃO ROTÁRIA



A oração rotária ficou a cargo da companheira Zurma Caldas que leu a seguinte prece:

“Com os nossos pensamentos e palavras, construímos o verdadeiro mundo em que vivemos.

Por isso, nossa vida e nossa felicidade dependem exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras.

Vigie o momento presente, para que seu futuro seja feliz.

Plante sementes de otimismo e de amor, para colher amanhã os frutos da alegria e da felicidade.”


TEMPO DA SECRETÁRIA



A secretária companheira  Sonia Dantas, registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da região metropolitana, lendo e comentando os seus editorias.



A companheira secretária, Sônia Dantas  leu a carta do Governador do Distrito 4500, companheiro Vandique Henriques Coutinho quando da Conferência Rotária:

 “É com alegria  que eu e Regina lhes damos as boas-vindas à nossa Conferência Distrital do Sorriso da Família.

Chegou momento de celebrarmos os sucessos alcançados durante o ano e aprendermos com asa experiência uns dos outros.

Hoje amanhã e domingo vivenciaremos momentos de emoção, confraternização, companheirismo e amizade.

Assistiremos a excelentes palestras, apresentações dos participantes de programas de novas gerações e bolsistas da Fundação Rotária, orquestras, bandas  e grupos artísticos, representando todos os projetos de inclusão social, realizados ou apoiados pelos clubes. Também, teremos exposições e divulgação das atividades educacionais e humanitárias realizadas pela família rotária dos estados do Ria Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco  que compõem o Distrito 4500 do RI.

No atual ano rotário, com a proteção divina, apoio e a participação da família rotária do Distrito 4500, coordenadores e administradores de Rotary Internacional, órgãos governamentais e não governamentais e a comunidade, estamos alcançando as metas, o objetivo, a missão  e os valores  do Rotary e promovendo o “ SORRISO DA FAMÍLIA”, ou seja, a felicidade das famílias beneficiadas com nossas ações e alegria da nossa própria família e da família rotária ao realizar um trabalho rotário, dando se si antes de pensar em si, para fazer do mundo um lugar melhor.

  

Para abraçar o mundo e ver cada ser humano como irmão, devemos “CONHCER A NÓS MESMOS PARA ENVOLVER A HUMANIDADE”, fortalecer nossas famílias, dar continuidade ao que fazemos de melhor e mudar tudo o que for preciso.



ALMOÇO

 A presidente, companheira  Maria Ione Costa de Moraes,  convidou  todos os presentes para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço foi dado prosseguimento aos trabalhos.



COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS



A companheira Verônica Cidreira, foi eleita Secretária da Represe  e falou sobre a reunião e como  foram tratadas as dificuldades dos clubes principalmente  quanto à baixa frequência nas plenárias. Para superar este problema foram dadas as seguintes sugestões:

1) Estimular a presença através de convite individual;

2) Devolver atividades interativas e atrativas;

3)  Incluir palestras sobre temas  atuais e  de interesse de todos, convidando rotarianos e não rotarianos.

4) Realizar reuniões  em locais distintos com focos específicos divulgado com antecedência.

5) Dar reuniões festivas no próprio espaço onde se reúnem.

6) Fazer reunião de companheirismo fora do local de reunião.


A companheira Márcia Jaci Lins falou sobre a Conferencia, principalmente nas palestras e do que colheu de ensinamentos para  sua gestão como presidente do Rotary Club do Recife Frei Caneca- 2012/2013.

Disse também a companheira Márcia da beleza que foi o baile do governador.

 O companheiro Antônio Maciel Lins falou sobre a importância da Escola de Paes e que é importante que Rotary a adote.

O companheiro Zacarias Vilar apresentou um DVD enviado pela EGD  companheira Tereza Neuma sobre a Conferencia Distrital  da sua gestão;

 O companheiro  Milton Dantas falando sobre Escola de Paes disse que uma mãe que queima o filho com ferro quente, nunca foi a uma dessas escolas.

A companheira  Zurma Grassano Caldas  falou sobre a ação objetiva da Escola de Paes.

O companheiro Wilmar Medeiros  falou que o RCR Frei Caneca vai adquirir um Titulo Paul Harris que deverá ser dado a um dos companheiros que ainda não possuem este título. São eles: Ney Casado, Verônica Cidreira e Alexandre Santos.

E provável que o  felizardo deve ser o sócio mais antigo.

A presidente companheira  Maria Ione convidou todos os presentes para a posse do Governador do Distrito 4500, Governadores Assistentes e Presidente de clubes, ano rotário 2012/2013 que será no dia 29 de junho próximo,  às 20h, nos salões  da Blue Angel – Benfica.



ENCERRAMENTO



Dado ao adiantado da hora, a presidente companheira Maria Ione Costa de Moraes, deu por encerrados os trabalhos, convidando a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.



FOTOS DO COMPANHEIRISMO NA CIDADE DE TRIUNFO



A Cacimba de João Neco
                                                                   

O ”Por do Sol” de Triunfo 

        
Pico do papagaio- 1260mts


Explicações do guia Euclides- Túnel
sob a Cacimba de João Neco






Nenhum comentário: