quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Companheiros (as), visitantes,  
Recife, 25 de setembro de  2014                     Boletim Semanal Nº 12                                                                                 
ENFIM... A PRIMAVERA

 A primavera é uma das quatro estações do ano.  É a estação das flores. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem inicio em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

É a época do florescimento de várias espécies de plantas. É um período em que a natureza fica mais bela, vestindo o seu manto de flores coloridas e perfumadas, entre elas: a rosa, o girassol, a margarida, a orquídea, a gérbera, o jasmim, o crisântemo, o narciso, a violeta, e as flores tropicais: a helicônia, o copo de leite, o cactos florido, a flor de lótus, a buganvílias, o narciso, entre tantas outras.

Os pássaros, como participante de um coral de mil vozes, saúdam a primavera com os acordes maviosos dos pintassilgos, dos colibris, das cotovias, dos papa-capins e tantos outros virtuoses.  Os canários da terra, os canários do império, os sabiás, os curiós e os uirapurus, são os solistas desse grande coral.

Do ponto de vista da astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (onde o dia e a noite, possuem a mesma duração: 12 horas cada).

No tocante a mudança climática, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.
A primavera é a princesa das estações climáticas.
                                                                                    M. Pires
(Pesquisas via internet)


SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 18/SETEMBRO/2014.

Número de sócios....................19
Sócios Presentes.................. ...15
Sócios ausentes.................... ...04
Convidados e visitantes...........08
Sócios honorários............ .......00

REGISTRO IMPORTANTE

O presidente, companheiro Alexandre Santos está licenciado da presidência do RC do Recife Frei Caneca em virtude da sua candidatura à Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PE), sendo substituído pelo vice-presidente.

ABERTURA

Na hora regimental o presidente em exercício companheiro Zacarias Vilar, solicitou do protocolo companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL

O protocolo companheiro Wilmar  Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o vice-presidente, companheiro Zacarias Vilar, com o secretário companheiro Ranulfo Andrade, com o palestrante, nosso sócio honorário EGD Reinaldo Oliveira e sua esposa Sra. Paola Meirelles de Oliveira.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente em exercício, companheiro Zacarias Vilar solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA
  A oração rotária foi feita pelo companheiro Alexandre Santos, que leu a seguinte prece:

                         “Submeta-me conforme tua promessa para que eu viva, e não me deixe    
                           envergonhado  de minha esperança.  Sustenta-me, e serei salvo, e sempre, 
                           ante meus olhos, terei teus preceitos”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença do EGD companheiro Reinaldo Oliveira, sua esposa Paula Meirelles de Oliveira, convidados do clube; Iramar Pimentel Medeiros, convidada dos companheiros Milton e Sônia Dantas; Ana Regina e Mário Barbosa Araújo convidados do companheiro Helio Tadao; Socorro Pontes e Alena Moutelik, ambas convidadas da companheira Telma Biscontini; Glilma Freitas, convidada do companheiro Ranulfo Andrade; e do visitante companheiro Joselmo Andrade, presidente do RC Maurício de Nassau, pedindo para todos uma oração rotária.

TEMPO O SECRETÁRIO


O secretário, companheiro Ranulfo Andrade registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre os seus editoriais.
Registrou também o companheiro secretário o recebimento da Carta Mensal do Governador, com novo formato e uma boa diagramação.
TEMPO DE PRESIDENTE

O presidente em exercício, companheiro Zacarias Vilar convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço, o presidente em exercício, companheiro Zacarias Vilar, convidou o companheiro EGD Reinado de Oliveira para proferir a palestra sobre sua infância e juventude do bairro Derby.




PALESTRA
          
O palestrante saudou a mesa e disse que o RCR Frei Caneca era também o seu clube rotário e que falar no bairro do Derby é falar na sua infância nos idos de 1938 e 1939.
Falou na Travessa da Baixa Verde, na Rua Bittencourt ao lado do atual Pronto Socorro, na beleza do prédio do Quartel da Brigada Militar, como era chamado na época.
Falou em Henrique bilheteiro no cinema da sua juventude cujo segurança era o soldado “Marcha Lenta“.
Falou na sua professora D. Antônio Santiago que morava junto a Fundição da Capunga.
Citou o Colégio Vera Cruz, onde hoje é o Hospital Jaime da Fonte do qual foi ele aluno fundador.
Formou-se em medicina, quando a faculdade era no Derby, em 1953.
Citou o prof. Luiz e Góis e sua didática quase que perfeita.
Falou também no prof. Selva Junior e seu filho Gustavo Selva. Lembrou comovido o lado da praça onde ficava o tanque do peixe-boi e o coreto aonde a banda da Policia Militar fazia as retretas dos domingos, sob o comando do tenente Suzinha.
Falou no acidente que matou a linda Marion, que lembrava Ingrid Bergamo e seu apaixonado Fred de Góis.
Lembrou as músicas do carnaval da época: O cordão dos punha sacos, Helena, Helena e muitas outras. Lembrou com saudade o “footing” aos domingos à tarde que consistia no desfile de senhoras e senhoritas.
Falou na missa dos domingos na Igreja de Sta. Terezinha na Rua da Baixa Verde, nas tiradas do Cel. Rogaciano Leite: “não mandei azulejar e sim verdejar, pois as pedras eram verdes.“
Falou nas casas: de Torquato de Castro, de Heitor Maia Melo, do Prof. Jorge Lobo.
Falou o palestrante companheiro Reinaldo no seu pai, o saudoso Prof. Waldemar de Oliveira, médico, escritor teatrólogo.
O companheiro Reinado Oliveira, como de sempre, a todos encantou pela sua memória prodigiosa, e sua forma de contar os fatos, como uma peça teatral. Foi ele bastante aplaudido.

O presidente Zacarias Vilar, convidou a companheira Sônia Dantas para fazer entrega ao palestrante do Certificado de Participação a ele conferido, pela brilhante palestra proferida.

ENCERRAMENTO

Dado ao adiantado da hora o presidente em exercício, companheiro Zacarias Vilar, deu por encerrado os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.


                                                 
Foto da mesa dos trabalhos da plenária do dia 18.09.2014, no aguardo do palestrante companheiro EGD Reinaldo de Oliveira.

SOCIAIS DO MÊS DE OUTUBRO

02.10- Ubiracy, esposa do comp. José Geraldo;
02.10- Silvia, esposa do comp. Carlos Eduardo(Cacai)Sócio Honor;
02.10- Risoleide, esposa do comp. Almir Rodrigues;
02.10-Casamento do comp. Laércio/Fernanda;
08.10- Companheiro GILDO CARICIO CALDAS;
23.10- Companheiro HELIO TADAO NAKATA;
27.10- Ruy César, filho do comp. José Geraldo;




 PARA REFLETIR

Se deres um peixe a um homem, ele se alimentará um dia, se o ensinares a pescar, ele comerá a vida inteira.
Esse pensamento de Kuan Tzu nos dá uma visão perfeita da diferença entre filantropia e serviço.

As fotos desse boletim foram cedidas pelo companheiro Guilherme Wanderley


Nenhum comentário: