quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BOLETIM Nº 22 - 05 de janeiro de 2012

Companheiros (as), visitantes,

 

Recife,  05  de janeiro de 2012                                       Boletim Semanal nº 22
                                                                                                
  DIA MUNDIAL DA PÁZ

No dia 1º de Janeiro, comemora-se o Dia Mundial da Paz.  A  data surgiu  através de sua Santidade o Papa  Paulo VI, porém acontecendo pela primeira vez  no dia 08 de dezembro de 1967, convocando todos os homens de bem a celebrar essa comemoração , já  a partir  do dia primeiro seguinte.
O ano de 1968 foi conturbado em grande parte do mundo, foi quando aconteceu a guerra do Vietnã, os assassinatos de Robert Kennedy e Martin Luther King, lutas da população  civil contra os modelos autoritários de Governo, onde no Brasil foi instituído o AI-5 pelo governo militar, sendo hoje considerado uma atentado à liberdade. Mas a Paz é a relação harmoniosa ente as pessoas, povos e nações, mantendo-se em estado de total ausência de violência.
Em virtude de tantos acontecimentos ruins ,pelas guerras que já haviam acometido boa parte do mundo, a cada ano o Papa é responsável por escolher um tema para ser lembrado nesse dia tão especial, pois com início do ano renovam-se as esperanças de uma vida melhor para todos os povos.
O primeiro tema proposto foi o da própria paz, onde o Papa Paulo VI deixou seu recado, dando significado  à mesma. A partir de 1979 os temas  foram escolhidos pelo Papa João Paulo II, ficando sobre a sua decisão  até o ano de 2005, ano do seu falecimento.
Durante esse período, foram abordados vinte e sete temas, sendo lembradas questões sobre o respeito às crianças, a discriminação, desenvolvimento, solidariedade, conflitos mundiais, pobreza, educação, perdão, justiça, direitos humanos, dentre outros.
O Papa Bento XVI já determinou quatro temas para serem trabalhados nesse dia. O do ano de 2009 foi o mais bonito; “Combater a pobreza e construir a paz.“
Num trecho do seu último discurso, o Papa  fez referências ao mundo moderno: “Mas a evocação da globalização deveria revestir também um significado espiritual e moral, solicitando a olhar os pobres bem cientes da perspectiva que  todos somos participantes  de um único projeto divino, chamados a construir uma única família, na qual todos- indivíduos, povos e nações-regulem o seu comportamento segundo os princípios da fraternidade e responsabilidade.
Com isso, espera-se alertar o mundo sobre temas que promovam a Paz, tornando a vida mais justa.
O tema de 2011 foi: “Liberdade religiosa, caminho da Paz“.
O tema de 2012 é:    Educar os jovens para a justiça”.






SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE - FREI CANECA, REALIZADA EM 01/DEZEMBRO/2011

Numero de Sócios             20
Sócios Presentes               15
Sócios Ausentes                05
Convidados e Visitantes      02 
Sócios Honorários              01

ABERTURA

Na hora regimental a presidente, companheira Maria Ione Costa de Moraes convidou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL

O protocolo companheiro Wilmar  Medeiros  anunciou a composição da mesa que contou, além dele,   com a presidente companheira Maria Ione Costa de Moraes, com a secretaria companheira  Sônia Maria Dantas e com o nosso sócio honorário EGD  Alberto Bittencourt, palestrante do dia.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

A presidente companheira Maria Ione Moraes, solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária ficou a cargo da companheira Zurma Grassano de Gouvêa Caldas que leu a seguinte mensagem:

“Não se impressione com seus sonhos!
Isto poderia levá-lo extravagâncias ridículas.
Viva acordado no bem, e os sonhos serão belos e bons.
Se alguma característica de verdade lhe for revelada num sonho, aceite-a com simplicidade.
Mas não se deixe levar a interpretações supersticiosas.
Procure sempre o lado bom das coisas”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença de dos convidados: André Gustavo, filho dos companheiros Gildo e Zurma e Ana Regina, esposa do companheiro Helio Tadao, e do visitante Alberto Bittencourt do RCR Boa Viagem, pedindo para todos, uma saudação rotária.

TEMPO DA SECRETÁRIA

A secretaria, companheira Sônia Maria Dantas registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da região metropolitana, fazendo uma análise dos seus editoriais.
Disse a companheira Sônia Dantas, que os boletins referidos, ficarão na secretaria à disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

Falou a secretaria companheira Sônia Dantas sobre a entrega  das máquinas trituradoras e sugeriu se fazer um rodízio para o acompanhamento da sua utilização.

TEMPO DA PRESIDENTE

A presidente companheira  Maria Ione, convidou todo0s os presentes para participar do almoço em companheirismo.


Encerrado o almoço, foi dado continuidade aos trabalhos.


COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

A companheira Zurma Grassano Caldas disse da sorte do Rotary Club do Recife Frei Caneca em ter o companheiro Alberto Bittencourt como palestrante sobre a Fundação Rotária.

PALESTRA

O companheiro Alberto Bittencourt disse da satisfação em falar sobre a Fundação Rotário no RCR Frei caneca, clube do seu coração e que aqui se sente  como se tivesse no seu  clube.
Falou sobre o lançamento   do seu livro intitulado: “Biografia do Cel.Prof. Hercílio Fialho Filho”, às 17h do dia 13 de dezembro próximo, no Circulo Militar do Recife.

Disse também Bittencourt que representará o Rotary no dia 7 de dezembro, na churrascaria Boi Preto comemorando os 15 anos do grupo: “Construtores da Paz“.

Falou o companheiro Bittencourt sobre as mudanças planejadas para Rotary e que Paul Harris já dizia que: “Este é um mundo de mudanças “.
Nós devemos estar preparados para mudanças.

A história de Rotary deve ser reescrita muitas e muitas vezes, disse o palestrante.
Já consta a criação  da  5ª Avenida de Serviços: “SERVIÇOS INTERNACIONAIS DE NOVAS GERAÇÕES”.

Disse que a Fundação Rotária é independente de RI. Não vive de per capta.

A Fundação Rotária vive exclusivamente de contribuições espontâneas e dos títulos Paul Harris.
Biil Gates, parceiro de Rotary na  erradicação da Poliomielite, doou  355 milhões de dólares.

Sobre as crianças famintas: “Nós não permitamos que as crianças morram porque não nos esforçamos para salva-las”.

O palestrante, companheiro Bittencourt, demonstrou profundo conhecimento sobre a Fundação Rotária e suas ramificações. Deixou a todos nós  encantados com  tão bela palestra sobre um assunto tão importante em Rotary.

Foi o mesmo muito aparteado e a todos respondeu com muita segurança e simplicidade.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar, e dado ao adiantado da hora, a presidente companheira Maria Ione deu  por encerrados os trabalhos, agradecendo a presença do EGD Alberto Bittencourt, pedindo a todos, para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.


SOCIAIS DO MÊS DE JANEIRO
01/01- Companheira SÔNIA MARIA DANTAS;
11/01- Milton, filho do comp. Milton Pires;
17/01- Companheiro Carlos Eduardo Monteiro(Cacai) Sóc. Honor.;
28/01- Casamento dos companheiros Milton e Sônia Dantas;
29/01- Aparecida, esposa do comp. Zacarias Vilar;
29/01- Companheiro JOSÉ GERALDO CAVALCANTI;
29/01- Companheira TELMA MARIA BARRETO BISCONTINI.



Dólar Rotário Dezembro/2011
R$ 1,75

CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO

A Confraternização de final de ano do Rotary Club do Recife Frei Caneca aconteceu no dia 16 de dezembro passado, oferecida pelos companheiros Gildo Caricio Caldas e Zurma Grassano Caldas no belo apartamento do casal  na avenida Boa Viagem.
Serviram-nos scotch 12 anos e vinho de alta qualidade.  O jantar de pratos variáveis, principalmente de época, nos fazia repetir sem cerimônia.
Estiveram presentes na festa além dos anfitriões e seus familiares os companheiros: Alexandre Santos e Maria Adelaide; Almir Rodrigues e Risoleide; Hélio Tadao, Ana Regina e Sra. Maria de Belém (mãe de Ana); Nosso EDRI Mario Antonino e Celma; José Geraldo Cavalcanti e Ubiracy;  Maria Ione Moraes; Milton Pires  Juareze;  Milton Dantas e Sônia; Ney  Casado e Jaqueline; Paulo Roberto Alves; Ranulfo Andrade e Glilma; Telma Biscontini e sua neta Júlia; Vincenza D’Azzeo; Francisco e Verônica Cidreira; Wilmar Medeiros; Zacarias Vilar e Cida; Neide Jane Melo.
Foi uma festa para não esquecer jamais. Um companheirismo rotário de alto nível, tendo como fundo musical a bela música do Marco Caneca  e da nossa anfitriã.
Foi uma noite memorável.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA CLICADA PELO COMPANHEIRO RANULFO ANDARDE

     


   



Nenhum comentário: