sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 31 de julho de  2014                   Boletim Semanal Nº 04
                                     
             PARA ILUMINAR NÃO BASTA TER LUZ   
                                     Célia Giay-  Diretora RI                                                          
                                                       
Na Assembléia Internacional  de 2014, logo após o presidente   Gary   Huang    anunciar o seu lema, Faça Rotary Brilhar, houve um interessante debate que comoveu  a todos, porque ele apoiou sua fala em algo muito forte: a luz em ação.  Iluminar significa oferecer luz, que transmite a idéia de energia geradora em movimento – e que, por sua vez, converte-se em ação sempre que atua abrindo novos caminhos e, consequentemente melhores resultados. No entanto, a luz não somente ilumina, mas também tem força. Ela é superior à escuridão de que todos nós queremos sair.

É isso que o presidente Gary Huang busca para Rotary. Ele quer que cada rotariano contribua com sua luz e que todos nós, juntos, iluminemos, transformemos e melhoremos a vida de muita gente. Ele espera que os rotarianos possam enxergar soluções para problemas e que suas contribuições individuais e coletivas levem o Rotary a alcançar níveis superiores. Em suma, ele está a procura de mãos que elevem as pessoas, que as tirem do ostracismo, da miséria, da ignorância. Mãos trabalhadoras, impulsionadas por mente e corações iluminados, que transitam por um caminho  de  humanismo em ação, ajudando os indivíduos a alcançar em vida a dignidade que merecem.  
Na Nova Zelândia, há as famosas grutas Waitomo. Quando os visitantes entram na Caverna dos Vaga-lumes, eles mergulham numa profunda escuridão que o faz andar tateando.  A partir de um certo trecho, aos poucos  dezenas, centenas, milhares de Vaga-lumes acendem sua luz, uma a uma, e as cavernas ganham um iluminado amanhecer que vem da ínfima quantidade de luz  que cada vaga-lume oferece. Somadas, essas pequenas luzes permitem aos visitantes enxergar como se fosse dia- eles – poderiam  até mesmo ler um jornal sob o maravilhoso espetáculo ali produzido, inesquecível para os privilegiados que puderem desfrutar dele.  Neste ano que agora se inicia, imitemos os vagalumes de Waitomo e descubramos que em nossa vida há um pouco de luz para iluminar   o  Rotary, para iluminar os outros e proporcionar uma vida nova a nós mesmos. Faça o Rotary Brilhar colocando mais uma vez a seu serviço um dos mais preciosos bens com os quais nossa organização pode contar: o desejo individual de cada  rotariano de sair da escuridão e oferecer uma luz viva, intensa e renovada  que nos permita construir uma sociedade mais justa e um Rotary mais avançado.

 (Matéria extraída da revista Brasil Rotário  07/2014- ano 89  nº 11



   SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 24/JULHO/2014.

Número de sócios......................19
Sócios Presentes ......................14
Sócios Ausentes........................05
Convidados e visitantes.............05
Sócios honorários......................00

ABERTURA

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos convocou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para compor a mesa.
MESA PRINCIPAL

 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente, companheiro Alexandre Santos,  com o secretário companheiro  Ranulfo Andrade e com  Daniel Alves, Coordenador de Articulação e Mobilização  Social da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e com a companheira Helena Bttencourt, palestrante do dia.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos solicitou dos presentes para que de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pelo companheiro Paulo Roberto Alves que fez sua prece pedindo a Deus  pelo fim da violência no Oriente Médio, na Palestina, onde centenas de seres humanos  estão sendo mortos todos os dias num conflito sem fim entre Judeus e Palestinos,  fato que já vem de milênios  e não há até o momento  solução, assim como muitos outros conflitos pelo mundo, que Deus olhe  pelo povo sofrido de todo nosso planeta.

TEMPO DO PROTOCOLO
O protocolo, companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença de Daniel Alves e sua esposa  Jaqueline, convidados da companheira Márcia Lins  e de  Helena Bittencourt  do  RC do Recife Largo da Paz e de Teresinha  Santos  presidente do RC do Recife Boa Viagem, ambas convidados do RCR Frei Caneca, pedindo para todos uma saudação rotária.

TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário, companheiro Ranulfo Andrade registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre os seus editoriais e apresentando a Ata da Reunião do Conselho Diretor do dia 24.07 passado.
Disse o companheiro Ranulfo, que os boletins acima, como também a ata da reunião do CD, ficarão na secretaria à disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente companheiro Alexandre Santos falou sobre a morte do escritor e teatrólogo Ariano Suassuna, dizendo que ele não morreu  pois, está imortalizado através de seus livros, suas peças teatrais e suas aulas espetáculo. Em seguida, pediu a todos para fazer  “um minuto de silencio“ em memória  desse ilustre brasileiro.

O presidente Alexandre registrou com satisfação que breve será criado o RC de Ipojuca que terá como padrinho o nosso RCR Frei Caneca, arrancando aplausos de todos os presentes.

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros apresentou o jovem   Daniel Alves, chamando de              “Rotariano de Coração“ o nosso homem do RYLA.

Daniel falou sobre o nosso saudoso companheiro Antonio Maciel  como um espelho de vida para ele.


Disse ele, que Antônio e Macia  tiveram muita importância na sua formação.
Quanto ao RYLA, disse a si mesmo: “esse é meu caminho”.
Em seguida, o presidente Alexandre  fez entrega a  Daniel do Certificado de Participação  do RCR Frei Caneca, pelo seu maravilhoso trabalho no nosso RYLA.

A companheira  Márcia Lins  disse que conhecia Daniel ha muitos anos  e que o nosso RYLA só será completo com a presença dele. E fez entrega a sua esposa  Jaqueline de uma significativa lembrança. Fez entrega a Daniel do dinheiro arrecadado  para compra de cimentos, da restauração da Igrejinha de Cajueiro Seco e ele disse: “Deus está aqui nesta comunidade“.

O presidente  Alexandre  falou no adiamento da visita do Governador,  cuja nova data será oportunamente divulgada;  Falou também no Dia do Escritor e na sua comemoração na UBE, neste dia 24 de julho às 19,30 na sua sede na rua de Santana, em Casa Forte, com a palestra do escritor  Adalberto Arruda.

O presidente companheiro Alexandre Santos convidou a todos para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço o protocolo companheiro Wilmar Medeiros, solicitou dos presentes que retornassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

MOMENTO  ROTÁRIO

O companheiro Laércio Gomes falou que seu “momento em Rotary“ foi à inclusão dos seus filhos no intercâmbio de jovens que foi para eles um marco importante no seu desenvolvimento como cidadão. Confessou que este momento o deixou muito emocionado e que o RCR Frei Caneca é a sua segunda família.

       CULTURA ROTÁRIA

O companheiro Ranulfo Andrade falou sobre a importância do broche rotário que identifica o cidadão como rotariano, e citou o caso do companheiro Milton Dantas que durante a doença de sua companheira Sônia Dantas em Portugal, na cidade do Porto, teve o seu caminho livre e de uma receptividade amiga, pela sua identificação como rotariano, através do broche, facilitando em muito a sua vida.
    
PALESTRA

A companheira Helena Bittencourt falou sobre a hanseníase e sua disseminação no mundo, principalmente no Brasil. Disse que, com a assistência de um Dermatologista, estão fazendo  um trabalho para erradicação dessa doença com a divulgação dos meios de combate e  de como se precaver. Reuniões estão programadas  inclusive com o apoio da Secretaria de Educação.

Em seguida, falou a companheira Terezinha Santos presidente do RC do Recife Boa Viagem que falou da importância do RYLA na formação moral dos jovens.

O presidente companheiro Alexandre Santos fez entrega  a palestrante companheira Helena Bittencourt  do Certificado de Participação a ela conferido pela  palestra proferida.


ENCERRAMENTO

O presidente Alexandre comunicou a admissão de um novo sócio no RCR Frei Caneca na próxima reunião, 31.07 e em seguida, dado ao adiantado da hora, deu por encerrado os trabalhos pedindo  todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.   Seja bem vindo, companheiro Guilherme!                                     

SOCIAIS DO MÊS DE AGOSTO
                                                  

02.08 – Comp. Heleno Pereira de Melo (Soc. Honor.);
04.08 – Octávio, filho da companheira  Maria Ione;
08.08 – Maria Marta, esposa do comp. Heleno Melo(S.Honor.);
13.08 – Companheira ZURMA GRASSANO DE GOUVÊA CALDAS;
18.08 – Companheiro MILTON PIRES DE SOUZA;
18.08 – Filipe, filho do comp. Laércio Gomes;
23.-8 – Judite, esposa do comp. Wilmar Medeiros;
24.08 – Data da Fundação do RCR FREI CANECA;
24.08 – Dante, esposo da companheira Telma Biscontini.




                              
                                                                        






Nenhum comentário: