domingo, 5 de setembro de 2010

FERIADÃO - SEMANA DA PÁTRIA - ANO ELEITORAL

Feriadão da semana da pátria! O brasileiro aproveita este período para viajar, descansar, programar o futuro, etc...
Este ano de 2010, a semana da pátria será comemorada de um modo especial por ser o ano eleitoral para escolha do (a) presidente (a) do Brasil. Talvez, fosse de bom alvitre fazer uma reflexão sobre o que faz alguém desejar governar uma nação tão complexa como o Brasil. Uma nação onde o desequilibrio social é gritante, mesmo, tendo sido elevado á classes sociais de mais renda, mais de 20 milhões de pessoas que viviam na pobreza extrema ou abaixo da linha da pobreza; uma nação ferida durante centenas de anos pelo descaso de nossos dirigentes à educação do povo brasileiro. Uma nação enferma com doenças preveníveis, mas, que ainda persistem em fazer parte das estatísticas nacionais, embora, os últimos resultados sobre desnutrição do Nordeste indiquem que daqui a 10 anos a desnutrição poderá não existir mais na população nordestina.
Vários motivos poderiam ser especulados para justificar o desejo de ocupar o mais alto cargo da nação.
A brasilidade no coração e mente dos candidatos poderia ser um grande motivo. Querer um Brasil para todos os brasileiros e não apenas para uma minúscula fração.
A certeza consciente de suas capacitações e habilidades para resolução de problemas existentes, além de uma visão criativa, inovadora, para transformar uma realidade indesejável em uma realidade considerada utópica, porém, alcançável com determinação e trabalho.
Uma visão holística da realidade brasileira para assegurar a preservação de sua independência e autonomia e consolidação de sua fortaleza como nação no cenário internacional.
A habilidade política para ouvir, compreender e utilizar os diversos recursos oferecidos pelas mais diferentes segmentos e posições políticas, econômicas, sociais, religiosas, de forma sinérgica e produtiva para o bem do Brasil.
Ter a dureza necessária para não ceder às tentações de participar de projetos que venham enegrecer a imagem e abalar a força do povo brasileiro.
Companheiros e companheiras, penso que nessa semana da pátria, ao pensarmos que nosso país tem dimensões continentais e uma riqueza de reservas naturais invejada por tantas outras nações, resta-nos pedir ao Senhor que nos ilumine ao fazermos a escolha do (a) dirigente melhor para o Brasil.


Telma M B Biscontini

Nenhum comentário: