quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 04 de setembro de  2014      Boletim Semanal  Nº 09                              
                                                                                         

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – 1º REINADO

O Primeiro Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I.  Tem início em 7 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.
O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorreram muitas revoltas regionais, oposições políticas internas.
Em algumas províncias do Norte e Nordeste do Brasil, militares e políticos, ligados a Portugal, não queriam reconhecer o novo governo de D. Pedro I. Nestas regiões ocorreram muitos protestos e reações políticas. Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí e Bahia, ocorreram conflitos armados entre tropas locais e oficiais.
Em 1823, durante a elaboração da primeira Constituição brasileira, os políticos tentaram limitar os poderes do imperador. Neste mesmo ano, o imperador, ordenou que as forças armadas fechassem a Assembléia Constituinte.
D. Pedro I escolheu dez pessoas de sua confiança para elaborar a nova Constituição, outorgada em 25 de março de 1824. Além de definir os três poderes- legislativo executivo e judiciário- criou o poder Moderador, exclusivo do imperador, que lhe concedia diversos poderes políticos. Também definiu leis para o processo eleitoral no país. De acordo com ela, só poderiam votar os grandes proprietários de terra, do sexo masculino e com mais de 25 anos. Para ser candidato era necessário comprovar alta renda 400.000 réis por ano para deputado e 800.000 réis para senador.
As províncias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará formaram, em 1824 a Confederação do Equador, Era a tentativa de criar um estado independente e autônomo do Governo central, pois o povo e vários segmentos da sociedade estavam insatisfeitos com o autoritarismo de D. Pedro I. Manuel de Carvalho Pais de Andrade tornou-se líder do movimento separatista.
O governo central reagiu rapidamente. e muitos revoltosos foram presos e dezenove condenados à morte. A Confederação foi desfeita, porém aumentou ainda mais a insatisfação como o governo de D. Pedro I.
Nove anos após a Independência do Brasil, o governo de D. Pedro I estava extremamente desgastado. O  descontentamento popular com a situação social do país era grande. O autoritarismo do imperador deixava grande parte da elite política descontente. A derrota na Guerra da Cisplatina só gerou prejuízos financeiros e sofrimento das famílias dos soldados mortos.
Em março de 1831, após retornar de Minas Gerais, D. Pedro I foi recebido no Rio de Janeiro com atos de protestos dos opositores. Alguns mais exaltados chegaram a jogar garrafas no imperador. Este conflito ficou conhecido com “A Noite das Garrafadas”.
Sentindo a forte oposição ao seu governo e o crescente descontentamento popular percebeu que não tinha mais autoridade e forças políticas para se manter no poder e, em sete de abril de 1831, abdicou em favor do seu filho Pedro de Alcântara, então com apenas cinco anos de idade. Logo ao deixar o poder, viajou para a Europa.
                                          (Matéria focada e pesquisada via internet)

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO  ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 28/AGOSTO/2014.

Número de sócios..................19
Sócios Presentes ...................15
Sócios ausentes.....................04
Convidados e visitantes...........08
Sócios honorários..................oo

ABERTURA

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou do  protocolo companheiro  Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL


O protocolo companheiro  Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente, companheiro  Alexandre Santos, com  o secretário companheiro Ranulfo Andrade, com a palestrante  Doutora Luciana Grassano Gouvêa de Mélo e com o governador assistente companheiro  João Vicente.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pelo companheiro Almir Rodrigues  que fez a seguinte prece:

“Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam em sua bondade, para livrar-hes a alma da morte e para os conservar  vivos nos tempos de fome.
Nossa alma espera no Senhor ele é nosso auxilio e nosso escudo

TEMPO DO PROTOCOLO

O Protocolo companheiro  Wilmar Medeiros registrou a presença dos visitantes, companheiros João Vicente, RC do Recife Derby, Oneide Queiroz, do RC do Recife Brum e com os convidado; Ana Regina Vasquez,  Luciana Grassano Gouvêa de Mélo, Eduardo Luna, José Luiz Melo, Aída Grassano Mélo, Henrique Melo, Natália Grassano, pedindo para todos uma saudação rotária,

TEMPO O SECRETÁRIO

O secretário, companheiro Ranulfo Andrade registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre os seus editoriais.
Disse o secretário, companheiro Ranulfo Andrade, que os boletins acima ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DE PRESIDENTE

O presidente companheiro Alexandre Santos fez grande elogio a capacidade cultural da palestrante, dizendo que o RCR Frei Caneca, com a presença dela, Doutora Luciana Grassano, eleva , bem alto, o nível das suas palestras. Em seguida a presidente   convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo:


Terminado o almoço.o protocolo, companheiro  Wilmar Medeiros pediu aos presentes que retornassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

 O presidente, companheiro Alexandre Santos convidou a companheira Zurma Grassano Caldas para fazer a apresentação da palestrante.

            APRESENTAÇÃO

É com muita honra e muita alegria que apresento a todos vocês, meus companheiros, essa menina, que eu vi nascer, minha sobrinha, sob o tema Construindo a Igualdade de Gêneros.
Luciana Grassano de Gouvêa Mélo graduou-se em Direito pela UFPE em 1995. Obteve o grau de mestre pela UFPE, em 2000 e obteve o título de Doutora pela mesma Universidade com estágio de doutoramento de um ano, em Lisboa, em 2006. É procuradora do Estado de Pernambuco desde 1998, sempre atuando na Procuradoria da Fazenda Estadual. É professora de direito tributário da Faculdade de Direito da UFPE desde 1999, e diretora da referida  Faculdade desde 2007, estando atualmente  finalizando o seu segundo mandato. Em 2013, esteve na Universidade de Bologna, Itália, pelo período de um ano, para pesquisa pós-doutoral em direito tributário.
PALESTRA

A palestrante  Doutora Luciana, o presidente Alexandre Santos e o governador assistente João Vicente

 A palestrante saudou a mesa e disse da alegria de poder falar para um público tão  seleto.
-Estou vendo minha mãe Aída e meu pai, José Luiz, meu tio Gildo e minha tia Zurma, o que me encanta muito está nesta casa com vocês.
Agrada-me mais lidar com pessoas maduras
Citou alguns casos interessantes da sua vida profissional.
Em seguida deu início a palestra que, dado a qualidade e a sua importância vai reproduzida na íntegra, como encarte deste boletim.
Muitos companheiros fizeram perguntas e a todos ela respondeu  com gentileza e muita segurança.
Foi a palestrante muito aplaudida por todos.

 O presidente companheiro Alexandre Santos convidou a companheira Zurma Grassano para fazer entrega a palestrante Luciana Grassano do Certificado de Participação do RC do Recife Frei Caneca a ela conferido pela brilhante palestra  proferida.

ENCERRAMENTO

E, como mais nada havia a tratar e dado ao adiantado da hora o presidente companheiro Alexandre Santos, deu por encerrado os trabalhos,  pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira  Nacional.

   **********

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO (Zurma Grassano Caldas)

Saúdo nesta data muito especial a todos os presentes. Ao meu querido marido, amados filhos, netos, genros noras cunhados, cunhada, sobrinhos, primos, amigas e amigos rotarianos.  Em memória, os meus queridos pais, irmão, avó tia. Tenho grande felicidade de comemorar meus 70 anos no aconchego de todos vocês. É uma emoção muito forte poder rememorar toda esta trajetória percorrida, mas tenho acima de tudo o privilégio de ver estampado no rosto de cada um de vocês, o respeito desencadeado pelo meu tempo e história, vividos.
Neste transcorrer de tempo, que passou rápido, vi que não estou ainda pronta, mas em construção. Se eu errei, se eu o magoei, se eu o julguei mal, desculpe-me pelos transtornos... Estou em construção. Colocando tijolo a tijolo, fomos construindo e moldando o templo da mossa história. Se eu errei, se eu magoei, se eu julguei mal, desculpe-me os transtornos... Estou em construção.
Edificarei o resto de minha estrada procurando ficar sempre melhor.
Este marco dos 70 anos foi muito importante para mim; aprendi algumas coisas.
- A permanecer sempre jovem mesmo quando os cabelos começaram a embranquecer.
- A contar histórias para os netos, mesmo quando surpreendida pelo sono, no final da labuta do dia, e no desenrolar daquelas histórias sem fim...
- Ao agradecer muito mesmo, sempre que as coisas não deram certo, tirando proveito destes erros para boas lições de vida.
- Procurar extrair das pequenas coisas, grandes emoções.
- Agradecer a Deus todas as manhãs, pelo espetáculo e milagre da vida.
- Procurar ser sempre jovem, mesmo quando o tempo passar.
Em fim, peço a Deus, que me dê, cada vez mais, forças para ser sempre uma eterna aprendiz.
Para encerrar, uma menção especial para “mamour”, o Gildo, o meu marido, que me acompanhou durante toda a trajetória da nossa vida. Este homem íntegro, maravilhoso, que costumo dizer, que quando Deus o gerou, o moldou com mais perfeição do que a mim.
Aos meus queridos filhos, que hoje, muitas vezes me mostram o melhor caminho a seguir. Tenho muito orgulho deles.
Agradeço a Deus por ter a felicidade de ter a minha amada família e amigos que me impulsionam sempre a sonhar e amar cada vez mais apaixonadamente, a vida.

                                                *******                                                                                                   
Ainda sobre os 70 anos da companheira Zurma, registramos, em tempo, que não foram quatro os governadores de Rotary presentes e sim, cinco, pois o governador Luis Mário Calheiros com sua esposa se fez presente, para alegria da aniversariante.
Alguns companheiros presentes à festa contestaram a idade do uísque servido, em vez de 12 anos, como foi dito no editorial do dia 28 passado e sim, o Scott era de 18 Anos, puro néctar dos deuses.
                                                                                          

Nenhum comentário: