quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Companheiros (as), visitantes,
Recife, 11 de setembro de  2014             Boletim  Semanal Nº 10                          

ROTARY E A COMUNIDADE

Nas promoções conjuntas, coletivas ou compartilhadas, o Rotary Club deve abster-se de qualquer propaganda ostensiva da sua participação, de modo a evitar que o seu nome e o seu emblema se sobreponha aos demais benfeitores. A moderação deve ser também uma das características da nossa organização onde podemos atuar da seguinte forma:

INDIVIDUAL - Por meio de serviços prestados à comunidade em nome do clube, por um ou mais de um de seus sócios, com recursos próprios ou através de sua influência como líder de um negócio ou profissão.

PRÓPRIA – Por meio de serviços prestados à comunidade exclusivamente pelo clube, a expensas de seus membros ou com promoções para angariar fundos, e ainda por meio de reivindicações e conquistas junto a órgãos públicos e outros.

CONJUNTA – O clube em ação conjunta com uma entidade assistencial carente de colaboração.

COMPARTILHADA - O clube em parceria com outro clube de serviços, sociedade beneficente, órgão público ou particular.                                  

DIVULGAÇÃO – É importante para os sócios de um clube quando participa de um trabalho social, pelo Rotary, divulgá-lo para engrandecer o seu clube, e consequentemente o Rotary.
Exemplo: pouca gente sabe da importância do Rotary na erradicação da Poliomielite.
                                    

         (Matéria focada na Cartilha Rotária)

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO  ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 04/SETEMBRO/2014.

Número de sócios......................19
Sócios Presentes ......................13
Sócios ausentes.........................06
Convidados e visitantes..............00
Sócios honorários.......................00

ABERTURA

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou do protocolo companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente, companheiro Alexandre Santos, e com o secretário companheiro Ranulfo Andrade.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.    

       ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pelo companheiro. Maurício Cavalcanti que leu a seguinte prece:

“Defende minha alma, liberta-me; não me deixes envergonhado, pois busquei refugio em ti.
Que a inocência e a integridade sejam minha proteção, porquanto minha esperança está em ti Senhor, de todas suas angustias!”.
Liberta, ó Deus, Israel!     

TEMPO O SECRETÁRIO

O secretário, companheiro Ranulfo Andrade  registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre os seus editoriais.
Disse o secretário, companheiro Ranulfo Andrade, que os boletins acima ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente companheiro Alexandre Santos falou mais uma vez no alto nível das nossas palestras, ressaltando o empenho dos membros do Conselho Diretor para o engrandecimento do RCR Frei Caneca, consequentemente do Rotary como um todo.
Em seguida convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço, o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros pediu aos presentes que retornassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

O presidente companheiro Alexandre Santos falou sobre a Fliporto, festa literária Internacional em Ipojuca-PE, especificamente em Porto de Galinha, nos dia 11 à 14 de setembro de 2014 .
 O companheiro Almir Rodrigues disse ter lido no jornal do Comércio do dia 02 de setembro passado, a seguinte nota:
“No Brasil, e em Pernambuco não é diferente, o setor público deixou de contratar engenheiro desde a década de 80. No DER. PE, por exemplo, até 2013 existiam no quadro apenas 16 profissionais, todos em processo de aposentadoria. Em âmbito nacional, o Ministério dos Transportes tem hoje abertas no quadro 2.800 vagas.
Aqui em Pernambuco isso se explica pelo desempenho medíocre do Estado no programa de estradas, inclusive o esvaziamento do Consórcio Grande Recife por falta de gente no quadro.”.

A companheira Sônia Dantas comunicou a palestra para este mês de Setembro:
Dia 18-Reinaldo Oliveira
Tema: O Derby do meu tempo


O companheiro Zacarias Vilar falou sobre o mês de outubro, dedicado por Rotary aos Serviços Profissionais, contando com as palestras dos companheiros Eduardo Queiroz, Guilherme Wanderley e Alberto Bittencourt.

O companheiro Wilmar Medeiros fez elogios à feitura do nosso boletim, especificamente ao companheiro Milton Pires, como também, o Blog do Frei Caneca, muito bem elaborado pela companheira Telma Biscontini.
Falou também o companheiro Wilmar Medeiros sobre o Seminário Distrital.

Como contribuição a matéria da folha de rosto do nosso boletim de 04 de setembro passado com o título “Independência do Brasil - 1º Reinado”, fazendo considerações sobre o Sete de Setembro, especificamente sobre a Dinastia de Bragança, o companheiro Gildo Caricio Caldas.

Falou sobre o comportamento da Família Imperial especialmente o comportamento do Imperador D. João VI e a Imperatriz Carlota Joaquina e também do Imperador D. Pedro I e da Imperatriz Maria Leopoldina, Arquiduquesa da Áustria. Discorreu o companheiro Gildo sobre a atuação negativa da família Imperial, sob o comando do Imperador D. João VI e sua esposa a Imperatriz Carlota Joaquina de Bourbon, falando com muita profundidade sobre os desmandos cometidos, especialmente pela Imperatriz Carlota Joaquina, como também da leviandade de D. Pedro I.
O companheiro Gildo Caricio demonstrou todo seu conhecimento sobre a história do Brasil principalmente sobre a Nobreza Brasileira e a Dinastia de Bragança, sendo por todos muito aplaudido.

ENCERRAMENTO

O presidente companheiro Alexandre Santos, dado ao adiantado da hora deu por encerrado os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

PARA REFLETIR

Os voluptuosos carreiam companheiros da devassidão; os interesseiros reúnem sócios; os políticos congregam partidários; os príncipes têm cortesões; só os virtuosos possuem amigos. (Voltaire)

Dedique algum tempo a seus semelhantes. Ainda que pouco, faça por aqueles que têm necessidades de auxilio humano, algo pelo qual você não recebe outra recompensa senão o privilégio de tê-lo feito, porque você não está sozinho neste mundo, seus irmãos se encontram aqui também.     (Albert Schweitzer)

Cinco de outubro. Vote com consciência, pois seu voto é muito importante para o Brasil. O voto é sua arma, use-o contra tudo que você condena.





Nenhum comentário: