quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Companheiros (as), visitantes,
Recife, 18 de setembro de  201   Boletim Semanal Nº 11            
                                                                           
A ÁRVORE... NOSSA GRANDE AMIGA

O dia da árvore se confunde com a Primavera. Antigamente era costume nas escolas, neste dia, os alunos plantarem uma árvore, simbolizando o seu dia, e a importância que elas têm para nossas vidas. Elas dão frutos, flores, sombra abrigam as aves que nos acalentam com seus lindos trinados. Elas dão ainda: saúde do solo e evitam a erosão; reduzem o consumo de energia mantendo a umidade do ar; oxigênio necessário para nossa existência; o essencial para a manutenção de 50% da biodiversidade do planeta; látex e medicamentos; ambientes sombreados mais acolhedores para os dias de prazer retém CO2.
Infelizmente, a destruição das arvores é crescente: para cada dez árvores derrubadas, só uma é plantada. A extração predatória é feita para produção de papel e outros artigos. Entre as árvores em extinção, estão o pau-brasil, o mogno, o jacarandá, o pinheiro brasileiro, o pau cardo, o pau cetim e tantos outras, consideradas madeiras de lei; As árvores, não só embelezam a paisagem, como também ajudam a diminuir a poluição.
As queimadas representam um grande problema enfrentado pela natureza. O belo poema de Samuel Freitas, fala assim das árvores:

“Rompe o solo à semente pequenina e brota,
Á à luz do sol se mostra e verdejante cresce;
 Surgem brotos cobrindo os galhos. Tudo em volta
Transforma-se em botões... e a árvore floresce.

Passa o tempo e o tronco frágil se agiganta,
A copa agora enorme em frutos mil se espalha...
A passarada ali, saciando a fome canta,
E a noite, na folhagem espessa, se agasalha.
.
Mas chega o homem em fim, o ser inteligente,
E sem pensar sequer nos desastrosos danos,
Que vai causar, por certo, em todo ambiente:

Liga insensivelmente a sua motosserra,
E o que Deus fez crescer por muitos... Muitos anos,
Ele em poucos minutos faz cair por terra”.


SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO  ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 11/SETEMBRO/2014.

Número de sócios....................19
Sócios Presentes......................14
Sócios ausentes.......................05
Convidados e visitantes............01
Sócios honorários.....................00

ABERTURA

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou ao protocolo companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro  Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente, companheiro Alexandre Santos, e com o secretário companheiro Ranulfo Andrade.

SAUDAÇÃO À BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita por Maria Aparecida Queiroz Vilar esposa do companheiro Zacarias Vilar que leu a seguinte prece:

“Na presença do Senhor, continuarei meu caminho na terra dos vivos. Conservei a confiança, mesmo quando dizia: “Sou extremamente infeliz”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença da Sra. Maria Aparecida Queiroz Vilar, convidada do companheiro Zacarias Vilar, pedindo para ela uma saudação rotária.

TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário, companheiro Ranulfo Andrade registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre os seus editoriais.
Registrou também o companheiro secretário o recebimento da Revista Rotária fazendo alusão às notícias dos clubes rotários do Distrito 4500, dizendo da importância de enviarmos matéria sobre o nosso RCR Frei Caneca.
Disse ainda o secretário, companheiro Ranulfo Andrade, que os boletins acima ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente companheiro Alexandre Santos falou criticando a desordem na cidade promovida pelos protestos, com queima de pneus e outros materiais, tornando cada vez mais difícil a mobilidade da cidade, já tão sofrida.
Em seguida, convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo.
Terminado o almoço, o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros pediu aos presentes que retornassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

A companheira Márcia Jaci do Amaral Lins entregou ao jovem companheiro Guilherme  
Wanderley uma linda caixa decorada pára guardar os distintivos de Rotary dizendo que essa caixa foi do seu esposo Antonio Maciel Lins que não está mais entre nós.

A companheira Sônia Dantas informou que está mantida a palestra do companheiro Reinaldo Oliveira para o dia 18 próximo e a palestra do companheiro Eduardo Queiroz será adiada para o dia 02 de outubro, pois no dia 25 ele está em Salvador recebendo uma homenagem.

O companheiro Almir Rodrigues informou que o nosso clube teve a oportunidade de aprovar junto à Fundação Rotária, projeto FDUC para fornecimento de 3 (três) computadores e uma mesa regulável para tratamento postural das 120 (cento e vinte) crianças atendidas pela Fundação Perroni, localizada em Piedade – Jaboatão-PE.

O companheiro Alexandre Santos dirigiu-se ao companheiro Guilherme Wanderley dizendo-lhe que era para ele uma honra, receber da companheira Márcia uma caixa de jóias que pertenceu ao seu companheiro Antonio Maciel Lins, -“Guarde-a com muito carinho, pois é uma relíquia’.

Lembrou mais uma vez o presidente companheiro Alexandre a FLIPO que se realizará em Porto de Galinhas- Ipojuca.

O companheiro Zacarias Vilar registrou e comentou o artigo escrito pelo Empresário Celso Muniz onde ele fala da candidatura do companheiro Alexandre Santos à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), conclamando os engenheiros e agrônomos a apoiá-lo, visto a sua capacidade de administrar, dando a sua valiosa contribuição para o engrandecimento da engenharia e da agronomia do nosso estado.

Falou também o companheiro Zacarias Vilar sobre o Seminário Distrital Conjunto que se realizará: Dia 27/09 em João Pessoa / Dia 01/11 em Natal e 08/11 em Recife.
É obrigatória a presença de, pelo menos um representante de cada clube rotário.

Com referencia ao Seminário Distrital o presidente companheiro Alexandre Santos conclamou para se fazer uma comitiva do RCR Frei Caneca para participar deste Seminário.

O companheiro Gildo Caricio Caldas falou no Instituto Histórico de Jaboatão e na realização do VIII Workshop de História e Geografia em Jaboatão dos Guararapes, nos dias 25 e 26 de setembro próximo.
O companheiro Gildo é um dos convidados como ex Superintendente da RFFSA.
Falou também o companheiro Gildo no sucesso do trabalho da Doutora Luciana Grassano, aqui apresentado intitulado    “Construindo a Igualdade de Gêneros.”
O companheiro Wilmar Medeiros falou da aquisição das peças necessárias ao nosso clube, tais como: Sino, Bandeiras etc.

As companheiras Telma Biscontini e Márcia Lins elogiaram a nova apresentação do boletim.

ENCERRAMENTO

O presidente companheiro Alexandre Santos, dado ao adiantado da hora deu por encerrado os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.


  

RECORDANDO:

 
Confraternização de final de ano (2013) do Frei Caneca em conjunto com o Espinheiro


PARA LER E REFLETIR

Rotary é um ponto de convergência para os que acreditam no poder das idéias, nos valores fundamentais da existência humana, e que têm consciência de que sua ação individual é válida para o desarmamento dos espíritos, o estabelecimento da harmonia social e a obtenção da paz.
Se pudermos, com nossa ação pessoal e coletiva, aliviar os sofrimentos desnecessários, estabelecer a confiança mútua, atenuar a falta de perspectiva e a desesperança entre os seres humanos de todas as partes do mundo, estaremos dando utilidade às nossas vidas, fazendo refletir a faceta mais luminosa do Rotary.
                                         Archimedes Theodoro – EDRI 1980-82



Nenhum comentário: