quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 20 de novembro de 2014             Boletim Semanal Nº 20         

O 4º RYLA DO FREI CANECA

Atendendo uma das metas do nosso Plano de Atividades para esta gestão 2014/2015 realizamos na última sexta feira 14/11 o primeiro dos RYLAS previstos.
RYLA como sabemos é uma abreviatura da expressão inglesa “Rotary Youth Leadership Award” que se traduz como “Prêmio Rotário de Liderança Juvenil“ cujo objetivo principal é de melhorar o conhecimento dos jovens participantes em áreas de grande importância para a sua vida, e por conseqüência para a sociedade na qual ele vive.
O evento foi realizado na Escola Estadual São Francisco de Assis situada na Imbiribeira aqui em Recife e inserida em uma região com predomínio de jovens carentes. Pelos agradecimentos e pelo acolhimento da sua Diretora Sra. Elisama Ramos e dos 35 jovens participantes, podemos afirmar que atendeu a expectativa que queríamos atingir.

As palestras ministradas no transcorrer do evento provocaram muita interação entre o palestrante e os jovens. O companheiro José Geraldo explanou brilhantemente sobre “O Jovem e seu Futuro Profissional – O Primeiro Emprego” mais uma vez está de parabéns este nosso companheiro. Outra palestra importantíssima para os dias atuais foi ministrada pelo estudioso no assunto e diretor de área especifica da FUNASE o grande amigo do clube Daniel Alves. Seu tema era “Os Jovens e as Drogas” o assunto muito atual e muito perto da sua comunidade despertou uma curiosidade e atenção redobrada entre eles.
Parabéns a companheira Márcia Lins grande rotariana e coordenadora do evento, sua participação no final supervisionando uma “Dinâmica de Grupo” provocou uma grande integração e discussão entre os jovens, fechando com chave de ouro o evento.
Todos os companheiros do clube tiveram a sua participação, citamos aqueles companheiros que puderam estar presentes, entre eles: O nosso presidente atual Zacarias Vilar, Milton Dantas, Sônia Dantas, Wilmar  Medeiros, Maria Ione, José Geraldo, Guilherme Wanderley, Gildo Caricio, Zurma Caldas, Ranulfo Andrade além da nossa incansável secretária executiva Neide Melo.
           (Texto e fotos cedidos pelo companheiro Ranulfo Andrade)


Nossos companheiros no  RYLA   


Alunos da Escola São Francisco no RYLA


Daniel Alves proferindo sua palestra sobre drogas


Companheiros do RCR Frei Caneca na hora do Hino Nacional


SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO  ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 13/NOVEMBRO/2014.

Número de sócios......................19
Sócios Presentes ......................13
Sócios ausentes............... ........06
Convidados e visitantes..............04
Sócios honorários.....................00

Na hora regimental o vice-presidente no exercício da presidência companheiro Zacarias Vilar, solicitou do protocolo companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o vice-presidente, no exercício da presidência companheiro Zacarias Vilar, e com o secretário companheiro Ranulfo Andrade.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente em exercício, companheiro Zacarias Vilar, solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Maria Ione que leu a seguinte prece:

“O minuto que você está vivendo agora é o mais importante de sua vida, onde quer que você esteja.
Preste atenção ao que está fazendo.
O ontem já lhe fugiu das mãos.
O amanhã ainda não chegou.
Viva o momento presente, porque dele depende todo o seu futuro.
Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo, tirando todas as vantagens que puder, para seu aperfeiçoamento”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença dos senhores Nédio Cavalcanti, Mário Araújo, Francisco Araújo e André Lopes, todos convidados do companheiro Alexandre Santos pedindo para eles uma saudação rotária.

TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário companheiro Ranulfo Andrade, registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre seus editoriais e suas palestras.
O secretário Ranulfo Andrade disse que contava com a presença de todos no RYLA do RCR Frei Caneca, pedindo que obedecessem ao horário determinado no programa lido pela companheira Márcia Lins e publicado no ultimo boletim.
Falou também o companheiro Ranulfo que os boletins acima referidos, ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente em exercício, companheiro Zacarias Vilar, agradeceu a presença de todos, lembrando o RYLA do RCR Frei Caneca e que também contava com a presença de todos.

Em seguida o presidente Zacarias convidou a todos para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço o protocolo
companheiro Wilmar Medeiros solicitou dos presentes que retornassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

A companheira Sonia Dantas lembrou a palestra do jornalista Daniel Carvalho na próxima quinta-feira, e na outra quinta-feira a palestra do engenheiro Sérgio Reis sobre abastecimento d’água em Pernambuco.

Dia 04 de dezembro preparação das festividades do dia 11/12
Dia 11 de dezembro próximo será a visita do Governador do Distrito 4500 e a festa de confraternização natalina do nosso RCR Frei Caneca.

Disse ainda a companheira Sonia que contava com a presença de todos a esses eventos.

O companheiro Alexandre Santos agradeceu a presença dos companheiros na sua festa de aniversario, o que o deixou muito feliz.

O companheiro Zacarias Vilar, lembrou que no dia 19 é a eleição do CREA e que o nosso companheiro Alexandre Santos é forte candidato e nós do RCR Frei Caneca estamos unidos num poder positivo para que, na próxima plenária já estejamos comemorando a vitória do nosso companheiro.
Falou o companheiro Zacarias na realização do RYLA dizendo que é esta a melhor forma de treinamento das lideranças jovens.

A companheira Macia Lins uma das organizadoras do RYLA leu a programação e fez uma demonstração de como seria o RYLA.
Falou nos grupos de trabalhos, principalmente o que tem como tema principal: “O Abraço“.

O companheiro Guilherme Wanderley, falou sobre o Seminário Distrital, principalmente sobre a palestra do companheiro Hipólito Ferreira sobre a Fundação Rotária. Falou também o nosso companheiro Guilherme que o RCR Frei Caneca foi o segundo colocado em frequência, proporcionalmente.

O companheiro Alexandre Santos, disse que sentia muito não ter participado do Seminário Distrital, pois estava na Bahia juntamente com o companheiro Zacarias Vilar, e nossas esposas.
Disse ainda o companheiro Alexandre que percorreram alem de pontos históricos da Bahia, suas lindas praias e a Ilha de Itaparica.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar, o presidente em exercício companheiro Zacarias Vilar deu por encerrados os trabalhos pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

E sempre bom visitar o blog do Frei Caneca. Passamos momentos em plenária, ms a diferença em ler os assuntos postados é grandioso.
Marcia Jaci.