segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Companheiros (as), visitantes,

Com certo atraso, por motivos de ordem técnica, publicamos o Boletim nº 22, de 27 de Novembro de 2014.

Recife, 27  de novembro de 2014                    Boletim Semanal   Nº 22                                                                 
FATOS QUE INFLUENCIARAM NA QUEDA DA MONARQUIA CONSTUCIONAL PARLAMENTARISTA DO BRASIL



A Proclamação da Republica Brasileira foi um levante políico-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo do Brasil, derrubando a monarquia constitucional, quando um grupo de militares do exercito brasileiro, liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, pois um ponto final a soberania do imperador D. Pedro II.
Foi instituído naquele mesmo dia 15, um governo provisório. Faziam parte desse governo, organizado na noite de 15 de novembro e 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto, como vice-presidente; como ministros: Benjamin Constant; Quintino Bocaiúva; Rui Barbosa; Campos Sales; Aristides Lobo; Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
Antecedentes: A partir da década de 1870, como conseqüência da Guerra do Paraguai, foi tomando corpo a idéia de alguns setores da elite, de alterar o regime político vigente. Influenciaram este movimento, entre outros, o fato de o Imperador D. Pedro II não ter filho homem. O trono, com sua morte, seria ocupado por sua filha mais velha, a Princesa Isabel, casada com o francês Conde d’Eu, o que gerava um receio em parte da população de que o país fosse governado por um estrangeiro e o fato de os negros terem ajudado o exercito na Guerra do Paraguai e, quando retornaram ao país, não receberam a alforria prometida.
Crise econômica: A crise econômica agravou-se em função das elevadas despesas financeiras geradas pela guerra da Tríplice Aliança, cobertas por capitais externos. Os empréstimos brasileiros elevaram-se de 3.000.000 de libras esterlinas em 1881 a 20.000.000 em 1889, causando uma inflação de 1,75 % ao ano.
A Decretação da Lei Áurea: em 1888, ao deixar de indenizar grandes proprietários rurais, fez o império perder o seu último pilar de sustentação. Assim, logo após a princesa Isabel assinar a lei Áurea, João Maurício Wanderley, barão de Cotegipe, o único senador  do império que votou  contra o projeto da abolição da escravatura , profetizou:  “A senhora acabou de redimir uma raça e perder um trono!“.                                                                                     
Questões religiosas: A Igreja Católica, enquanto instituição, encontrava-se submetida ao estado. Isso se manteve após a independência e significava, entre outras coisas, que nenhuma ordem do papa poderia vigorar no Brasil, sem que fosse aprovada pelo imperador. Ocorre que em 1872, Vital Maria Gonçalves e Antônio Macedo Costa, bispos de Olinda e Belém do Pará respectivamente, resolveram seguir, as ordens do Papa Pio IX, que excluíam da Igreja, os maçons. Os bispos foram presos Em 1975, graças à intervenção do maçom Duque de Caxias, os bispos receberam o perdão imperial. Contudo, no episódio, a imagem do império desgastou-se junto a Igreja Católica.
                                                            (pesquisa via Internet)


19 DE NOVEMBRO - DIA DA BANDEIRA
Nossa homenagem á Bandeira Nacional do nosso Brasil


SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 20/NOVEMBRO/2014.

Número de sócios...........................19
Sócios Presentes.............................14
Sócios ausentes...............................05
Convidados e visitantes....................02
Sócios honorários....

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou do protocolo companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente companheiro Alexandre Santos, com o secretário companheiro Ranulfo Andrade e com o palestrante jornalista Daniel Guedes Pereira de Carvalho.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Márcia Lins que leu a seguinte prece:

“A teoria da Pratica
A melhor expressão da teoria é a pratica!
A melhor expressão dos conselhos sãos os próprios atos!
É mais útil dá exemplos do que dá conselhos.  Da mesma forma, é preferível agir decididamente do que ficar pensando e hesitando.
Uma boa ideia não será boa, se não for acompanhada da prática: será simplesmente, uma ideia vã!”.



TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença de Daniel Guedes Carvalho, convidado do companheiro Guilherme Wanderley e André Lopes convidado do companheiro Alexandre Santos pedindo para eles, uma saudação rotária.

TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário companheiro Ranulfo Andrade, registrou a recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre seus editoriais e suas palestras.
O secretário Ranulfo Andrade registrou também o recebimento da Revista Rotária.
Falou o companheiro Ranulfo que os boletins acima referidos, bem como a Revista Rotária, ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente companheiro Alexandre Santos agradeceu a presença de todos,
falando na eleição do CREA, na qual ele foi candidato à presidente.

 Disse o presidente Alexandre que é muito importante saber ganhar mas, o mais importante, é saber perder, e agradeceu o apoio recebido de todos os companheiros engenheiros do RCR Frei Caneca.

Disse o presidente Alexandre que o engenheiro André Lopes, está sendo disputado como afilhado em Rotary, saindo vencedor o companheiro Zacarias Vilar que solicitou de André Lopes a confirmação de ser rotariano e de tê-lo como padrinho, recebendo dele a confirmação, sob o aplauso de todos os presentes.

Em seguida o presidente Alexandre convidou a todos para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço, o protocolo companheiro Wilmar Medeiros, pediu a todos para retornarem aos seus lugares dando assim continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

O presidente companheiro Alexandre Santos elogiou o palestrante Daniel Carvalho, dizendo conhecê-lo de muito tempo, pois foi colega de Guilherme seu filho e desde aquela época, ele, Daniel, já demonstrava facilidade para escrever e chamou Guilherme para fazer a apresentação do palestrante.

O companheiro Guilherme Wanderley disse que, falar de Daniel era muito fácil, pois convivo com ele há 20 anos e ele sempre se mostrou um líder. Já tinha na nossa época de colégio a sagacidade de um jornalista. Falava e escrevia muito bem.
PLAESTRA

O palestrante, jornalista Daniel Carvalho agradeceu os elogios do companheiro Guilherme e que via nele um grande amigo. Disse também que estava feliz em falar para um grupo de rotarianos sobre um assunto que era a sua vida.
Falou sobre política citando Millôr Fernandes e suas frases picantes e de muito humor.
Sobre os governos, disse ele, tiveram defeitos e incontestável, os méritos, estes sim, deixei de apontá-los pela simples razão de que fazer bem as coisas é uma obrigação.
Falou que o repórter carrapato era aquele que “grudava“ 24 horas no candidato, dizendo que carrapato chupa sangue e era melhor chamá-lo “repórter carrapicho“.
Falou Daniel nas dificuldades de um jornalista principalmente no período de eleições.
Daniel, nos deu, de forma muito clara, uma imagem da importância do jornalista na vida política do país e em todos os setores, fornecendo informações necessárias às nossas tomadas de posições.

O companheiro Wilmar Medeiros indagou ao palestrante sobre as dificuldades de ser jornalista;

O companheiro Alexandre perguntou sobre a importância do chefe de redação e falou no episódio na entrevista com Ariano Suassuna; o companheiro Ranulfo perguntou sobre a importância de Assis Chateaubriand no jornalismo; o companheiro Guilherme falou sobre a presença dos “jornalistas carrapatos” na política; a companheira Márcia Lins perguntou se o jornalismo deve ser imparcial; A companheira Zurma Caldas disse que os grandes jornais e as TV’s, não dependem tanto de publicidade, o que não acontece com um jornal menor, como se explica? Fizeram perguntas ainda, os companheiros Gildo Caricio e Zacarias Vilar.

O palestrante Daniel Carvalho a todos respondeu demonstrando muito conhecimento da matéria e finalizou dizendo achar que o comercial prevalece sobre o jornalismo, mas que na folha não existe isto.
Foi o palestrante muito aplaudido pelos presentes.

O Presidente companheiro Alexandre Santos, convidou o companheiro Guilherme Wanderley e companheira Sônia Dantas para fazer a entrega ao palestrante do Certificadoi de Participação do RCR Frei Caneca a ele conferido pela brilhante palestra proferida.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar, o presidente, companheiro Alexandre Santos, pediu a todos os presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

SOCIAIS DO MÊS DE DEZEMBRO

04.11 – Companheiro WILMAR DE MEDEIROS E SILVA;
04.11 – Casamento do comp. Wilmar Medeiros/Judite;
12.11 – Casamento do comp. Milton Pires/Juareze;
12.11 – Maria Adelaide, esposa do comp. Alexandre Santos;
15.12 – Data de Admissão em RI do RCR Frei Caneca;
16.11 – Casamento do comp. Zacarias Vilar/Maria Aparecida;
20.11 – Gloria, esposa do com. José Otávio (Soc. Honorário);
26+11 – Casamento do comp. Almir Rodrigues/Risoleide.

Nenhum comentário: