quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 05 de fevereiro de 2014                   Boletim Semanal Nº 26                                                                                                            
                                                 A FORÇA DE UM LIVRO

Pelezinho, nascido José Antônio da Silva, tinha esse apelido pela semelhança com o jogador brasileiro “rei do futebol“. Morava na favela da periferia da cidade num barraco próximo ao reduto dos consumidores e traficantes de craque- Uma cracolandia. Seu pai, servente pedreiro, com muito sacrifício sustentava a família. Homem pacato, religioso, perdeu sua vida ao voltar para casa, vítima de uma bala perdida, num tiroteio entre os traficantes e a polícia, deixando mulher, D. Alzira e três filhos, o mais velho, Pelezinho, tinha seis anos.
Sentindo a fome bater insistentemente a sua porta, D. Alzira, mulher de muita fibra, entrou no time dos catadores de papelão e lixo reciclável, de onde tirava o sustento dela e dos filhos Pelezinho sempre a acompanhava. Menino esperto, inteligente, mesmo sem saber lê tinha um sonho: ganhar um livro.
Chega o natal. Os garotos da comunidade falavam em Papai Noel e como receber os presentes do bom velhinho.
     - Pelezinho! Você coloca seu sapato debaixo da cama e faz o seu pedido! Disse-lhe um menino.
Pelezinho não tinha sapato. Andava com uma sandália recolhida no lixão.
Antes de dormir, ele ajoelhou-se e pediu;
- Menino Jesus! Eu queria muito ganhar um livro, mas não tenho sapato. Mande por Papai Noel um livro pra mim. E adormeceu. Na manhã do dia seguinte, olhou ansioso sua sandália embaixo da cama e não tinha nada.
Ficou triste, mas conformado. Mesmo sendo natal, sua mãe foi para a catação e levou ele. Chegando ao lixão, ele viu num canto, um livro novinho em folha com a dedicatória. “Para Pelezinho, o começo de tudo.” Ele chorava e ria ao mesmo tempo de tanta alegria. E assim o tempo foi passando e Pelezinho para onde ia levava o livro consigo. Um dia, a mão Divina colocou na sua vida a D. Rosa, professora duma comunidade vizinha que se comprometeu a alfabetizar Pelezinho, o milagre se concretizou.

 O tempo foi passando e Pelezinho cada dia mais aplicado Sua inteligência era extraordinária. Arranjou um bom trabalho numa empresa de construção e à noite dava aula como monitor. Passou em primeiro lugar no vestibular de pedagogia na Faculdade Federal e seguiu com entusiasmo a carreira de pedagogo. Já morando com sua mãe e seus irmãos numa boa casa, na área politizada da favela, onde com a ajuda da comunidade fundou um Centro Comunitário para jovens carentes. Alfabetizou toda criançada do lixão. Agora, não mais Pelezinho, era chamado professor José Antonio. Seu irmão e sua irmã entraram para a faculdade de direito e medicina respectivamente. Sua mãe não precisava mais do lixão, que era coisa do passado, mas ela não o esquecia e dizia sempre que muito devia ao lixão e a catação de papelão. 

O Centro Comunitário cresceu e se expandiu por toda a favela, passando a ser uma Fundação- Fundação Pequeno Príncipe – título do primeiro livro que ele ganhou.
O prof. José Antônio, o Pelezinho, passou a fazer parte do Rotary que fundou na comunidade e seguiu passo a passo, pegada a pegada o lema: “Dar de si, entes de pensar em si.”.
                                                                                    Milton Pires
                                                               Presidente do RCR Frei Caneca 1993/1994

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO RC DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM  29/JANEIRO/2015.

Número de Sócios ....................18
Sócios Presentes.......................13
Sócios ausentes........................05
Convidados e visitantes............03
Sócios honorários.....................00

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou do protocolo companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente Alexandre Santos, e com o secretário companheiro Ranulfo Andrade.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA



A oração rotária foi feita pela companheira Telma Biscontini que leu a seguinte prece:
“O minuto que você está vivendo agora é o mais importante de sua vida, onde quer que você esteja.
Preste atenção ao que está fazendo.
O ontem já lhe fugiu das mãos.
O amanhã ainda não chegou.
Viva o momento presente, porque dele depende todo o seu futuro.
Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo, tirando todas as vantagens que puder, para seu aperfeiçoamento”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença das Sras. Marli Fernandes convidada da companheira Telma Biscontini; Maria Adelaide, convidada do companheiro Alexandre Santos e Maria Aparecida, convidada do companheiro Zacarias Vilar pedindo para elas uma saudação rotária.
    TEMPO DO SECRETARIO

O secretário, companheiro Ranulfo Andrade registrou o recebimento de boletins recebidos dos clubes do Recife e da Região metropolitana, fazendo alguns comentários sobre seus editoriais.

     TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente companheiro Alexandre Santos comunicou aos presentes que o companheiro Milton Dantas sofreu AVC isquêmico, e acha-se internando no Hospital Santa Joana. Tivemos contato com a companheira Sônia Dantas e ela nos disse que ele está sendo muito bem, medicado, e que tem fé em Deus que ele se restabeleça em breve.

Em seguida, agradeceu a presença de todos, convidando-os a participar do almoço em companheirismo:

Encerrado o almoço, o protocolo companheiro Wilmar Medeiros pediu a todos que retornassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

O companheiro Ranulfo Andrade disse que não era tão importante a idade cronológica, citando a eleição do presidente da FIFA com quase oitenta anos. A importância está na idade mental. Há velhos jovens e jovens velhos. O sistema de vida e alimentação são peças decisivas nesta questão, que nos diga as duas nutricionistas presentes nesta reunião: Telma Biscontini e Marli Fernandes.

A companheira Márcia Lins falou sobre o companheirismo em Garanhuns, no período da Conferencia Distrital que será nesta cidade.
Disse que seria interessante que os candidatos a esse passeio tratassem logo de fazer sua inscrição no SESC e lembrou a todos que os hotéis e pousadas em Garanhuns vão ficar lotados por conta do grande evento rotário naquela cidade.

O companheiro presidente Alexandre Santos, falou na festa que acontecerá no Clube de Engenharia de Pernambuco, em frente à sede do Galo da Madrugada no dia do desfile desse clube carnavalesco.  Teremos, disse o companheiro Alexandre, um camarote de frente para a praça Sergio Loreto por onde passará o “Galo” e depois teremos musica eletrônica com ritmos carnavalescos, e que, até o dia 14, o valor do ingresso é de cento e vinte reais, depois passará para cento e cinquenta reais, com bebida inclusa.

         ANIVERSÁRIOS

O presidente companheiro Alexandre Santos convidou a todos para as homenagens do RCR Frei Caneca aos companheiros aniversariantes José Geraldo Cavalcanti de Oliveira, Telma Biscontini e Maria Aparecida Lins Queiroz Vilar.
Convidado, o companheiro Wilmar Medeiros fez a saudação aos aniversariantes declamando de sua autoria o poema:

“Feliz Aniversário”

  Você faz anos hoje! Ah, se eu pudesse lhe daria o céu e suas miríadas de estrelas
   Constelações e todas as galáxias multicores
   Só para lhe fazer feliz!
   Você faz anos hoje! Ah, se eu pudesse
   Lhe daria a terra e todas as suas criaturas
   A beleza e o perfume das flores
   Da natureza em festa, engalanada
   Só para lhe fazer feliz!
   Você faz anos hoje! Ah, se eu pudesse
   Lhe daria todos os sonhos imagináveis
   E os fantásticos seres dos reinos encantados
   Das  fadas, dos elfos, gnomos e duendes  
   Só para lhe fazer feliz!
   Entretanto, como nada posso, realmente,
   Dou-lhe, querida, o meu instante primeiro,
   De coração, dou-lhe também o derradeiro,
   E todo o meu amor, eterno,
                                          
Em agradecimento, falou a companheira Telma Biscontini em nome dos aniversariantes dizendo agradecer a todos os presentes pelo carinho dispensado e pela forma amiga como foi feita a homenagem e, abraçando Aparecida disse também está abraçando José Geraldo neste 29 de janeiro tão amigo.





Foi cantado pelos presentes o tradicional “Parabéns pra você“, seguindo-se o corte do bolo que foi servido aos presentes.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar e dado ao adiantado da hora, o presidente, companheiro Alexandre Santos, deu por encerrado os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

Nenhum comentário: