quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 29  de janeiro de 2015                           Boletim  Semanal Nº 25       
                                              

Algumas pinceladas sobre a biografia de Frei Caneca


Político e religioso brasileiro, Frei Caneca nasceu no Recife, no dia 20 de agosto de 1779, e faleceu também no Recife em 13 de janeiro de 1825. Seu nome de batismo era Joaquim da Silva Rabelo, depois de ordenado passou a ter o nome de Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca. Incorporou ao nome o apelido que ganhou da profissão do pai, um tanoeiro português.
Frei Caneca foi um dos mentores da Revolução Pernambucana. De família humilde, recebeu formação religiosa, professou os votos no convento do Carmo em Pernambuco.
Participou de centros de estudos políticos liberais, o que o estimulou a participar de movimento revolucionário. Em virtude do movimento, foi preso em 1817, cumprindo pena até 1821, em Salvador.
Retornou a Pernambuco, onde começou a lecionar filosofia, geometria e retórica. Também escreveu no jornal “Tifis Pernambuco“, fundado por ele. O Jornal era de oposição ao governo central,
Exerceu o jornalismo panfletário para expressar as idéias iluministas, tendo forte referencia de Montesquieu e Rousseau. A partir da inauguração da monarquia por D. Pedro I, em 1822, Caneca se opõe ao lado do seu grupo.
No dia 02 de julho de 1824, os líderes de Pernambuco romperam com o pode central, e lançaram as bases para a estruturação de uma nova república, a Confederação do Equador, buscando apoio da região Norte e Nordeste.
Sem apoio, o movimento foi sufocado e sofreu lutas sangrentas. A coluna de Frei Caneca foi cercada em 29 de novembro de 1824, pelas tropas legalistas. Frei Caneca foi preso e condenado à morte pela forca.
Apesar dos pedidos de clemência por ordens religiosas, Frei Caneca foi encaminhado para pena de morte no dia 13 de janeiro de 1825. Vários carrascos se negaram a enforcá-lo, o que obrigou a mudarem para fuzilamento por arcabus Seu corpo foi deixado no Convento dos Carmelitas.


                                        (Material focada em pesquisa via Internet)

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO RC DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 22/JANEIRO/2015.

Número de Sócios..................18
Sócios Presentes ...................12
Sócios ausentes......................06
Convidados e visitantes...........01
Sócios honorários....................00

Na hora regimental o vice-presidente companheiro Zacarias Vilar, no exercício da presidência em virtude da viagem do presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou do protocolo companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.
MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente em exercício companheiro Zacarias Vilar, com o secretário companheiro Ranulfo Andrade e com a Profª Débora de Oliveira Cruz, palestrante do dia.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente em exercício companheiro Zacarias Vilar solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Márcia Lins que leu a seguinte prece:
“Deus é a energia Cósmica universal, que habita dentro de você e de tudo que existe nos universos infinitos, dando-lhes vida e força.
Confie nessa força inesgotável, que está dentro de você.
Mantenha sua mente ligada a ela, e não mais se lamente do que lhe desagrada ou faz sofrer.
Sorria diante das dificuldades e confie n’Aquele que o fortalece e vivifica”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença dos convidados e visitantes pedindo para todos uma saudação rotária.

    TEMPO DO SECRETARIO

O secretário, companheiro Ranulfo Andrade registrou o recebimento de boletins recebidos dos clubes do Recife e da Região metropolitana, fazendo alguns comentários sobre seus editoriais.

O presidente em exercício, companheiro Zacarias Vilar agradeceu a presença de todos, convidando-os a participar do almoço em companheirismo.

.

Encerrado o almoço, o protocolo companheiro Wilmar Medeiros pediu a todos que retornassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

O companheiro Milton Dantas referindo-se a atual crise energética que se avizinha do país e na solução paliativa tomada pelo governo federal de adquirir energia na Argentina, disse que se torna necessário retomar-mos o projeto das novas usinas nucleares.

A companheira Márcia Lins, enfatizou a necessidade da prestação de conta da campanha de vacinação de RI e da governadoria.
Falou ainda, a companheira Márcia, na iniciativa  de  participarmos       da programação do SESC em Garanhuns com hospedagem e passeios, com vistas a Convenção Distrital. Iremos num ônibus do SESC com total de 44 vagas para o RCR Frei Caneca.

A companheira Sônia Dantas busca apoio para a definição de novos palestrantes para as futuras reuniões. Disse a companheira Sônia que vem tentando com os companheiros Adalberto Arruda, Sebastião Barreto Campello, Nilzardo Carneiro Leão e se algum companheiro tem alguma indicação, contatar a comissão de palestras, para uma definição.

O companheiro Zacarias Vilar, no exercício da presidência convidou o companheiro Guilherme Wanderley, para fazer a apresentação da palestrante.
 
           APRESENTAÇÃO

Débora de Oliveira Monteiro da Cruz, nossa palestrante, tem fortes ligações com o Rotary; seu avô, Fernando Oliveira, e eu tio-avô, Reinaldo de Oliveira são rotarianos do RCR Casa Amarela. Ela já participou do Rotaract e fez intercâmbio de jovens no Peru pelo Rotary já havia recebido em sua casa uma intercambista.
Arquiteta de formação acadêmica, pele UFPE e feito mestrado em Desenvolvimento Urbano. Porem, quando procurava escola para a suas filhas, conheceu a Escola Waldorf de Recife e ficou encantada. Resolveu então, mudar sua carreia, e fez o curso de Pedagogia Waldorf pela REWB, (Federação das Escolas Waldorf do Brasil), e passou a lecionar na Escola Waldorf de Recife, onde já está há sete anos.

PALESTRA

A palestrante disse da alegria em falar daquilo que gosta para um clube de Rotary, tendo em vista a sua origem rotária. Razão pela qual encantou a todos os presentes e convidou a todos para lembrar os bons momentos de sua infância. Falou como àquelas crianças eram felizes e tranquilas, o que não acontece com as crianças de hoje, que têm logo cedo de lidar com muita pressão.
A pedagogia Waldorf busca resgatar um ensino mais humano. Dentro as características resultadas, disse que neste tipo de ensino não se valoriza apenas o pensar- que é típico do ensino tradicional, mas também o sentir e o agir, bem com afirmou a palestrante, que a professora acompanha os alunos em toda a trajetória do seu currículo, gerando vínculos, referências e segurança.
Terminou sua palestra com um poema de Dom Hélder Câmara, emocionando a todos e sendo bastante aplaudida.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar e dado ao adiantado da hora o presidente companheiro Zacarias Vilar convidou os companheiros Milton e Sônia Dantas, Guilherme Wanderley e Ranulfo Andrade para, juntos com ele, fazer entrega a palestrante do Certificado de Participação do RCR Frei Caneca, pela brilhante palestra proferida. Em seguida, pediu a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.




Nenhum comentário: