quarta-feira, 11 de março de 2015

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 12 de março de 2015                                                       Boletim Semanal nº30
                                                   

08 DE MARÇO  - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, fizeram uma greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho e salários dignos.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 139 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante a Conferencia na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “DIA INERNACIONAL DA MULHER”, em homenagem ás mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através .de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
Muitas reuniões, debates e conferências foram realizadas na maioria dos países cujo objetivo era discutir o papel da mulher na sociedade atual, O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe, um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.
No dia 24 de fevereiro de 1932 foi o marco da história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino E assim as mulheres conquistavam o direito de votar e ser votadas para cargos no legislativo e no executivo.


MULHERES EM ROTARY

Em 1989, o Conselho de Legislação admitiu, no seu quadro social, pessoas qualificadas sem distinção de sexo.
Hoje, já está sacramentado o valoroso papel da mulher no Rotary, pela sua fibra e garra.


MULHERES NO FREI CANECA

A primeira mulher no RC do Recife Frei Caneca, foi Maria Caneca, descendente do nosso Patrono Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca e muitas outras a ela se juntaram: Márcia Jaci do Amaral Lins, Zurma Grassano Caldas, Sônia Maria Dantas, Shirlene Assis Alves, Telma Maria Barreto Biscontini, Maria Angélica da Silva Campos, Maria Ione  Moraes,, Ana Regina Vasques; Maria de Fátima Almeida, Miriam Politi Provazzi ,Verônica Gonçalves Cidreira,  e outras mulheres que,  com seu charme, sua graça, sua dedicação, tornaram o nosso Frei Caneca ainda mais forte, mais unido, mais Rotary.
À nossa mãe, à nossa esposa, às nossas filhas, às nossas netas, a nossas amigas, e em especial à Maria, a mulher que Deus escolheu para ser a mãe do seu filho amado – Jesus.    
                                     

       Milton Pires


SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO RC DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM  05/MARÇO/2015.

Número de Sócios ..................18
Sócios Presentes ....................14
Sócios Ausentes......................04
Convidados e visitantes....... ....01
Sócios honorários...................00

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos solicitou do protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL

O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente companheiro Alexandre Santos, com o secretário companheiro Ranulfo Andrade e com a aniversariante companheira Márcia Jaci do Amaral Lins.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.   

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela jovem Marína Erthal Lins que leu a seguinte prece:

“Sua luz deve brilhar de dentro pra fora.
Procure manifestar a todos a luz interior que bilha em você, através de seus atos e de suas palavras de compreensão e de otimismo.
Seja você mesmo sua própria luz, iluminando a todos com suas palavras de conforto e incentivo, com seu sorriso de entusiasmo e encorajamento, com seu exemplo de fé e otimismo”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registra a presença da jovem Marína Lins, neta e convidada da nossa companheira Márcia Lins, pedindo para ela uma saudação rotária.

TEMPO DO SECRETÁRIO

O companheiro Ranulfo Andrade registrou o recebimento dos boletins dos clubes co-irmãos fazendo uma breve análise dos seus editoriais.

Disse o secretário Ranulfo que, os boletins acima referidos, ficarão na secretaria a disposição e quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente, companheiro Alexandre Santos pediu informações sobre o estado de saúde do companheiro Milton Dantas.
O companheiro Zacarias Vilar disse que ele está se recuperando bem, já está sentado numa cadeira e retirou a sonda.

Disse ainda o presidente, companheiro Alexandre Santos que hoje  é  uma  reunião  especial  
pelo aniversário da companheira Márcia Lins com tudo que ela merece e falou na retomada das palestras com a volta da companheira Sônia Dantas.


O presidente companheiro Alexandre Santos convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço, o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros solicitou dos presentes o retorno aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

Com a palavra o companheiro Zacarias Vilar presidente entrante 2015/1016 falou que este ano rotário está chegando ao fim e fez a sugestão para o seu Conselho Diretor, citando inclusive os nomes para análise e aprovação do atua Conselho Diretor.

Comissão de Administração – Ranulfo Andrade /Projetos Humanitários – Almir Rodrigues /Sub. Comissão do Meio Ambiente – André Lopes/ Serviços Profissionais –José Geraldo Cavalcanti /Serviços internacionais – Gildo Caricio Caldas / Desenvolvimento do Quadro Associativo – Alexandre Santos / Fundação Rotária – Zurma Grassano Caldas /Comissão de Novas Gerações e Tesoureira– Márcia Jaci do Amaral Lins /Protocolo – Wilmar Medeiros /Secretaria – Telma Biscontini / Vice –Presidente – Ranulfo Andrade.

A companheira Márcia Lins falou sobre a viagem para Garanhuns, dizendo que já tem 12 peoas inscritas e que só espera até a próxima quinta – feira 12 de março.
O companheiro Ranulfo Andrade falou na       importância das palestras para uma plenária de Rotary e que se poderia indicar uma pessoa para cuidar desse assunto enquanto a companheira Sônia Dantas estivesse impossibilitada.

 Presidente Alexandre Santos disse que se deveria retornar às palestras com urgência e que a companheira Zurma Caldas era a pessoa ideal para esse fim e assim que ela confirmar, vamos entrar em campo.

O companheiro Wilmar Meeiros, agradeceu ao companheiro Milton Pires a forma como foi distribuída suas trovas no boletim.

O presidente Alexandre Santos, convidou o companheiro Milton Pires para fazer a entrega ao companheiro André Lopes da sua identidade rotária.



ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar, o presidente companheiro Alexandre Santos deu por encerrado os trabalhos pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

 ANIVERSÁRIO DA COMPANHEIRA MÁRCIA LINS

Saudação –
Companheiro Guilherme Wanderley

“A companheira Márcia é uma pessoa muito acolhedora. Fui por ela agraciado com uma caixinha que foi do companheiro Antônio Maciel Lins que está la em cima. Passei a acompanhar toda sua trajetória no clube e vi o grande empenho dela em todas as reuniões.”

Wilmar Medeiros
“Companheira Márcia – Louvemos ao Senhor por ter concedido a você o privilégio de poder acrescentar mais um ano a sua maioridade”.




Corte do bolo- Foi cantado o tradicional ” parabéns pra você“ pedindo depois  a Deus que derrame sobre ela as suas graças e em seguida o corte do bolo, sendo a primeira fatia para sua neta Marina.

Palavras de Márcia:

“Meus filhos não poderam vir- Marcos eu andei com ele na praia, Marlon, está viajando e Marina está aqui representando toda família.
Seria uma grande festa se Antonio estivesse presente de fato, mais ele está aqui em  espírito.“

Aniversário de Salatiel – Garçom

O presidente Alexandre Santos fez entrega ao aniversariante de uma lembrança dos que fazem o Frei Caneca.

Nenhum comentário: