quarta-feira, 25 de março de 2015

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 26  de Março de 2015                              Boletim Semanal Nº 32               
Conferencia Distrital
          
   A Conferência Distrital constitui a festa máxima de um Distrito rotário. Diz-se que é um fecho de ouro do ano rotário. Trata-se de um encontro de confraternização, de um estudo e apresentação de palestras inspirativas, de teses e propostas de elevado nível rotárias a serem encaminhados para consideração administrativa de RI, e que muitas delas são aprovadas e transformadas em normas de Rotary.                
                 A Conferencia Distrital é a festa da amizade, da promoção e divulgação de Rotary na comunidade, da oportunidade de rever velhos amigos e conquistar novos. A programação da Conferência geralmente consiste no seguinte:
  • Sessão solene de abertura, com a presença de autoridades e convidados;
  • Reuniões plenárias, com palestras inspirativas, quase sempre baseadas no Objetivo de Rotary e no lema de RI;
  • Escolha do local da próxima Conferência;
  • Aclamação do governador indicado pára o ano rotário imediato;
  • Parte social para esposas, familiares dos associados e convidados;
  • Jantar de confraternização e baile do Governador.
              A participação do maior numero de associados de cada clube, além de demonstrar a eficiência e harmonia reinantes no seu quadro social, é, principalmente, uma demonstração de consideração e apreço ao Governador, responsável direto pelo sucesso da Conferência.
                 Havendo conveniência mútua, a Conferência pode ser bi ou tri distrital, isto é, com dois ou três distritos juntos.

                                                


 (Matéria focada na Cartilha Rotária)

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO RC DO RECIFE FREI CANECA REALIZADA EM 19/MARÇO/2015.

Número de Sócios..........................18
Sócios Presentes............................14
Sócios Ausentes.............................04
Convidados e visitantes..................02
Sócios honorários...........................00

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos solicitou do protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente companheiro Alexandre Santos, com o secretário companheiro Ranulfo Andrade e com o palestrante do dia, poeta Adalberto Arruda.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.   

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pelo companheiro Rodolfo Ferreira do Rotary Club de Mossoró-RN que leu a seguinte prece:
“Não se deixe abater pelo desanimo!
 Não queira jamais abandonar a vida, porque isso nada resolve, a agravara ainda mais seus sofrimentos.
Se você que, fugindo, sentir-se-á aliviado, engana-se redondamente!
Não se vingue dos outros, fazendo mal a si mesmo!
Reaja com todas as suas forças, e não se deixe esmagar pela incompreensão alheia”.
 

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença do poeta Adalberto Arruda, do RC Guararapes, convidado do clube e do companheiro Rodolfo Ferreira do R.C. Mossoró-RN, pedindo para eles uma saudação rotária.

TEMPO DO SECRETÁRIO

O companheiro Ranulfo Andrade lamentou o não recebimento dos boletins dos clubes co-irmãos, por motivos de ordem técnica e comentou o boletim o RCR Frei Caneca, cujo editorial enaltecem as cidades de Recife e Olinda.

TEMPO DO PRESIDENTE.

O presidente, companheiro Alexandre Santos disse da alegria do retorno às palestras no RCR Frei Caneca, com a presença do amigo poeta Adalberto Arruda. O ciclo de palestra foi interrompido com a doença do companheiro Milton Dantas, fazendo com que sua esposa, a companheira Sõnia Dantas, diretora da comissão encarregada das palestras, tivesse que se afastar, mas para nossa tranqüilidade, a companheira Zurma Caldas conversou com a companheira Sônia e ela concordou, dando o sinal verde e no dia 12 passado tivemos a palestra do companheiro Gildo Caldas, sobre o aniversario de Recife e Olinda e hoje o poeta Adalberto Arruda, cujo tema será: “Poesia e Vida”
Na próxima quinta-feira teremos a palestra do engenheiro Sebastião Campelo sobre os trabalhos do Pro - Criança.

Em seguida o presidente Alexandre Santos convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

A companheira Márcia Lins fez a demonstração da venda das Cartelas do Projeto Rebeka:
Cartelas recebidas.................114
Cartelas vendidas....................59
Cartelas.devolvidas..................55                                                       
                                            114
59 x 50,00  =   R$ 2.950,00

A companheira Márcia Lins falou na viagem para Garanhuns, dizendo que as vagas restantes serão preenchidas pelo RC do Recife Brum.

O companheiro Almir Rodrigues disse ter recebido as fichas para o concurso do Distrito 4500 com o objetivo de resgatar os projetos realizados.

O companheiro Gildo Caricio disse que o companheiro Milton Dantas já deixou o hospital e foi para sua residência, em Boa Viagem, recebendo o aplauso de todos os presentes.

O companheiro Gildo disse também que a questão da Cidadania Italiana para todos da sua família foi resolvida positivamente, inclusive para as mulheres.

O companheiro Wilmar Medeiros falou que não teve sucesso no envio de suas trovas para a Revista Rotária para participar do concurso, o que o deixou muito decepcionado.

O presidente, companheiro Alexandre Santos convidou o poeta Adalberto Arruda para falar sobre Poesia e Vida, não sem antes falar sobre suas qualidades como advogado, economista e, principalmente, amigo e excelente ser humano.

O palestrante saudou os presentes e disse que ninguém pode ser feliz sem uma fantasia.
Estive no Rio Mar onde falei sobre poesia e o companheiro Alexandre Santos falou sobre o romance.
Poesia – Diferencia-se de prosa no seu conteúdo e lembro o engenheiro e poeta pernambucano Joaquim Cardoso.
A poesia meche na vida. A verdadeira vida é o sentimento- Mauro Motta.
A poesia valoriza todas as coisas – lembremos Shakespeare, com Romeu e Julieta e Miguel de Cervantes com D. Quixote.
Finalizando, por solicitação do companheiro Alexandre declamou parte da poesia “Caridade e Justiça” de Guerra Junqueira.





O presidente, companheiro Alexandre convidou os companheiros Guilherme Wanderley e Paulo Roberto para fazer entrega ao palestrante do Certificado de Participação a ele conferido pela bela palestra proferida.

ENCERRAMENTO

E, como nada mais houvesse a tratar, o presidente Alexandre deu por encerrada a reunião, convidando a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

Dia mundial da água     Diga não ao desperdício de água

O dia mundial da água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março de cada ano é destino à discussão sobre diversos temas relacionados à água.
Dois terços do planeta terra é formado por água A razão da preocupação da ONU é que só cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é potável. E, grande parte desta água está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso foi criado o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver este problema.
No dia 22 de março a ONU também divulgou um importante documento: “A Declaração Universal dos Direitos da Água” que diz no seu Art. 7:
“A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.”

Saudades


No dia 18 passado, completou um ano que o nosso companheiro e amigo Antônio Maciel Lins, sócio fundador do nosso RCR Frei Caneca nos deixou, com destino ao céu, atendendo um chamado do Pai. 

Nenhum comentário: