quarta-feira, 22 de julho de 2015

Companheiros (as), visitantes,

 Recife, 23 de julho de  2015                                                                         Boletim Semanal  nº03

                         
                                                  
SAUDAÇÃO A ADELAIDE REGO (DEINHA)
Zurma Grassano G. Caldas Presidente do RCR Frei Caneca-Anos Rotário 1997/98 e 2008/09
                                                                             
 No decorrer da nossa existência nos deparamos com moções as mais diversas. Hoje focalizamos como um grande momento para todos nós que fazemos o Rotary Club Recife Fiel Caneca, o ingresso de uma nova rotariana, Adelaide Rego, a Deinha para os mais íntimos, e que estou com o privilégio de saldá-la.
Possuidora de um currículo denso e enriquecedor destaco alguns itens que mais se sobressaem e definiram sua vida.
Antes de mais nada a Deinha é esposa do nosso grande companheiro Alexandre Santos, que hoje encerra o seu Ano Rotário, período este que exerceu com grande brilhantismo, e mãe de Guilherme, também rotariano, que surge com grande futuro rotário no Distrito 4500.

 -A sua formação Acadêmica foi edificada no Colégio Nossa Senhora do Carmo e no Colégio São Bento.
- Grudou-se em Nutrição e Ciências Biomédicas, nos anos de 1979 e 1976 na UFPE, em Recife-PE.
- Especializou-se na UFPE, em Alimentação Institucional e Gestão Pública.
 -Hoje é filiada aos Conselhos Regional, Federal e Associação Pernambucana de Nutricionismo.
 - Acumulou grande experiência profissional nas diversas áreas em que atuou, inclusive como Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, abrangendo as regiões Norte e Nordeste.
- Foi nutricionista do Hospital das Clínicas na UFPE, para a comunidade da empresa Tintas Coral do Nordeste, no refeitório da empresa M. M. Engenharia, no Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco-IPSEP e Agamenon Magalhães.
-Desenvolveu atividades de análises bioquímicas e hematológicas, na FUSAM.
- Participação em Congressos, Cursos, Seminários, Simpósios nacionais e internacionais e Palestras, todas enriquecedoras do seu currículo tão extenso e diversificado.

O que tenho a comparar o presente da mulher moderna de hoje, com o passado das nossas avós?
Antes, as mulheres tinham papel específico na sociedade: nascidas para serem filhas exemplares e, mais tarde, donas de casa e mães dedicadas.
Hoje, busca a igualdade na sociedade e conquista seu espaço no mercado de trabalho.


O Rotary Internacional foi sábio, seguindo estes avanços do mundo e acima de tudo, focalizando a força e o potencial feminino em todas as áreas de sua atuação, abrindo as portas para o ingresso da mulher nesta instituição, hoje, um exército com aproximadamente 300.000 associadas, considerada uma das maiores do mundo, no campo do Servir ao Próximo.

“Segundo Freud, a mulher não nasce uma, se torna”. E você hoje, Deinha, fará parte                                                                 
deste grupo que trabalha pela Paz, Saúde e Educação, que são faróis a clarear os nossos
caminhos, gravando em nossas mentes que a ÉTICA é um princípio que não tem fim.

Encerro esta minha saudação, usando uma citação de Gandhi: “Não existe um caminho para a Paz. A paz é um caminho”.-   (Recife 02 de junho de 2015.)
                     
                                                                          *********
 SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA, DO ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 09/JULHO/ 2015, NO CIRCULO MILITAR DO RECIFE.

Número de sócios ......................20
Sócios presentes.........................16
Sócios ausentes..........................04
Convidados e visitantes................00
Sócios honorários........................00

ABERTURA

Na hora regimental o presidente companheiro Zacarias Vilar, convocou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para compor a mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro         Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou além dele, com o presidente Zacarias Vilar e com a secretária companheira Telma Biscontini.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Zacarias Vilar solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Maria Adelaide Santos que leu a seguinte prece:
“Tudo tem sua hora própria.
“O próprio céu tem horário para as trevas e para a luz!”.
Aprenda com a natureza!
Se em certas horas precisamos receber, não se esqueça de que, noutras horas, temos obrigação de dar.
Ajude, pois, mas sem querer substituir-se a quem você ajuda.
Cada um precisa caminhar com seus próprios pés, ara aprender a viver.
Saiba distinguir o momento oportuno de dar e receber”.

TEMPO DA SECRETÁRIA

A secretária companheira Telma Biscontini, registrou o recebimento dos boletins dos clubes coirmãos, comentando sobre seus editoriais.

Disse a secretária, companheira Telma
que os boletins acima referidos ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DO PRESIDENTE

 O presidente companheiro Zacarias Vilar disse que a plenária será uma reunião breve tendo em vista que após o encerramento teremos a primeira reunião do Conselho Diretor do presente ano rotário.

Confirmou que não vai haver reunião plenária na próxima quina feira, 16 de julho, em virtude do feriado que comemora o dia de N.S. do Carmo, padroeira do Recife.

Falou também o presidente Zacarias que tendo em vista ser o mês de agosto dedicado pelo RI ao “Mês do Quadro Associativo”, pede o empenho de cada um de nós para conseguir mais um associado neste mês.
Em seguida, o presidente, companheiro Zacharias Vilar convidou os presentes para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros, solicitou dos presentes que retornassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

O Diretor da Comissão de Administração do RCR Frei Caneca, companheiro Ranulfo Andrade, anunciou as palestras para este mês de julho:

Dia 23.07Agrotóxico nos Alimentos e no Meio Ambiente.
Palestrante: Dra. Susiane Lopes;

Dia 30.07 – Descrição sobre a Conferencia Internacional de RI em São Paulo- Palestrante: Companheira Oneide Queiróz.

O companheiro Guilherme Wanderley convidou todos os companheiros para comemorar o seu aniversário (29 anos) no próximo sábado (11.07) com uma feijoada em sua residência à rua Francisco Cunha 1846/1501 em Boa Viagem e que conta com a presença de todos.

A companheira Zurma Caldas comunicou aos presentes o final do trâmite e o respectivo recebimento de sua cidadania italiana.


Solenemente, o presidente, companheiro Zacarias Vilar convidou a companheira Márcia Jaci do Amaral Lins para receber das mãos do companheiro Alexandre Santos, o distintivo rotário com a pedra de Safira, num reconhecimento do Governador do Distrito 4500 pelo seu empenho nos RYLA’s do RCR Frei Caneca.

A entrega pela sua mãe, companheira Adelaide Santos do Título Paul Harris ao companheiro Guilherme Wanderley, também cedida pelo Governador do Distrito 4500, pelo seu trabalho no último RYLA do RCR Frei Caneca.


ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar, o presidente, companheiro Zacarias Vilar, deu por encerrado os trabalhos, pedindo a os presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.


Nota de Guilherme Wanderley, responsável por este Blog: devido a problemas técnicos, infelizmente o Boletim desta semana circula neste Blog sem as fotos que enriqueceram a versão impressa.

Nenhum comentário: