quarta-feira, 24 de junho de 2015

Companheiros (as), visitantes,

 Recife, 18  de junho de 2015                                          Boletim Semanal Nº 41              

  PLANO DE LIDERANÇA
Plano de Liderança, também conhecido como Plano de Ação ou Estratégico é o roteiro, a bússola, indispensável ao presidente do clube. É a plataforma de governo do Conselho Diretor entrante.
Todos os associados do clube, por força da rotatividade, são presidentes em potencial, por isso cada um deve pensar ou mesmo planejar, com a devida antecedência, o que poderia realizar se viesse a ocupar a presidência.
O presidente eleito, se não pensou antes, para elaborar o seu plano de ação no longo espaço e tempo entre a sua eleição e a sua posse, ou seja, no mínimo um ano e meio. Deve, entretanto, planejar com objetividade, dentro de suas próprias limitações, bem como do clube, preferindo um plano modesto, porém exequível, ao invés de projetos suntuosos e bombásticos.
É preferível, portanto, programar com simplicidade, executar sem esmorecimento, não engavetar planos mirabolantes, recorrendo a improvisações, pois nada vale programar arrojadas promoções e apregoá-las aos quatro ventos. quando não se dispõe de meios para    efetivá-las , O descrédito  do clube perante a comunidade pode advir da falta de planos , ou de planos inadequados.
Elaborado o Plano de Atividade, aprovado pelo conselho Diretor entrante, e submetido à aprovação da Assembleia, preferencialmente que ocorra ainda na primeira reunião do Conselho terá condições plenas de iniciar o seu ano rotário, com o planejamento dos objetivos e as estratégias, bem definidos.
É uma ferramenta que oferece uma estrutura administrativa para os Rotary Clubs e tem por base vários elementos que podem vir a contribuir, desde que utilizados de forma correta, a executar uma gestão eficaz junto ao clube. O plano deve ser flexível, de modo a acomodar as características próprias e a atender as necessidades particulares de cada clube, em qualquer parte do mundo, tornando-os – “Clubes Eficazes”.

(Matéria focada na Cartilha Rotária)

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA, DO RC DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA NA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS, NA IMBIRIBEIRA/RECIFE, QUANDO A EXECUÇÃO DO QUINTO RYLA DO CLUBE NO DIA 11/JUNHO/2015

Sócios presentes...................... 19
Sócios presentes.....................  13
Sócios Ausentes......................  06
Convidados e visitantes ........... 02

ABERTURA

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos, convocou o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para compor a mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente Alexandre Santos e com o secretário companheiro Ranulfo Andrade.

     SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro  Alexandre Santos solicitou dos presentes para que de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Sônia Dantas que presenteou os presentes com esta bela prece:

“Na integração com os jovens, o Senhor nos premiou com a fé e os ideais da juventude.
A conjunção de todas as ações cívicas e éticas nos leva ao trabalho e à prática do bem.
Aos jovens estudantes desta Escola, a certeza de que estamos testemunhando o interesse dos mesmos pela música, pela cultura e que o aprendizado que levarão deste dia será o repúdio à qualquer vicio e que e que sempre esteja abertos aa receberem os ensinamentos aqui transmitidos e principalmente, aqueles que são recebidos pelos pais numa integração familiar abençoada pelo Senhor.”

5º RYLA FREI CANECA

Recepção e Acolhimento

1.     Foi feita a entrega de material – programação- crachá, camisa personalizada, pasta, caneta, bloco de rascunho, ficha de avaliação e fita colorida para dinâmica de grupo;

2.     Foi cantado o Hino Nacional Brasileiro por todos os presentes;

3.     O presidente do RCR Frei Caneca Alexandre Santos   deu as boas vinda aos presentes, dizendo da alegria  em presidir mais um RYLA, na certeza de poder interagir  com os jovens alunos da Escola São Francisco de Assis atingindo os objetivo da programação feita  pela coordenadoria desde trabalho companheira Márcia Jaci do Amaral Lins.




Primeira Palestra: A companheira Telma Biscontini fez uma palestra muito objetiva  mosrando aos jovens o que é o  Rotary e sua   atuação junto às comunidades, bem como a função do RYLA na formação de jovens lideranças.
A segunda palestra ficou a cargo da jovem Larissa Araújo que falou sobre a busca do primeiro emprego.

A terceira palestra foi feita pelo companheiro José Geraldo Cavalcanti sob o tema “O jovem e o seu futuro profissional.”-.
O companheiro José Geraldo dado a sua experiência profissional presenteou não só aos jovens como também a todos os presentes.

O companheiro Geraldo recebeu como que em agradecimento a sua bela palestra, calorosos aplausos que se espalhou por todos os recantos da escola.

Enfim chega o momento mais esperado pelos jovens – o lanche- organizado pelas companheiras: Márcia Lins, Zurma Caldas, Maria Ione e Neide Jane.
Foram distribuídos: cachorro quente, bolos, biscoitos, refrigerantes, etc.



Além do lanche, foram distribuídas lembranças diversas doadas pelos nossos companheiros do RCR Frei Caneca.
Seguiu-se momento poético, com a poesia do companheiro Wilmar Medeiros declamando a poesia extraída do seu livro; “Garimpando Versos”, intitulada “O Brasil que eu conheço”, onde ele relata com riqueza de detalhes as suas viagens por todo o território brasileiro como ele próprio diz no seu livro:             ”Garimpando Versos”.
Do Oiapoque ao Chuí/ Pontal do Seixas, Nordeste/A serra da Catamana/ Do Norte a Sul, Leste Oeste.

A Dinâmica de Grupo abordando temas: Sexo, Liderança, Família, Trabalho e Sucesso, contou com a presença e a participação dos companheiros: Wilmar Medeiros; Ranulfo Andrade; Telma Biscontini; Gildo Caricio e Almir Rodrigues.

Em seguida a diretora da escola, agradeceu por mais um RYLA, dizendo da importância para os alunos daquele trabalho e que só lhe resta mais uma vez, agradecer a todos.



ENCERRAMENTO

O presidente companheiro Alexandre Santos, deu por encerrado os trabalhos agradecendo a todos àqueles que contribuíram de uma forma ou de outra, para o sucesso deste trabalho, pedindo aos presentes para que de pé saudassem a Bandeira Nacional.    

O  QUINTO RYLA DO RCR FREI CANECA, SUCESSO ABSOLUTO SOB A PRESIDÊNCIA DO COMP. ALEXANDRE SANTOS E A MAGIA DA COORDENADORA MÁRCIA LINS



Nenhum comentário: