quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 24 de setembro de 2015                                      Boletim Semanal  Nº 10

CURIOSIDADES ROTÁRIAS - O PRIMEIRO COMPANHEIRO PAUL HARRIS DO RASIL


Temos que ter profunda admiração pelos pioneiros, àqueles que, como visionários vêem o invisível e tomam à dianteira, rasgam horizontes e deixam suas pegadas para que outros as sigam. A história do Rotary é um exemplo da visão de um homem comum, que teve uma idéia, e esta se tornou um ideal e, dentro do ideal rotário outros aportaram programas que engrandece nossa organização e mantêm acesa a chama do ideal de servir. A Fundação Rotária do Rotary Internacional é como uma barragem em um rio caudaloso – Rotary – que suas turbinas geram energia elétrica que traz benefícios para as humanidades. Chambers disse que “Um rio beneficia lugares sobre os quais a sua nascente nada sabe”.
Logo após a morte de Paul Harris , em 1947, muitas contribuições chegaram à homenagem ao fundado de Rotary, e em 1957 foi oficializado o título de Companheiro Paul Harris que seria outorgado a “quem contribuísse com a quantia de mil dólares, ou em cujo nome tal doação fosse feita.”.
O primeiro a se tornar companheiro Paul Harris no Brasil foi José Garcia Molina, sócio do Rotary Club e Londrina que em 1968 ouviu falar das bolsas educacionais, cujo objetivo era de criar “boa vontade entre os povos”, para tanto havia necessidade de contribuição financeira. Molina, como autêntico pioneiro, acreditou nos propósitos da Fundação e enviou sua contribuição. José Garcia Molina foi integrante da Força Expedicionária Brasileira, que lutou nos campos de batalha da Itália, na última Grande Guerra.
Durante a campanha em 1964, ouro para o bem do Brasil, ele doou uma enxada fundida toda em ouro, que fizeram em homenagem a seu pai, pioneiro em Londrina, homem humilde e afeito ao trabalho. José Garcia Molina foi presidente do Rotary Club de Londrina no ano de 1967/1968 e morreu em 08 de fevereiro de 1995.
Em setembro de 1993, ao visitar Londrina, o presidente de RI, RoberrBarrh, entregou à senhora Arani Garcia, mulher de Molina, um diploma de reconhecimento pelo pioneirismo da contribuição. No ano de 1972 mais dois brasileiros receberam o título: Nicolau Filizolae Mário Frujuele, ambos do Rotary Club de São Paulo.    

(Matéria focada na Cartilha Rotária)

SUMULA DA REUNIÃO   PLENÁRIA DO RC DO RECIFE FREICA CANECA REALIZADA EM 17/SETEMBRO/2015, NO CIRCULO MILITAR DO RECIFE

Sócios................................... 20
Sócios presentes...................  12
Sócios ausentes....................  08
Convidados e Visitantes.......   01
Sócios honorários ...............   00

ABERTURA

Na hora regimental o presidente companheiro Zacarias Vilar convidou o protocolo companheiro a Wilmar Medeiros para compor a mesa.

MESA PRINCIPAL

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente companheiro Zacarias Vilar, com o segundo secretário companheiro Guilherme Wanderley e com o governador assistente companheiro Nilton Bandeira.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Zacarias Vilar solicitou dos presentes para que de pé saudassem a Bandeira Nacional.

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Maria Ione Costa de Moraes que leu a seguinte prece:
“O céu está dentro de você!
Aprenda a viver no paraíso.
Não é preciso morrer para ir ao céu, não!
Nós criamos em nós o inferno de tristeza e angustia.
Então aprenda a criar o paraíso da alegria.
Perdoe sempre e siga a diante, evitando aborrecer-se.
Não dê importância ao que dizem de você.
Deixe que sua alegria brote do intimo do seu coração bom e generoso”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença do companheirogovernadorAssistente Nilton Bandeira,pedindo para ele, uma saudação rotária.

TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário em exercício companheiro, Guilherme Wanderley registrou o recebimento dos boletins dos clubes co-irmãos lendo os seus editoriais.
Disse o companheiro Guilherme Wanderley que os boletins acima registrados ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente companheiro Zacarias Vilar agradeceu a presença de todos, especialmente do governador assistente companheiro Nilton Bandeira, convidando-os para participar do almoço em companheirismo.

COMUNICAÇOES E PROPOSTAS

O presidente companheiro Zacarias Vilar, disse que tanto ele como os demais companheiros estão felizes pelo pronto restabelecimento do companheiro Wilmar Medeiros.

O companheiroWilmar Medeirosdisse que está completamente recuperado, e que agradece a todos aqueles que telefonaram e o visitaram e voltaram para ele as suas orações, pedindo a Deus por ele.

O companheiro GildoCarício Caldas leu o Ofício n° 14/15 do Instituto Histórico de Jaboatão, dirigidoao Clube de Engenharia de Pernambuco, na pessoa do seu presidente Alexandre Santos ex- presidente do RC do Recife Frei Caneca dizendo ter a imensa satisfação de convidá-lo como Mediador da Mesa Redonda que debaterá o tema Patrimônio Ferroviário versus Ações de Preservação, juntamente com o representante da ONG Amigos dos Trens, com o representante da Fundarpe e com o representante da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes.

O governador assistente, companheiros Nilton Bandeira convidou os presentes para a Feijoada Bingo no Rotary Olinda Note cujo resultado financeiro será revertido na compra de cadeiras de roda para distribuição com os necessitados.

O presidente falou no seguro de automóveis e como o Rotary receberá um percentual sobre o valor do seguro.
O presidente convidou a companheira Maria Ione para receber a homenagem como a aniversariante do mês de setembro. Todos cantaram o    “parabéns pra você”.
A aniversariante leu o editorial do boletim feito para ela sob o título: “oitenta anos de vida e de muita alegria”. Foi a aniversariante muito aplaudida pelos companheiros presentes.



ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar, e dado ao adiantado da hora, o presidente, companheiro Zacarias Vilar deu por encerado os trabalhos pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.




Rotary é um ponto de convergência para os que acreditam no poder das ideias, nos valores fundamentais da existência humana, e que têm consciência de que sua ação individual é válida para o desarmamento dos espíritos, o estabelecimento da harmonia social e da obtenção da paz.
Se podermos com nossa ação pessoal e coletiva, aliviar o sofrimento, desnecessário estabelecer a confiança mútua, atenuar a falta de perspectiva e a desesperança entre os seres humanos de todas as partes do mundo, estaremos dando utilidade às nossas vidas, fazendo refletir a faceta mais luminosa do Rotary.
                      Arquimedes Theodoro - Diretor de RI 1980/ 1982


Nenhum comentário: