quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 22 de outubro de 2015                                      Boletim Semanal  N º 13

Ao mestre, com carinho: todo dia é Dia do Professor
Alexandre Santos*
Há quase cinquenta anos, precisamente em 1967, a indústria cinematográfica britânica viveu um ponto alto com o filme 'Ao mestre com carinho', que, depois de ocupar o imaginário das pessoas, resistiu ao passar dos tempos e se manteve firme como referência Cult de gerações. Desde então, evocações ao ator Sidney Poitier e à trilha sonora composta por Ron Grainer vêm embalando homenagens aos professores por toda a face do Planeta, como, por exemplo, aconteceu aqui no Brasil, na última 5ª feira, dia 15 de outubro de 2015, quando se comemorou o Dia Nacional do Professor. No filme, jogando magistralmente com temas de grande apelo sentimental, como as questões racial e social, a partir de enredo centrado numa escola da periferia pobre de Londres, o diretor e roteirista James Clavell usou a biografia de E. R. Braithwhite para destacar a importância exercida pelo professor na formação das pessoas.
Como diz o filme, além de mentor intelectual de disciplinas isoladas, o professor é, sobretudo, um mestre, cujos ensinamentos perduram no tempo, acompanhando as pessoas por toda a vida. De fato, junto com a família, o professor é um dos pilares da formação, transmitindo não apenas o conhecimento, mas, também, a experiência e o exemplo de vida. Nesta perspectiva, o professor é uma espécie de herói social, que, muitas vezes, sacrifica uma carreira profissional melhor remunerada em nome do amor pelo ensino e pela formação dos alunos.
O transcorrer dos tempos apaga muitas coisas, mas não esmaece as lembranças daqueles que nos ajudaram a ser aquilo que somos hoje.
Não é sem razão, por exemplo, a alegria que sinto nos dias correntes, quando, no café mensal da minha antiga turma do Marista, encontro o Irmão Orlando Cunha Lima, diretor-geral doColégio nos tempos de adolescência, professor que nos deu grandes lições de vida e de cidadania. Aliás, vale ressaltar que, ainda hoje, deixando clara a sua eterna responsabilidade com os pupilos de sempre, o velho mestre nunca perde a oportunidade de nos aconselhar. Com efeito, nas conversas de agora, muito lúcido, o velho mestre não deixa de nos ensinar sobre a vida e sobre o viver.
Na realidade, cada um tem o seu 'Irmão Orlando', cada um trás consigo a lembrança de um mestre cujas lições servem de guia, prumo e farol para as jornadas do dia-a-dia. Por isso e muito mais, não há dúvida de que 'todo dia é Dia do Professor'.
 (*) Alexandre Santos é presidente da União Brasileira de Escritores

SUMULA DA REUNIÃO   PLENÁRIA DO RC DO RECIFE FREI CANECA REALIZADA NO DIA 15/OUTUBRO/2015, NO CIRCULO MILITAR DO RECIFE

Sócios.................................... 20
Sócios presentes..................... 12
Sócios ausentes......................  08
Convidados e Visitantes..........  01
Sócios honorários .................  00

ABERTURA

Na hora regimental o presidente companheiro Zacarias Vilar convidou o protocolo companheiroWilmar Medeiros para compor a mesa.

MESA PRINCIPAL

O protocolo companheiroWilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente companheiro Zacarias Vilar,com osecretário em exercício companheiroGuilherme Wanderley e com o governador assistente, companheiro Nilton Bandeira.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Zacarias Vilar solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Márcia Lins que leu a seguinte prece:

Nuca se irrite!
Se a condução custa a chegar, tenha paciência.
Se o vizinho o incomoda, suporte-o.
Sua irritação não pode melhorar as coisas e... faz mal a seu fígado.
A irritação causa mais sofrimentos a nós que os que aos outros, ao passo que a paciência é um bálsamo, sempre pronto a sua suavizar as feridas próprias e alheias.”

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença do companheiro Nilton Bandeira do RC do Recife Olinda Norte.


TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário em exercício, companheiroGuilherme Wanderley registrou o recebimento dos boletins dos clubes coirmãos lendo os seus editoriais.
Disse o companheiro Guilherme que os boletins acima registrados ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.
Falou também, o secretário em exercício, companheiro Guilherme na edição este mês daBrasilRotário, com a presença do companheiro José Ubiraci, Diretor de RI 2015/2017, e sócio do RC doRecife Casa Amarela.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente companheiro Zacarias Vilar  agradeceu a presença de todos, convidando-os para participar do almoço em companheirismo.

O protocolo, companheiro Wilmar Medeiros solicitou dos presentes que retornassem aos seus lugares para dar continuidade dos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

O companheiro Nilton Bandeira, governador assistente, convidou ospresentes para assistir uma palestra em seu clube RC Olinda Norte sob o tema “O despertar de uma nova consciência” e também para participar de um bingo/feijoada com vários prêmios. - Dia 25 de outubro próximo.

A companheira Márcia Lins falou que Daniel Alves, jovem muito útil quando da realização do RYLA, pediu que fosse doado uma máquina de cortar cabelo para suas ações sociais.

A companheira Telma Biscontiniregistrou a posse do Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, e que foi uma festa muito concorrida e bonita.

O companheiro Wilmar Medeiros disse que teve uma consulta de cerca de três horas e os exames cujos resultados foram bons, mas, o médico, só lhe dará alta definitiva no próximo mês de janeiro.
Disse ainda o companheiroWilmarquehoje irá fazer uma tomografia para detectar a diverticulite e deverei começar a tomar insulina.

O presidente companheiro Zacarias Vilar cobrou do companheiro Almir Rodrigues notícias do projeto da fundação Perrone.

Disse o companheiro Almir que já estava preparando os formulários eque o RCR Frei Caneca contribuirá com 20% e a Fundação Rotária com 80%.

A companheira Telma Biscontinidisse que em contato com a companheira Cristina Carvalho do RC do Recife Espinheiro, ela disse do desejo do seu clube de fazer novamente a festa de final de ano em conjunto com o nosso RCR Frei Caneca, pois segundos eles foi um sucesso e que nós concordamos.
Teremos uma festa bonita, cuja contribuição per capta será de R$ 55,00(cinquenta e cinco)reais, e que  breve se comunicará para saber a nossa resposta.

O companheiro Guilherme Wanderley, a princípio foi contra, mas quando soube que a festa seria à noite,concordou.

O presidente companheiro Zacarias Vilar comunicou que não estaria presente a reunião da próxima quinta-feira, pois estará viajando para São Paulo a fim de assistir a cirurgia de grande porte de sua irmã e ele estará presente para dar o seu apoio moral.

O companheiro Ranulfo Andrade, vice- residente, com problemas de vesícula, não estará também, presente a reunião da próxima quinta- feira.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar e, dado ao adiantado da hora, o presidente Zacarias Vilar, deu por encerrado os trabalho, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.


Quando quisermos que alguma coisa se faça, devemos pedir a um homem ocupado, ele sabe como dividir o seu tempo para obter o que lhe é pedido.
                                                                                  Paul Harris


Onde há uma criança faminta para alimentar, um homem ignorante para educar, um jovem clamando por orientação, qualquer incompreensão, conflito entre pessoas, desconfiança em todas as partes, um verdadeiro amigo por encontrar, aí então, com toda a veracidade, haverá razão para que exista Rotary.
 Richard L Evans- Ex- Presidente de RI

Nenhum comentário: