quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Companheiros (as), visitantes,


Recife, 06 de setembro de 2012               Boletim Semanal nº 10

                         

                      Educação Pública - Política de cotas e justiça social

                                                                 Alexandre Santos*

Durante muito tempo, fazendo valer os conhecimentos adquiridos em função de vultosos investimentos familiares em educação e cultura, estudantes oriundos das classes A e B - que não têm dificuldades para frequentar bons colégios (em sua grande maioria particulares), escolas de línguas, intercâmbios culturais e, quando necessário, professores particulares, matérias específicas e cursos preparatórios - ocuparam a quase totalidade das vagas oferecidas pelas faculdades públicas do País, desfrutando, na prática, uma cota próxima de 100% no sistema público de ensino superior - exatamente o mais cobiçado, não só por ser gratuito, mas, também, por ser o de melhor qualidade. De fato, em função das facilidades permitidas pela afluência, os jovens que têm a oportunidade de incorporar o conhecimento colocado à venda pelo mercado cultural e educacional são, obviamente, mais qualificados do que aqueles nascidos e criados em berço desforrado, os quais, quase sempre, têm o preparo acadêmico limitado ao mínimo garantido em lei. E, nesse embalo, em nítido exemplo de concorrência desleal, como num jogo de cartas marcadas e resultado naturalmente viciado, via de regra, as vagas disputadas nos exames vestibulares do sistema público de ensino superior são preenchidas pelos jovens das 'melhores famílias', reservando aos mais pobres as opções de interromper o aprendizado no Ensino Médio ou continuá-lo em alguma faculdade paga. Instala-se, então, um contra-senso, pois, ao invés de servir aos mais necessitados, o sistema público de ensino superior constitui ambiente cativo daqueles que 'podem', remetendo os que 'não podem' para o dispendioso sistema privado de ensino.

Vale lembrar que, por conta da injustiça implícita naquele modelo, sob a alegação de que não atendia a população mais pobre, governos cogitaram suspender a gratuidade do ensino público superior. "Afinal de contas, se não atende aos pobres, por que ser gratuito?", argumentavam eles. O bom senso, no entanto, falou mais alto e, graças a Deus, ao tempo que mais e mais pessoas clamam por 'um ensino público de qualidade', os defensores do ensino pago parecem ter (pelo menos, momentaneamente) ensarilhado as armas. Contida esta ameaça, foi hora de buscar uma fórmula capaz de reduzir a injustiça embutida no velho modelo de grandes cotas para as estudantes das classes A e B e, mantendo o ensino gratuito, tornar mais públicas as faculdades públicas.      

Foi neste quadro que surgiu o chamado sistema de cotas - uma política pública cujo objetivo é proporcionar alguma chance a estudantes injustamente penalizados por um modelo econômico centenário que, despreocupado com a superação de injustiças históricas, concentra renda, impedindo largos setores da sociedade de adquirir os dispendiosos bens culturais e educacionais e dificultando a democratização das oportunidades sociais e econômicas.

Um sistema que, longe de estabelecer privilegio, reduz a tradicional cota em favor dos que podem pagar em detrimento daqueles que não podem, contribuindo para o resgate parte da dívida contraída pela sociedade junto aos mais pobres, abrindo caminho para uma situação em que todos possam se ajudar mutuamente. É nesta perspectiva que deve ser visto o tal Sistema de Cotas que tanta polêmica vem provocando no País.

Que o ensino seja público, universal e de boa qualidade.

   * Presidente do Clube de Engenharia  Pernambuco,   Presidente da União Brasileira dos Escritores .PE   e   A ssociado do Rotary Club do Recife Frei Caneca                           
                  
SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO  ROTARY CLUB DO RECIFE - FREI CANECA,  REALIZADA EM 30/AGOSTO/2012  

Numero de Sócios           22

Sócios Presentes             17

Sócios Ausentes                  05

Convidados e Visitantes    02

Sócios Honorários            00

ABERTURA 
Na hora regimental a presidente, companheira Márcia Jaci do Amaral Lins convidou a diretora de protocolo, companheira Telma Biscontini para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL   

A diretora de protocolo companheira Telma Biscontini  anunciou a composição da mesa que contou, além dela,   com a presidente companheira Márcia Jaci do Amaral Lins, com o segundo secretário no exercício da secretaria, companheiro  Ranulfo José Coelho de Andrade e com a jovem Larissa Araújo Lins, nora e  convidada da presidente  Márcia Lins.  

SAUDAÇÃO A BANDEIRA  

A presidente Márcia Lins solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.   

ORAÇÃO ROTÁRIA  

A oração rotária foi feita pela companheira Miriam Provazzi que leu a seguinte prece: 

Coloque Deus, conscientemente, em tudo o que faz, em todos os seus problemas. E verificará que seus sofrimentos se transformarão em experiência e aprendizado.
Coloque Deus em todos os seus pensamentos, e sua vida se transformará num hino de alegria e louvor, porque as dores se asvairão como as trevas, que desaparecem aos primeiros clarões das luzes da aurora.”. 
TEMPO DO PROTOCOLO

A diretora de protocolo, companheira Telma Biscontini, registrou a presença de Larissa Araujo, convidada dos companheiros Antonio e Márcia e  Arlindo convidado da companheira Verônica Cidreira,  pedindo para todos uma saudação rotária.
TEMPO DO SECRETÁRIO  

O secretário em exercício companheiro Ranulfo  José Coelho de Andrade registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre  seus editoriais.
Registrou também o recebimento da Carta Mensal do Governador do Distrito 4500.
Disse o companheiro Ranulfo Andrade que tanto os boletins, como a Carta Mensal do Governador, ficarão na secretaria a disposição de quem queira  melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DA  PRESIDENTE

A presidente companheira  Márcia do Amaral Lins fez uma avaliação muito positiva da festa da visita  oficial do Governador e do Jubileu de Prata do Rotary Club do Recife Frei  Caneca, não só da animação, como também da presença maciça dos associados e da participação de um bom número de convidados  e visitantes.
Falou a presidente na aprovação de todos  ao uso de crachá nas plenárias e na loteria da Informação Rotária.
 Falou também a companheira presidente sobre a carta recebida do Rotary Club Caruaru Norte, comunicando a  indicação, com apoio unânime dos associados, do companheiro Ranulfo José Coelho de Andrade como sócio honorário daquele clube, onde além de sócio foi presidente do Conselho Diretor.
 A presidente Márcia mostrou a todos a linda Flâmula que recebeu do RC do Recife Casa Amarela.
Dando continuidade ao tempo da presidência fez entrega a companheira  Maria Ione Costa Morais, dos boletins da sua gestão, devidamente encadernados.
ALMOÇO

A presidente Márcia Lins convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo. 

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS 

A companheira presidente Márcia Lins falou no treinamento do RYLA, juntamente com os companheiros Antonio Maciel Lins, Gildo Caricio Caldas e Zurma Caldas, chamando  a todos para visitarem uma escola pública com vistas à escola de pais.
O companheiro Antonio Maciel também falou na importância do RYLA, de falar de drogas, de sexo, de falar na realidade das crianças excluídas da sociedade, e disse que trará para uma palestra uma palestrante ligada a menores infratores. 
O companheiro Ney Casado falou sobre o RC do Recife Apipucos e no trabalho constante junto à comunidade. No dia da Cidadania, tem corte de cabelos, documentação, corte de unhas tudo grátis. Falou na feirinha de usados, que tem tido muito sucesso.
O companheiro José Geraldo Cavalcanti, disse sentir-se honrado de administrar o dinheiro do clubem, elogiando a programação  de despesas.
Disse que o preço do nosso almoço é talvez um dos mais baixos em Rotary, até porque nele, está incluída toda estrutura da sala para almoço e reuniões, energia, estacionamento etc. por apenas R$ 20,00.
Falou também, muito feliz, que foi revogada a desapropriação do prédio da sua empresa, pelo governo do Estado.
Falou também sobre a organização de Rotary e suas normas, o que lhe faz lembrar do saudoso companheiro Genival Barbosa Guimarães, a quem ele chamava de Mestre.
-“Sinto-me orgulhoso de pertencer a este clube pela sua organização e seu ideal de servir”. Concluiu o companheiro Geraldo.
O companheiro Wilmar Medeiros elogiou a presidente Márcia, pela visão de ter  autorizado a filmagem da festa da visita do Governador e do Jubileu de prata do clube, apresentando um DVD para chegar as mãos do Governador Luiz Mário.
A companheira Zurma Grassano Caldas disse está muito feliz em pertencer ao RCR Frei Caneca. São 25 anos de muito trabalho, mas temos que nos adequar. Como faço parte da Fundação Rotária lembro o acordo feito com as companhias de seguro para doar 5% do premio para a F.R. e todos os associados que fizerem seguro, inclusive de automóvel, que comuniquem para que seja  cobrado o valor do percentual acordado.
Com relação ao RYLA precisamos visitar escolas na faixa etária até 30 anos. 
O companheiro Zacarias Vilar disse que, na contracapa da revista Brasil Rotário, tem todo o histórico do acordo das companhias de seguro com a Fundação Rotária.
O companheiro  Alexandre Santos, muito elogiou a festa da visita do Governador e do Jubileu de Prata do clube, não só pela organização, mas também pela animação e a demonstração de  um companheirismo sadio e construtivo. 
Com relação à loteria da informação rotária, a presidente Márcia Lins fez um sorteio dos acertadores, sendo agraciada a companheira  Telma Biscontini e o companheiro Wilmar Medeiros
Todos os presentes, por solicitação da companheira presidente, saudaram os aniversariantes do mês de agosto, cantando o tradicional “Parabéns Pra Vocês“ seguindo-se uma calorosa saudação rotária. 

ENCERRAMENTO 
Nada mais havendo a tratar, a presidente companheira Márcia J. do  Amaral Lins deu por encerrados os trabalhos, convidando a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional e finalizou dizendo  a sua marca de administrar:

“Não serei presidente, seremos.”

RECORDAÇÃO


Almoço em companheirismo numa das plenárias do RCR Frei Caneca

 Dólar Rotário: Setembro/12 – R$ 2,06

 

Nenhum comentário: