quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Companheiros (as), visitantes,




Recife,13 de setembro de 2012                                 Boletim Semanal nº 11


INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - FATO HISTÓRICO 

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal

Em 09 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta da corte de LISBOA, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro I, impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico“. Esse dia ficou conhecido como o dia do “fico”.

Após esse dia, D.Pedro I tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D.Pedro convocou a Assembleia Constituinte, organizou a Marinha  de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou que, nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isso poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata  dele para metrópole.

Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro quando este estava  em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte”!

Este fato se deu no dia 07 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro daquele ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. 

 Os primeiro países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras  esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem ter esse dinheiro, D. Pedro recorreu à Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, esse fato histórico não causou rupturas sociais no Brasil. O Povo mais pobre se quer acompanhou ou entende o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro, foi a camada que mais se beneficiou.

                                                       (Artigo focado em pesquisa via Internet)

 

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA  DO  ROTARY CLUB DO RECIFE - FREI CANECA,  REALIZADA EM 06/SETEMBRO/2012. 

Numero de Sócios            22

Sócios Presentes              15
Sócios Ausentes      07

Convidados e Visitantes    01

Sócios Honorários            00

 ABERTURA
Na hora regimental a presidente, companheira Márcia Jaci do Amaral Lins convidou a diretora de protocolo, companheira Telma Biscontini para fazer a composição da mesa.  

MESA PRINCIPAL
A diretora de protocolo companheira  Telma Biscontini  anunciou a composição da mesa que contou, além dela,   com a presidente companheira Márcia Jaci do Amaral Lins, com a secretaria, companheira  Verônica Cidreira.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA
A presidente Márcia Lins solicitou aos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional. 

ORAÇÃO ROTÁRIA
A oração rotária ficou a cargo do companheiro Milton Torres Dantas que  leu a seguinte prece: 

            “Procure viver mais sua vida interior.

            A agitação da vida não deve atingir nosso eu verdadeiro, nossa alma.

            Não deve fazer esquecer a coisa mais importante..

            A Centelha divina é que é nosso eu real, do qual nosso corpo é apenas um reflexo.

            Portando, procure viver mais intensamente sua vida interior, e a vida de seu eu verdadeiro, de sua alma”. 

        TEMPO DO PROTOCOLO

 A diretora de protocolo, companheira Telma Biscontini, registrou a presença da Sra. Ana Regina Vasques, esposa do companheiro Hélio Tadao Nakata, pedindo para ela uma saudação rotária.

 TEMPO DA SECRETÁRIA 

A secretária companheira Verônica Cidreira registrou o recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre  seus editoriais.

Disse a companheiro Verônica que os boletins acima citados, ficarão na secretaria a disposição de quem queira  melhor se inteirar dos seus assuntos. 

TEMPO DA PRESIDENTE 

A presidente companheira Márcia do Amaral Lins fez distribuir a todos os presentes pequenas bandeiras brasileiras, como forma de homenagear o Dia da Independência do Brasil - Sete de Setembro.

Falou, a presidente sobre a criação pelo Rotary Internacional da Quinta Avenida dedicada às Novas Gerações.

Falou também, nossa presidente, sobre próximas palestras: 

Dia 13 – Palestra do Dr. Jurandir Brainer com o tema: “como envelhecer Saudável”, e no dia 20 sobre Novas Gerações, quando a companheira Celma Antonino que vai falar sobre a estrutura do RYLA.

Lembrou o Seminário sobre a Imagem Pública de Rotary no Hotel Praia no Pina.

Pediu a presidente, aos membros do Conselho Diretor, para falar sobre as suas Comissões.

ALMOÇO

A  presidente Márcia Lins convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo.


COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS 

O companheiro Wilmar Medeiros, muito elogiou o agreste pernambucano, especificamente a cidade de Bezerros, pelas suas belezas naturais, pelos seus museus, inclusive o museu do trem, e pelas exposições de artes, principalmente manuais.

A companheira  Maria de Fátima Almeida, que trabalha com turismo, concordou com o companheiro Wilmar.
O companheiro Milton Pires falou sobre os seguintes encartes do boletim:

(1º) A importância da Aspirina na prevenção do enfarte;

 2º) Tabela dos aniversários, com o devido celular, para tornar  mais fácil ligar para os companheiros no seu aniversário.
A companheira Maria Fátima Almeida, declamou um belo soneto de sua autoria baseado em Rotary.

A companheira Telma Biscontini, disse:
1º) Não ser possível o passeio à Garanhuns, ficando para o mês de janeiro próximo;
2º) Sobre a Política de Cotas, disse ser preciso se investir no ensino básico, ter colégios como o antigo Ginásio Pernambucano.
3º) sobre os companheiros que conversam durante as plenárias, prejudicando os trabalhos da mesa.

 O companheiro Ranulfo Andrade, disse que é contra  a política de Quotas, mas que concorda com o debate aberto, proposto pelo companheiro  Milton Pires.

O companheiro Wilmar Medeiros, sobre o assunto de Política de Quotas do Ensino Universitário, disse que não é só fortalecer o ensino básico, mas que se tenham professores com boa didática.

O  companheiro Almir Souza  disse que, como vice–presidente do Conselho Diretor do Rotary Club do Recife Frei Caneca, está sempre atento a todas as discussões,  como se preparando para, numa eventualidade, poder substituir a presidente à altura.

A companheira  Verônica Cidreira falou no convite da    FIEPE, para o lançamento  do “Projeto de Inventário de Emissões de Gazes  do Efeito Estufa para as Indústrias do Estado de Pernambuco”.

O evento se dará no dia 11 de setembro das 19h às 20h,30, no Auditório  Térreo da FIEPE. 

ENCERRAMENTO 

PATRIOTISMO
 
 

Nada mais havendo a tratar a presidente companheira Márcia Jaci do  Amaral Lins deu por encerrados os trabalhos, convidando a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional e, com as bandeiras por ela distribuídas no inicio da reunião, levantadas, todos os presentes, num ato de patriotismo, entoaram o Hino Nacional Brasileiro  com muito entusiasmo, seguindo-se  uma calorosa salva de palmas  pela Independência do Brasil.

 RECORDANDO:

 

Flash da plenária festiva da visita oficial do Governador do Distrito e do Jubileu de Prata do RC do Recife Frei Caneca

 PARA REFLEXÃO:  

Rotary veio para ficar e nasceu para crescer. Desde os seus primórdios jamais estagnou ou regrediu. E isto, por um motivo muito simples,  de que sua atuação, se assenta no companheirismo  de seus  integrantes e no ideal de servir que os anima.  (Gov. Oabi Gebrin)

 CONVITE - Importante Debate

 A presidente, companheira Márcia Lins, convida todos os companheiros do RCR Frei Caneca, para fazer parte de um debate sobre a Política de Cotas nas Universidades Públicas, na última plenária do mês de setembro - (27/09) 

 

Nenhum comentário: