quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 04 de Dezembro de 2014                        Boletim Semanal Nº 22      

ASSEMBLÉIA COM O GOVERNADOR

No dia 11 de dezembro próximo, o Rotary Club do Recife Frei Caneca está recebendo oficialmente o Governador do Distrito 4500, companheiro Eduardo Carneiro Mota.
A visita oficial do Governador do Distrito a um clube é o mais importante evento do ano rotário.
O clube se reveste do que ele tem de mais belo para receber seu Governador. Ele visitará um projeto do clube ou a uma obra de destaque da cidade.
No clube, acontecerá o encontro dos associados com o Governador, Embora ele não seja um fiscal, cabe aos dirigentes do clube colocar a sua disposição, a prestação de conta das atividades do clube e explanação do Plano de Atividades, bem como o Programa das Comissões para o ano rotário em curso.
A Assembléia com o Governador é realizada à tarde ou à noite em horário que possibilite a presença de todos os associados, dura cerca de duas horas. Será aberta pelo presidente do clube, com saudação a Bandeira Nacional e a auto - apresentação dos associados ao Governador.
A assembléia com o Governador é precedida de um encontro do Governador com o presidente, secretário, tesoureiro e presidente entrante para análise dos pontos a serem abordados pelo Governador durante a assembléia. A audiência pode ser encerrada com um almoço ou coquetel, dos quais participarão as respectivas esposas, bem como visitantes e convidados.
A presença na assembléia é dever de todo associado cônscio de suas obrigações como rotariano.

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO ROTARY CLUB DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 27/NOVEMBRO/2014.

Número de sócios..................19
Sócios Presentes ...................14
Sócios ausentes.....................05
Convidados e visitantes...........05
Sócios honorários...................01

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou do protocolo companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente companheiro Alexandre Santos, com o secretário companheiro Ranulfo Andrade com o governador assistente companheiro João Vicente e com o palestrante engenheiro Antonio Sérgio Caseira Gonçalves Torres.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Maria Ione que leu a seguinte prece:
“Lei de causa e efeito
Todo efeito tem, consequentemente, uma causa, pois o ocaso não existe.
E, se sofremos na vida presente, com toda a certeza, erramos no passado.
Nós, ontem, preparamos o hoje, e hoje preparamos o amanhã.
Portanto, procuremos agir no dia de hoje, para não termos os sofrimentos consequentes de nossos próprios atos, no dia do amanhã.
Preparemos um futuro alegre, plantando a alegria no dia de hoje”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença do governador assistente companheiro João Vicente, com o palestrante engenheiro Antônio Sérgio Torres, com os engenheiros da Compesa Aldir Pimentel, Rui Santos e Marisa Figueira e com o engenheiro Arthur Lopes, convidados do clube, pedindo para eles, uma saudação rotária.

TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário companheiro Ranulfo Andrade, registrou a recebimento dos boletins dos clubes rotários do Recife e da Região Metropolitana, comentando sobre seus editoriais e suas palestras.
O secretário Ranulfo Andrade registrou também o recebimento da Revista Rotária.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente companheiro Alexandre Santos agradeceu a presença de todos, e registrou o convite para a posse do companheiro Nilzardo Carneiro Leão, na Academia pernambucana de Letras, na cadeira nº 18 que foi do teatrólogo Ariano Suassuna, no dia 04 de dezembro próximo.
O presidente Alexandre lembrou a visita oficial do Governador do Distrito 4500 ao nosso RCR Frei Caneca, no dia 11/12 próximo, dizendo contar com a presença de todos os sócios e respectivos familiares.

Em seguida o presidente Alexandre convidou a todos para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço, o protocolo companheiro Wilmar Medeiros, pediu a todos para retornarem aos seus lugares dando assim continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS 

O presidente companheiro Alexandre Santos avisou que a reunião dia 04/12 próximo será de preparação para a visita oficial do governador Eduardo Mota ao nosso RCR Frei Caneca. Em seguida o presidente Alexandre. convidou o companheiro Ranulfo Andrade para fazer a apresentação do palestrante, engenheiro  Antonio Sergio Torres, cujo tema de sua palestra  será: “Sustentabilidade  de Abastecimento  d’água em Pernambuco”.

O companheiro Ranulfo, falou que o palestrante engº Antonio Sérgio Caseira Gonçalves Torres é formado em engenharia civil pela UFPE na turma de 1979, com especialização em Saneamento ambiental também pela UFPE em 1980.  Como experiência profissional consta ser engenheiro da Compesa desde 02/1980 e prof. Adjunto de Saneamento da Escola Politécnica da UP desde 1981. Exerceu  diversas funções na Compesa entre elas a de Superintendente Regional de Operações do Agreste de 09/1988 a 03/1991 e Assessor da Presidência/Diretoria  de 01/2011 à 06/2011 e 10/2013 até a presente data.
As funções por ele exercidas na APAC (Agencia Pernambucana de Água e Clima) foram: Gerente de Outorga e Cobrança e Diretor de Regulação e Monitoramento.

PALESTRA

O palestrante saudou a todos na pessoa do presidente companheiro Alexandre Santos e disse está muito feliz falando sobre a matéria o que ele mais gosta e disse ele:
Nada existe sem água. É muito importante para mim trabalhar na Compesa e citou entre os principais desafios: o aumento da população e o fato da migração rural.; escassez de mananciais na região do semi –árido; depredação ambiental; etc.
Citou os rios perenes e os temporais.
Fez ele algumas comparações com o estado do Ceará. Falou sobre o rio da Prata e na falta de investimento no setor de saneamento.
Como investimento falou na oferta de água a população e no abastecimento d’água na região metropolitana e fez uma completa demonstração dos projetos em andamento nos sistemas de defesas contra as secas.
O palestrante recebeu perguntas dos companheiros: Wilmar Medeiros, Almir Rodrigues Eduardo Queiroz, Telma Biscontini, Milton Dantas e a todos respondeu com precisão demonstrando seu vasto conhecimento sobre a matéria em tese.
No final da palestra falou o engenheiro Arthur Lopes, ex- Seretário de Oras e Saneamento do Estado de Pernambuco e ex-presidente da Compesa, elogiando o palestrante, criticando o desvio de águas do São Francisco, sendo de imediato convidado para fazer uma palestra no Frei Caneca sobre o assunto.

ENCERRAMENTO

O presidente companheiro Alexandre Santos convidou o companheiro Milton Pires, a companheira Sonia Dantas e o engenheiro Artur Lopes para fazer entrega ao palestrante do Certificado de Participação do RCR Frei Caneca a ele conferido pela brilhante palestra proferida e, como nada mais havia a tratar, deu por encerrado os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

Visita oficial ao RCR Frei Caneca do Governador do distrito 4500 companheiro EDUARDO CARNEIRO MOTA.
Dia: 11 de dezembro de 2014
Hora: 12h, 00
Local: Restaurante do Círculo Militar do Recife
                                                                            
Começa nesta quinta-feira o Movimento:
VOLTA TADAO E TRAZ ANA REGINA!... 
       
Muitos dos programas de Rotary, são do tipo que educam e assistem as pessoas, de modo a se tornarem capazes de ajudar a si mesmas e, com o tempo, capazes de ajudar os outros. Essa maneira de servir resulta ser mais eficaz do que fazer caridade               (W.Jack Davis – Presidente de RI 77-78)

Nenhum comentário: