quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Companheiros (as), visitantes,

Recife, 15 de janeiro de 2015               Boletim Semanal Nº 24       

1º DE JANEIRO - DIA DA PAZ UNIVERSAL  

Dia da Paz Universal- também chamado Dia da Fraternidade Universal ou ainda Dia da Confraternização Universal é comemorado em quase todo mundo no dia primeiro de janeiro. Nesse dia, as pessoas trocam votos de paz, alegria, felicidade, saúde e prosperidade para o ano que se inicia.
Tradicionalmente há uma vigília na noite de 31 de dezembro quando se comemora com muita festa, a passagem do ano.
Em 08 de dezembro de 1968, o papa Paulo VI escreveu uma mensagem propondo a criação do Dia Mundial da Paz, a ser festejado no dia 1º de janeiro de cada ano. Mas o papa não queria que a comemoração se restringisse apenas aos católicos - para ele, a verdadeira celebração da paz só estaria completa, se envolvesse todos os homens, não importando a religião. “A proposta de dedicar à paz o primeiro de janeiro do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica”.
Antes, seria para desejar que ela, encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz” dizia em sua mensagem.
No texto expressava seu desejo de que esta iniciativa ganhasse adesão ao redor do mundo com “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar a história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”. Portanto O Dia da Paz Mundial é um dia a ser celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, etnia, posição social ou econômica. O dia 1º de janeiro é reconhecido pela ONU, como o Dia da Confraternização Universal, ou seja, do diálogo da paz entre os povos, reservado a reflexão de como queremos que o mundo seja nos próximos 365 dias que estão por vir.
                                               
                                                   (Matéria focada em pesquisa via internet.).


SÚMULA DA ASSEMBLEIA DA VISITA OFICIAL DO GOVRNADO DO DISTRITO 4500 AO RC DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 11/DEZEMBRO/2014.

Número de sócios.......................19
Sócios Presentes.........................16
Sócios ausentes..........................03
Convidados e visitantes...............06
Sócios honorários........................00

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou do protocolo companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente companheiro Alexandre Santos e sua esposa. Maria Adelaide, com o secretário companheiro Ranulfo Andrade, com o governador do Distrito 4500 Eduardo Mota e sua esposa Kátia Mota, e com o governador assistente companheiro João Vicente.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.     

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Sônia Dantas e lida pela companheira Telma Biscontini:

“O Rotary, precisa das bênçãos de Deus, na busca de sua união e no fortalecimento de toda família rotária.
O Rotary enseja que lutemos pela ética e por aqueles que precisam do nosso amparo.
O nosso RCR Frei Caneca, se sente honrado neste dia, ao receber o governador do Distrito 4500 Eduardo Carneiro Mota, com as homenagens e deferências que o cargo requer, na presunção de um diálogo ameno, cordial e respeitoso.
Que o Senhor nos abençoe neste dia festivo”.



TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença dos convidados e visitantes pedindo para todos uma saudação rotária.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente companheiro Alexandre Santos agradeceu a presença de todos, e disse da alegria em acolher o governador Eduardo Mota e sua esposa Kátia em sua visita oficial ao RCR Frei Caneca transpirando Rotary por todos os poros.
Hoje vamos ter a oportunidade de receber André Lopes que passará a ser rotariano. Ele veio com sua esposa Suziani que, juntamente com minha esposa Maria Adelaide serão em breve, novas rotarianas.

Em seguida foi dado posse ao novo rotariano André Lopes que recebeu o broche rotário das mãos do Governador Eduardo Mota, por uma deferência toda especial do seu padrinho em Rotary companheiro Zacarias Vilar.



Seguindo-se o companheiro Zacarias Vilar, assim falou:
 - O Frei Caneca está vivendo três grandes momentos:
 1º - A visita oficial do Governador do Distrito 4500, companheiro Eduardo Mota;
2º - Igualmente, a posse de um novo sócio;
3º - O jovem André, é engenheiro; filho de engenheiro; neto de engenheiro e bisneto de engenheiro, isso é muito importante num clube rotário, onde ha predominância de engenheiros como classificação profissional, e também por ser hoje Dia Nacional do Engenheiro.
Falou o companheiro Zacarias sobre os predicados Moraes e Profissionais do companheiro André.


Dando continuidade a Assembléia Festiva, o presidente Alexandre Santos convidou o companheiro Guilherme Wanderley para fazer a saudação ao companheiro Governador Eduardo Mota.

O companheiro Guilherme Wanderley falou da importância da visita oficial do governador Eduardo Mota ao RCR Frei Caneca. Fez um relato resumido da sua biografia. Paraibano de Campina Grande, formado em administração de empresa pela Faculdade Esuda, com pós-graduação em engenharia econômica pela Universidade Católica de Pernambuco. Ingressou em Rotary no RC do Recife Casa Amarela em abril e 1984, tendo presidido o clube por duas vezes. Compareceu a Conferencia Internacional em Nice/França e em Lisboa/Portugal. Foi escolhido governador para a gestão 2014/2015 por indicação da Comissão presidida pela governadora Tereza Neuma. Não enfrentou oposição o que se justifica pelo seu currículo rotariano caracterizado pelo sua capacidade de liderança que se encontra cativado pelo lema veiculado na Mensagem do Governador 2014/2015: “Capacitar e Motivar para Servir”.







Em seguida a esposa do presidente Alexandre Santos, Sra. Maria Adelaide fez entrega a Sra. Kátia Mota de um lindo ramalhete de flores nobres e as companheiras Márcia Lins e Maria Ione Moraes fizeram entrega ao governador de um livro, como lembrança do nossa do nosso RCR Frei Caneca, doação do casal Milton e Sônia Dantas.




Em seguida o governador Eduardo Mota agradeceu todas as homenagens, lembrando o companheiro Milton Dantas e seu empenho na sua indicação para governador do Distrito, lembrando também a ausência sentida do nosso companheiro Antonio Maciel Lins que não está mais entre nós, e encerrou suas palavras com o Lema:
Vamos fazer Rotary brilhar”.




ENCERRAMENTO

O presidente companheiro Alexandre Santos, disse ser esta uma reunião histórica por várias razões, entre elas a visita oficial do governador do distrito 4500 companheiro Eduardo Mota, e a posse do nosso novo companheiro André Lopes e pediu a todos os presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional convidando-os em seguida, para participar do almoço festivo, dentro dos mais altos companheiros rotário.

O presidente Alexandre Santos no comando das comemorações


Sábado próximo - dia 17 - o nosso sócio honorário Carlos Eduardo Monteiro de Almeida, Cacai - estará com seus familiares e amigos, celebrando o seu sexagésimo aniversário natalício.

Nossa solidariedade ao povo francês, pela brutal e covarde ação terrorista sofrida pelo jornal Charlie Hebdo.
  “Je suis Charlie“

Nossos votos de um feliz ano novo aos que fazem o Rotary brilhar.      

Nenhum comentário: