quinta-feira, 9 de abril de 2015

Companheiros (as), visitantes,                                                    

Recife, 07 de abril de 2015                                                                               Boletim  Semanal Nº   37      
                                               
                                                        “Poucos o viram sorrir,
                                                     Mas muitos o viram chorar.”                                        
                                 
Consumatum est

No alto da cruz há uma tabuleta escrita em hebraico, latim e grego que diz: ”Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.” Os solados e os algozes terminaram a tarefa. Ao lado direito de Jesus, Dimas está pregado no seu madeiro; ao lado esquerdo, Gestas também está crucificado.
Erguido o Cristo, o primeiro ato dos homens aos pés da Cruz é o jogo. Os dados decidem a posse  da túnica de Cristo tecida de alto a baixo sem costura
Jesus ouve a seus pés; “Se és Rei dos Judeus, que fazes aí? Desce e castiga-nos!”.
Gestas a contorcer-se no madeiro, cheio de ódio dos insultos dirigidos a Jesus, exclama: “Se tu és Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós que estamos para morrer contigo”.
E Dimas diz: “Tu nem ao menos temes a Deus, achando-se a porta da morte? Nós ambos, na verdade, aqui estamos com justiça, porque somos criminosos, mas este ai nenhum mal fez”.
Os judeus continuam a motejar e atormentar o agonizante e a voz de Jesus ergue-se: Não se dirige a eles, mas Àquele de cuja essência participa e em cuja Eternidade antecipou o princípio do mundo: Pai! Perdoa-lhes porque não sabem fazem!
Maria avança para a Cruz. Vai cambaleando esmagada pela dor. Ela foi o instrumento no milagre divino do nascimento do Cristo. E agora que ele deixa o mundo, há de desejar devolver aos seus braços o corpo que ela gerou para servi-lo. Ela embalou este corpo, quando era pequenino; amamentou-o com seu leite materno; aqueceu-o no seio; e cantou cantigas para que seu sono fosse suave. Agora, ali está para apertar nos seus braços o Corpo inanimado, quando o Verbo volver a sua eterna essência. Há de colocá-lo no regaço, há de afagá-lo como outrora. Não cantará mais cantigas de embalar, porém o ungirá de lágrimas e os soluços serão como canto da terra, o canto do sepulcro, que é, de certa maneira, parecido com as cantilenas do berço. Mas sua voz só conhece dois vocábulos, porque as mães não sabem dizer outra coisa nesta situação: Meu Filho!
Jesus contemplando a mãe soluçante e o amigo João Evangelista, que lhe foi sempre fiel, responde a dor de Maria e João:
-Mãe! Eis aí teu filho! E Jesus acrescenta, cheio de confiança no discípulo que mais amou: João! Eis aí tua mãe

Aproxima-se a hora nona. Jesus continua a perder peso. Os pregos atravessando-lhes os pulsos, dilacerando-lhes as carnes. O peso do corpo distende os tecidos ampliando os rasgões da carne. O tórax projeta-se para a frente esticando a pele e salientando os arcos das costelas, sobre a curva do abdome confrangido. As vísceras esbraseadas, a garganta e os lábios secos, Jesus balbucia: - Tenho sede!

Os soldados, as gargalhadas, embebem uma esponja em vinagre e, colocando-a na ponta de uma lança, erguem-na aos lábios do moribundo.
Numa suprema expressão de angústia, a fisionomia cadavérica anima-se e, um grito terrível ecoa , fazendo estremecer as mulheres, que choram. e, sobressaltando os soldados e os judeus que assistem ao pavoroso espetáculo:
- Eli! Eli! Lama Sabachtani! Que quer dizer: “Deus meu Deus, por que me abandonaste!”
Dobando a cabeça, enterrando o queixo sobre o peito, Jesus exclama:
-Tudo está consumado!
As trevas adensam-se, instantaneamente, como se caísse uma tampa de bronze sobre os negros rebordos da terra. Retumba um longo rumor, sacudindo as montanhas, abalando a cidade onde os sacerdotes aterrorizados vêem rasgar-se de alto baixo o véu do Templo, rolando rochas pelas encostas, estrondando os vales.
O Centurião, montado no seu cavalo, aos pés da cruz, não se contém e brada:
- Este homem, verdadeiramente, era o filho de Deus!
E bem longe dalí, num lugar muito distante, um sábio assim exclamou:
- Ou a natureza volta ao caos ou seu autor padece!
                                                                             
Milton Pires                                    
 (Matéria focada em pesquisa na Internet e no livro: “Vida de Jesus” de Plínio Salgado )
                                                       x   x   x

“Eu sou a ressurreição e a vida. Àquele de crê em mim, mesmo que morra, viverá.” (Jesus Cristo)


SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO RC DO RECIFE FREI CANECA, REALIZADA EM 26/MARÇO/2015.

Recife, 07  de abril de 2015         

Número de Sócios.....................18
Sócios Presentes......................14
Sócios ausentes.......................04
Convidados e visitantes.............06
Sócios honorários....................00

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos solicitou do protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente companheiro Alexandre Santos, com o secretário companheiro Ranulfo Andrade, com o governador Assistente companheiro João Vicente e com o palestrante do dia, Engenheiro Sebastião Barreto Campelo.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.   

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Zurma Caldas que leu a seguinte prece: “Saiba viver os belos momentos de sua vida.
Aproveite os minutos de alegria, sem pressa de novamente mergulhar nos trabalhos agitados.
Goze plenamente seu repouso espiritual.
Olhe as paisagens, contemple as estrelas, aprecie os caprichos da natureza, colha em todos os canteiros as flores de alegria!
Saiba viver integralmente os belos momentos de sua vida!

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo companheiro Wilmar Medeiros registrou a presença do engenheiro Sebastião Barreto Campelo, palestrante e dos convidados do clube: Gov. Assistente Companheiro João Vicente, Antonio Vicente Jr., Lucila Jusiane, Winston Pessoa, e o ex-companheiro Ney Casado, pedindo para todos uma saudação rotária.

     TEMPO DO SECRETÁRIO

O companheiro Ranulfo Andrade registrou o recebimento dos boletins dos clubes co-irmãos, comentando sobre seus editoriais, inclusive do nosso RCR Frei Caneca sobre a Conferencia Distrital e sobre a importância da água para a vida de todo ser vivo.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente, companheiro Alexandre Santos falou sobre o palestrante, Sebastião Barreto Campelo e sua importância política como exemplo de seriedade.
 Em seguida o presidente convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo:


Terminado o almoço, o protocolo, companheiro Wilmar Medeiros, convidou a todos para retornarem aos seus lugares e dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

O presidente, companheiro Alexandre Santos comunicou a Reunião Interclubes na terça–feira 07 de abril, no circulo Militar ás 12h30min, com os clubes: RCR Frei Caneca, RCR Brum e RC Olinda Norte.

O Governador Assistente companheiro João Vicente informou que o Governador companheiro Eduardo Mota, estará presente nesta reunião.


 A Companheira Márcia Lins apresentou o Demonstrativo Receita/Despesas do RC do Recife Frei Caneca apresentando um saldo de R$ 156,45 muito abaixo das necessidades do clube.
Num exame superficial constatou-se como peso o valor do estacionamento do Círculo Militar no valor de R$ 1.302,30. O assunto foi debatido, com pros e contras, ficando para um estudo mais aprofundado sobre assunto no Conselho Diretor.


O Governador Assistente, companheiro João Vicente, registrou sua presença na Assembléia Distrital na cidade de Natal-RN e que teve muita chuva, prejudicando em muito a freqüência.


Em seguida o presidente companheiro Alexandre Santos, convidou o palestrante, Prof. Sebastião Barreto Campelo para fazer a sua palestra.

O palestrante saudou a todos, agradecendo a oportunidade de falar para um clube de Rotary.

Falou na tristeza que causava ver os cheira-cola famintos, cheirando cola para passar a fome; Falou na importância do Pro-Criança, na UNICEF e do movimento Criança Cidadã.




O assessor Antônio Vicente Jr. demonstrou em números através de um data show o belíssimo trabalho feito pelo Pro-Criança, tirando crianças do ócio, através dos esportes, da música, do trabalho, tendo em vista a Orquestra Criança Cidadã.
O palestrante foi muito aplaudido pelos presentes.

O presidente, companheiro Alexandre Santos, convidou os companheiros José Geraldo Cavalcanti e Zurma Grassano Caldas para fazer entrega ao palestrante do Certificado de Participação do RCR Frei Caneca a ele conferido pela bela palestra proferida.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar e dado ao adiantado da hora, o presidente, companheiro Alexandre Santos, deu por encerrado os trabalhos pedindo a todos para que “de pé“ saudassem a Bandeira Nacional.

Nenhum comentário: