quarta-feira, 15 de abril de 2015

Companheiros (as), visitantes,


Recife, 16  de abril de 2015                                            Boletim  Semanal Nº  34    
                                                             
                   
                         A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA

Se existe uma palavra que está na moda nesses dias é a palavra corrupção. Do nosso lado brasileiro inúmeras manifestações, sobre tudo aquela realizada no dia 15 de março, com as mais diferentes manifestações, pediam como base o fim da corrupção no país.
Quando se fala de corrupção, ou mesmo de palavras mais bonitas como transparência, gestão ou equilíbrio financeiro, não se tem dúvida de que a palavra que está por traz inspirando tudo é o perigo representado pelo manuseio do dinheiro.  O problema é que a nossa cidade e nós também como pessoas podemos não somente ter colocado o dinheiro ao centro, mas o divinizado como nosso “bezerro de ouro” ao qual prestamos toda a nossa adoração e a sua falta ou carência, constitui um elemento desestabilizaste e fonte de contínuo stress.
O dinheiro qual um câncer ele entra sorrateiro. Baseado na necessidade do seu uso vai instalando-se no coração das pessoas e das sociedades, de modo que, de opcional ele se torna obrigatório, de facultativo ele se torna indispensável. Seu fruto mais explícito é exatamente a corrupção que, se de um lado é a manipulação de meios ilícitos pode obter favores que redundem na aquisição de bens materiais; é também essa luta para se ganhar mais, acumular mais, custe o que custar.
O nosso problema especificamente brasileiro não é que se desenvolva uma onda contra a corrupção no governo; não são as manifestações coloridas de verde e amarelo que gritavam contra esse mal gravíssimo; e nem mesmo a denuncia de esquemas milionários de desvio de dinheiro, O problema maior é que a corrupção se tornou um problema estrutural, está arraigado na nossa alma, preenche todos os espaços e nos envolve mesmo sem percebermos. Quando admirado olhava as transmissões do dia 15 de março me vinham à mente pensamentos do tipo: E se de todas as pessoas ali tirássemos quem já comprou material  falsificado, como  CD´s e DVD´s  piratas,  aqueles  que  conseguiram empregos, vantagens e cargos, porque amigos de políticos ou pessoas influentes, burlando os concursos, e se cortássemos quem pula catraca, fura fila de banco, dá bola para não ser multado e, se tirássemos ainda, os que não pedem, nem dão nota fiscal. Sinceramente pensando será que corrupção não é sinônimo de “jeitinho brasileiro”? Certamente teríamos cidadãos de bem e brasileiro honestos, mas será que teríamos tantos? Será que os mesmos que gritam contra a corrupção na Petrobras, estão preocupados com as pequenas Petrobras de suas vidas?
É bom lutar contra a corrupção, é bom denunciar partidos que a estimulam, mas a verdadeira marcha contra a corrupção, também, começa em nossas vidas quando sou capaz de perder mais dinheiro para ser honesto; quando recuso benefício e privilégio para ser coerente; quando posso viver com menos para ser digno cidadão e cidadã. Se a corrupção fede, como disse o Papa Francisco, fede muito mais a hipocrisia dessa luta contra a corrupção dos outros, enquanto que no meu bolso, se eu posso, continuo tendo vantagens, lucros e privilégios.

 (Artigo do Prof., Dr. Pe João Paulo de Araujo, publicado no Jornal “Coração Eucarístico” de Caruaru.)

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA INTERCLUBES COM OS CLUBES, RC DO  RECIFE FREI CANECA, RC DO RECIFE BRUM E RC OLINDA NORTE, REALIZADA EM 07/ABRIL PASSADO NO CIRCULO MILITAR DO RECIFE

Além do presidente, companheiro Alexandre Santos, o RCR Frei Caneca, participou com os companheiros: Gildo Caricio Caldas, Zurma Grassano Caldas, Milton Pires de Souza, Wilmar Medeiros, Guilherme Wanderley, Telma Biscontini, Márcia Jaci do Amaral Lins, Zacarias Vilar. 

Na hora regimental a companheira Roxana Nader, presidente do RCR Brum, no exercício da presidência do Interclubes solicitou do protocolo, companheiro Francisco Ferreira Rocha para fazer a composição da mesa.
MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Francisco Rocha anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com a presidente companheira  Roxana Nader, com o presidente do RC do Recife Frei Caneca, companheiro  Alexandre Santos, com o presidente do RC Olinda Norte, companheiro Nilton Bandeira,   com o governador do Distrito 4500, companheiro Eduardo Mota, com o  EGD companheiro Eduardo Queiroz, com o governador assistente Área 1 companheiro João Vicente, com o companheiro Pedro Gaudêncio, secretário do Recife Brum, com as palestrantes, Lívia Aguiar e Adriana  Moreira.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

A companheira Roxana Nader, no exercício da presidência solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.   




        ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Oneide Queiroz, do RCR Brum, que leu um pequeno texto e em seguida a mensagem do Papa Francisco intitulada: ”Feliz Páscoa”.

A fusão de vários clubes de Rotary chamamos de interclube.

 Cultua amizade, companheirismo, proporciona união, integração entre companheiros e companheiras de vários clubes que têm os mesmos objetivos rotarianos.
 Hoje, se encontram neste espaço os Rotary Clubs: Brum, Frei Caneca e Olinda-Norte.
Peçamos a Deus que nos abençoe e nos conceda a graça da união e da paz e nos sensibilize cada vez mais através do SERVIR, na ótica do amor ao próximo.

Assim seja.
Feliz Páscoa

Não chore pelo que você perdeu, lute pelo que você tem.

Não chore pelo que está morto, lute por aquilo que nasceu em você.

Não chore por quem o abandonou, lute por quem está a seu lado.

Não chore por quem o odeia, lute por quem o quer feliz.

Não chore pelo seu passado, lute pelo seu presente.
Não chore pelo seu sofrimento, lute pela sua felicidade.

Não é fácil ser feliz, temos que abrir mão de várias coisas, fazer escolhas e ter coragem de assumir ônus e bônus para ser feliz.

Com o tempo vamos aprendendo que nada é impossível de selecionar, apenas siga adiante com quem quer e  luta para estar com você.


Se engana quem acha que a riqueza e o status atraem a inveja...as pessoas invejam mesmo é o sorriso 



fácil, a luz própria, a felicidade simples e sincera e a paz interior...

Papa Francisco

TEMPO DO PRESIDENTE

A presidente em exercício, companheira Roxana Nader falou sobre as palestrantes e a importância do programa “OAF”-Organização de Auxilio Fraterno. Falou também na alegria em poder presidir um interclubes e de contar com uma plateia  tão seleta.

Em seguida a presidente Roxana Nader, convidou os presentes para participar do almoço em companheirismo.


Terminado o almoço, o protocolo, companheiro Francisco Rocha, convidou a todos para retornarem aos seus lugares e dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

A companheira Tema Biscontini, do Recife Frei Caneca, parabenizou a iniciativa do Interclubes e ofereceu vagas para a viagem a Garanhuns-PE, com hospedagem no Hotel do SESC, coincidindo com a Conferencia Distrital.
O preço por pessoa é de R$ 575,00, pagáveis em 12 parcelas no Cartão de Crédito, compreendendo: hospedagem, as três refeições e os deslocamentos para pontos turísticos da cidade.
O ônibus comporta 40 passageiros, e estamos com 23 reservas, portanto temos 17 vagas para fechar o grupo. E disse companheira Telma: quem se interessar procure a mim no RCR Frei Caneca ou a companheira Márcia Lins pelo telefone 9971.3521 e 9152.6702.

A presidente em exercício, companheira Roxana Nader convidou as palestrantes para falar sobre a OAF, tema da Palestra programada.

As jovens palestrantes tanto a Adriana Moreira e a Lívia Aguiar disseram que a OAF é um programa destinado a integrar as crianças na sociedade, quer pelos estudos, como também pelas artes, esportes e a música.
Demonstraram para alegria nossa, o grande numero de crianças assistidas pelo programa, consequentemente fora das drogas, da fome, da miséria.
As palestrantes foram aparteadas e a todos atendeu com simplicidade e segurança, sendo bastante aplaudidas.


A platéia entusiasmada com a palestra

As palestrantes receberam do governador Eduardo Mota e dos presidentes presentes o Certificado de participação a elas conferido pela bela palestra proferida.



ENCERRAMENTO
Nada mais havendo a tratar, a presidente do Interclubes, companheira Roxana Nader deu por encerrado os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

Reci

Nenhum comentário: