quinta-feira, 14 de maio de 2015

Companheiros (as), visitantes,


    Recife, 14 de maio de  2015                                         Boletim Semanal nº 37



                  POR QUE FAZER PARTE DO ROTARY?
                                                                     Luiza Neves
                                                                                              RC Belo Horizonte -Liberdade-MG      

Recentemente, conversando com um amigo sobre o trabalho voluntário do Rotary, ele me perguntou: “Mas para que fazer parte do Rotary? Porque, para fazer doações e caridade, não preciso fazer parte dessa instituição. Posso fazer sozinho, ou com minha igreja, escola.” Realmente, se a função de Rotary fosse apenas caritativa, talvez não houvesse motivo para ele existir, ou não houvesse motivo para que eu e 1,2 milhão de rotarianos no mundo todo fizéssemos parte desta instituição. Mas o Rotary é muito mais do que isso.
Normalmente quem conheceu o Rotary já realizou em um momento da vida, algum trabalho social , seja em uma creche, asilo, escola ou em qualquer grupo que necessite de auxilio. Contudo, muitos voluntários sentem que poderiam ir além e fazer mais. Não apenas ações isoladas no Natal, Dia das Crianças, datas festivas, mas realizar ações continuadas e projetos permanentes. 
E o Rotary nos dá isso, Não nos dá somente um trabalho constante de ajuda ao próximo e a possibilidade de pensarmos alternativamente para transformar o mundo e viver num lugar melhor. O Rotary apresenta toda uma estrutura mundialmente reconhecida, com regras, diretrizes  e focos de trabalho, os quais nos orientam para  não perdermos o norteamento de nossos esforços.
Não basta queremos fazer o bem se não soubermos como fazê-lo. Por isso o Rotary se divide em clubes que possuem autonomia para pensar seus inúmeros projetos sociais de acordo com a demanda das comunidades à sua volta e contam com o perfil e experiência de cada um dos seus associados. Todos os quais seguem as diretrizes e o alinhamento de valores de nossa organização. E esta dinâmica está presente nos nossos quase 35 mil clubes, nos mais           de 200 países e regiões geográficas em que o Rotary está presente.
Nossos projetos seguem aquela velha máxima de “não apenas dar o peixe, mas ensinar a pescar”. A proposta do Rotary é formar novas lideranças, instigar a ética como princípio de vida em todas as nossas atitudes e desenvolver a preocupação com o outro, o meio ambiente e o nosso planeta. São voluntários que, no mundo todo, se unem pelo lema Dar de Si Antes de Pensar em Si e doam tempo, dinheiro, e carinho pelas causas humanitárias. Pessoas comuns como você que sentem que podem fazer mais para melhorar o mundo e que, sozinhas, poderiam não conseguir muita coisa. Mas que, juntas, podem realmente fazer a diferença.


(Matéria transcrita na íntegra da Revista Brasil Rotário nº 1114, pela sua importância, principalmente para os jovens rotarianos).

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO RC DO   RECIFE FREI CANECA REALIZADA EM 07/MAIO/2015, NO CIRCULO MILITAR DO RECIFE.

Número de Sócios.....................18
Sócios  presentes.....................14
Sócios Ausentes.......................04
Convidados e Visitantes.............04

Na hora regimental o presidente em exercício companheiro Zacarias Vilar, solicitou do protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente                                 em exercício companheiro Zacarias Vilar, com o secretário, companheiro Ranulfo Andrade, com o companheiro Silvio Lins e sua esposa Iolanda Lins, presidente da Casa da Amizade e palestrante do dia.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente em exercício companheiro Zacarias Vilar solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.   

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela companheira Telma Biscontini que leu a prece a seguir e declamou uma bela poesia da poetisa Cora Coralina exaltando as mães neste dia a elas dedicado.

“Esqueça-se um pouco de si mesmo e pense nos outros.
Nestas poucas palavras está encerrado o maior segredo da felicidade.
Quando nos preocupamos demasiado com nossas pessoas, nossos problemas crescem desmesuradamente.
Mas quando esquecemos de nos um pouco para cuidar dos outros, esquecemos nossos problemas que se vão resolvendo por si mesmos.
Então esqueça-se de si mesmo, e pense nos outros, e achará a felicidade”.

TEMPO DO PROTOCOLO

O protocolo, companheiro Wilmar Meeiros, registrou a presença de Fernanda Lima, convidada do companheiro Laércio Gomes, da companheira Iolanda Lins do Rotary Club Casa Amarela, do companheiro Silvio Lins do RC Recife, do companheiro Rodolfo Ferreira do Rotary Club de Mossoró, pedindo para todos uma saudação rotária.

TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário, companheiro Ranulfo Andrade, registrou o recebimento dos boletins dos clubes co-irmãos, comentando sobre seus editoriais.
Disse o companheiro Ranulfo que os boletins acima ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.
O secretário companheiro Ranulfo registrou com pesar o falecimento do companheiro José Valente Ramos do RC do Recife Caxangá.
Registrou também o secretário, companheiro Ranulfo Andrade que o nosso governador assistente companheiro João Vicente se tornou Major Donor   da Fundação Rotária, através de suas contribuições e de sua empresa, Emprecol , Empresa de Engenharia e Consultoria Ltda.

     TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente em exercício companheiro Zacarias       Vilar disse que o governador pediu aos clubes do Distrito pelo menos mais um RYLA neste mês de maio.

Em seguida o presidente em exercício convidou todos os presentes para participar do almoço em companheirismo.
  
Terminado o almoço o protocolo companheiro Wilmar Medeiros convidou os presentes para que retornassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

A companheira Zurma Caldas disse que fez uma pesquisa sobre         “mães”.
E disse a beleza da mãe não fica restrita a mãe biológica e disse ter lido uma carta maravilhosa do poeta e escritor Gabriel Garcia Marques. Ele tinha perdido as suas funções vitais e escreveu a carta da despedida. E a companheira Zurma leu a belíssima carta dedicada a todas as mães.
O companheiro Wilmar Medeiros disse que a pedido do ex-companheiro Genival Guimarães escreveu um Acróstico sobre as mães: e declamou: Acróstico para Carmelita – muito bonito.
O companheiro Almir Rodrigues disse que nosso clube participou na Conferencia Distrital do concurso de projetos, mas não foi classificado. A Comissão Julgadora premiou o RC de Carpina e um clube da Paraíba.

O companheiro Wilmar Medeiros disse ter recebido um convite para participar do curso sobre a Língua Portuguesa no dia 30 de maio próximo. São aulas      nos      dois expedientes das 8 às 12h com intervalo para almoço e à tarde das 14 às 18h.
Todas as aulas vão focar as atualizações da Nova Gramática da Língua Portuguesa.

PALESTRA

A palestrante, companheira Iolanda Lins cumprimentou a todos, e disse já está há dois anos a frente da Casa da Amizade. Falou que a Casa mantém cursos de informática, pedreiro, manicure, etc...
Fornece próteses mamárias feitas por um rotariano do RC Recife. São próteses perfeitas que são doadas através do Hospital de Câncer de Pernambuco.
São distribuídos também pela Casa da Amizade Enxovais de Recém Nascidos. Os Kits são entregues na Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela. A Casa da Amizade mantém ajudas a diversas Comunidades.
Sobre o Dia das Mães disse que o tema para a Casa da Amizade é: “Mãe é amor”. E lembrou a poesia de Coelho Neto: “Ser mãe é padecer no Paraíso”.

Foram entregues às mães do RCR Frei Caneca, lembranças significativas para marcar tão sublime data.



O presidente em exercício fez entrega a palestrante do Certificado de Participação a ela conferido pelo RCR Frei Caneca, pela importante palestra proferida.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar, o companheiro Zacarias Vilar, deu por encerrado os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

Presença do Frei Caneca na Conferencia Distrital Reinaldo Oliveira, em Garanhuns. PE





O Frei Caneca parabeniza o Governador do Distrito  4500 companheiro Eduardo Mota e toda sua equipe pela bela Conferencia  realizada em Garanhuns e que teve o nome do nosso companheiro, rotariano dos mais atuantes, REINALDO  OLIVEIRA.

Nenhum comentário: