quarta-feira, 3 de junho de 2015

Companheiros (as), visitantes,

Recife,  04  de junho de  2015                                                  Boletim Semanal nº 39

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a ONU instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado no dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização essa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como “Conferência de Estocolmo“, iniciou-se  uma mudança no modo  de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram a partir daí.

Atualmente existe grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas  espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos, tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.
Dentro os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o  Dia Mundial do meio ambiente é uma data que merece  bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

DECLARAÇÃO DE ESTOCOLMO
 “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo intero, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos“
                                                                                 
 (Material focado em pesquisa na Internet)


SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO RC DO   RECIFE FREI CANECA REALIZADA EM 28/MAIO/2015, NO CIRCULO MILITAR DO RECIFE

Número de Sócios................  19
Sócios  presentes................   11
Sócios ausentes..................   08
Convidados e Visitantes......   00

Na hora regimental o presidente companheiro Alexandre Santos, solicitou do protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente               companheiro Alexandre Santos, e com  o secretário, companheiro Ranulfo Andrade.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos  solicitou dos   presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.   

ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pela  companheira Telma Biscontini  que leu a prece a seguir:

“Não transforme sua prece peditório insistente!
“O Pai aquilo de que necessitamos, mesmo antes de pedirmos.”
Quando quiser alguma coisa pra si, peça-o também para os outros, para todos os que estiverem nas mesmas condições.
No momento da prece, evite o egoísmo.
A prece é a melhor ocasião de demonstrarmos nosso amor.
E pedindo para todos, com amor, seremos os primeiros a receber o beneficio.
Quem acende uma luz, é o primeiro a iluminar-se.”


TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário companheiro Ranulfo Andrade registrou o recebimento dos boletins dos clube co-irmãos  comentando sobre seus editoriais.
O companheiro  Ranulfo disse que os boletins acima referidos ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO  DO  PRESIDENTE

O presidente convidou os presentes para participar do almoço em companheirismo.

O protocolo, companheiro Wilmar Medeiros convidou todos os presentes para retornarem aos seus lugares e dar continuidade aos trabalhos.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

O presidente, companheiro Alexandre Santos fez um relato do cruzeiro  que fez, visitando alguns países da Europa.
 

Disse o companheiro presidente que sua viagem, juntamente com sua esposa Maria Adelaide foi qualquer coisa para não se esquecer   jamais.
 O transatlântico aportou em vários países da Europa.
A vida à bordo é muito ativa. Banhos de piscina, pingue- pongue, sinuca,  cantoria, teatro, dança etc.
O presidente companheiro Alexandre aconselhou os presentes para fazer esta viagem, que, com certeza ficará na história.

O presidente Alexandre Santos  comunicou que a plenária do dia 04 de junho próximo será dedicada unicamente a preparação para o nosso quinto RYLA.
Com a palavra a companheira  Márcia Jaci do Amaral Lins  fez  um relato dos outros RYLAS feitos pelo RCR Frei Caneca e que na próxima plenária, por decisão do presidente Alexandre Santos, estudaremos as fazes a  serem levadas  com as devidas direções.


Uma das etapas  mais discutidas será a execução de um bingo com presentes para os jovens ganhadores.

O presidente, companheiro Alexandre Santos  falou que a sua missão como presidente  está chegando ao fim e o  RCR Frei Caneca  passará a ser dirigido pelo companheiro  Zacarias Queiroz Vilar que já dirigiu este clube  duas vezes nos anos rotários 2005/2006 e 2010/2011. com excelente  administração.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar o presidente companheiro Alexandre Santos, deu por encerrados os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

RECORDANDO


Posse de Maia Ione (Loura) como presidente do RCR Frei Caneca  2011/2012

Nenhum comentário: