quinta-feira, 18 de junho de 2015

Companheiros (as), visitantes,

 Recife,  11  de junho de  20                                                             Boletim Semanal nº 40                        
PORQUE ENTREI NO ROTARY
                                                                             EGD Alberto Bittencourt

Certa noite  nos idos de 1982, ao ligar a televisão na rêde Bandeirantes, deparei-me com um programa de entrevistas do famoso cartunista Ziraldo. O nome do programa era  Etc. Na ocasião ele entrevistava Dom Helder Câmara , arcebispo de Olinda e  Recife.
O programa  durou apenas uma ano, pois Dom Helder quanto Ziraldo, não eram bem visto  pelo regime militar.

A entrevista já havia começado, mas a parte que assisti fez-me refletir, sentir desafiado, mudou meu comportamento e minhas atitudes. Nunca mais esqueci. Hoje, ao relembrar, acredito que tenha sido o meu grande Momento  Rotary.

Ziraldo e Dom Helder comentavam este mundo de injustiça social , de desigualdades , de exploração , de miséria , de sofrimento, de doenças evitáveis , de moradias insalubres e indignas que permeia a sociedade e afeta um numero cada vez maior de pessoas.

A certa atura, Ziraldo lançou a pergunta:
Padre Helder, que conselho o senhor   daria, o que o senhor diria aos que assistem, aos inconformados que querem   fazer alguma. coisa para  mudar esse quadro de sofrimento, de injustiça social, de exploração, de miséria, de que acabamos de comentar ? Qual a sua mensagem aos nossos telespectadores, Dom Helder?
Dom Helder respondeu com apenas três palavras. Três palavras que calaram fundo em minha alma, que me fizeram parar, penar, e 0e modificaram a partir daquele instante.
Dom Hélder disse:
E repetiu:
                             NÃO FIQUE SÓ!
Concluiu:

Sozinhos nós somos frágeis, pouco podemos fazer. Mas unidos, podemos sonhar o impossível.  Podemos mudar o futuro de muitas crianças, podemos levar a esperança aos enfermos, dar melhores condições de vida aos idosos, trazer um alento aos desesperados. Juntos podemos mudar o mundo.
Pouco depois recebi o convite para ingressar  no Rotary.
No meu discurso de posse, citei as palavras de Dom Helder, e o que me motivou a ingressar no Rotary
                 
(Transcrição na íntegra  pela importância da matéria, principalmente para os jovens ataríamos)

SÚMULA DA REUNIÃO PLENÁRIA DO RC DO   RECIFE FREI CANECA REALIZADA EM  04/JUNHO/2015, NO CIRCULO MILITAR DO RECIFE.

Número de Sócios.................  19
Sócios  presentes..................  11
Sócios ausentes....................  08
Convidados e Visitantes......... 00

Na hora regimental o presidente em companheiro Alexandre Santos, solicitou do protocolo, companheiro Wilmar Medeiros para fazer a composição da mesa.

MESA PRINCIPAL
 
O protocolo companheiro        Wilmar Medeiros anunciou a composição da mesa que contou, além dele, com o presidente companheiro Alexandre Santos, e com o secretário “ad hoc“ Guilherme Wanderley.

SAUDAÇÃO A BANDEIRA

O presidente companheiro Alexandre Santos solicitou dos presentes para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.   

       ORAÇÃO ROTÁRIA

A oração rotária foi feita pelo companheiro Guilherme Wanderley que leu uma linda prece:

“Procure corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para com o seus erros.
A vida é um intercâmbio de boa vontade mutua, em que recebemos aquilo que damos.
Dê tolerância, e receberá compreensão e amor, tornando-se sua vida um paraíso sem dores nem sofrimento”.


TEMPO DO SECRETÁRIO

O secretário “ad hoc“, companheiro Guilherme Wanderley registrou o recebimento dos boletins dos clubes co-irmãos comentando sobre seus editoriais.
O companheiro Guilherme disse que os boletins acima referidos ficarão na secretaria a disposição de quem queira melhor se inteirar dos seus assuntos.

TEMPO DO PRESIDENTE

O presidente convidou os presentes para participar do almoço em companheirismo.

Terminado o almoço o protocolo, companheiro Vilmar Medeiros, solicitou dos presentes que voltassem aos seus lugares para dar continuidade aos trabalhos. 

O presidente companheiro Alexandre Santos, ainda sobre o seu Cruzeiro falou sobre sua ida à Brasiléia, na Suíça quando exigido os passaportes, sua esposa Maria Adelaide disse ter esquecido no hotel, foi um constrangimento dos maiores, mas, tudo foi resolvido a contento.

COMUNICAÇÕES E PROPOSTAS

O presidente companheiro Alexandre Santos disse que esta plenária tinha como objetivo principal a organização do quinto Ryla do RCR Frei Caneca, para que as diversas etapas sigam num ritmo compatível com o desenvolvimento do evento.

O presidente chamou a companheira Márcia Jaci do Amaral Lins coordenadora desse trabalho.

 A companheira Márcia Lins fez um breve relato da importância do RYLA pra os jovens num clube rotário.
 Através da programação procuramos interagir com os jovens.

         PROGRAMAÇÃO

As 7h,30 será feito a entrega do material seguindo-se a oração rotária, escrita pela companheira Sônia Torres Dantas que poderá ser lida por um dos jovens alunos.

Em seguida serão proferidas as palestras sobre temas de interesse dos jovens.
O companheiro José Geraldo Cavalcanti de Oliveira, falará sobre o primeiro emprego.
Dado a importância do assunto a jovem Larissa Lins também fará uma explanação circunstanciada sobre como dar o primeiro passo na vida profissional.

Em seguida será oferecido aos jovens presentes um lanche com a distribuição de brindes através de sorteios.

Seguindo-se o professor Daniel Alves fará sua palestra sobre o tema dos mais atuais – DROGAS.
É uma palestra muito esperada pela experiência do palestrante sobre o assunto e a sua vivência com outros jovens em instituições de reabilitação de menores.

A companheira Márcia Lins distribuiu muito bem todos os trabalhos entre os membros do RCR Frei Caneca para que o nosso RYLA fosse de fato um sucesso e pediu ao presidente Alexandre para convidar o governador Eduardo Mota do Distrito 4500.

ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar o presidente companheiro Alexandre Santos, deu por encerrado os trabalhos, pedindo a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira Nacional.

PARA RECORDAR COM SAUDADE


Companheirismo de muita saudade na chácara dos companheiros Antonio  e Márcia Lins.

Nenhum comentário: